Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Crónicas

Adeus amigo

Hoje perdi o meu grande amigo. O gato mais amigo que já houve. Não vivia cá em casa, mas sim no jardim. Era calmo, confiava cegamente em mim. Tantas vezes entrou para transportadoras, armadilhas que se fechavam, e esperava que eu o fosse buscar, calmo, sem stress. Todos os dias me esperava, junto ao irmão gémeo. O meu amigo só queria festas, o irmão, brincar. Vivia num jardim onde todos os gatos podem ser felizes, com comida, água, abrigos e espaço.

Espaço, onde o Peludo, Guardião do Templo, esperava no muro. Ele de um lado, o irmão do outro. Onde, depois de comer, se rebolava na relva e brincava malgrado os seus 8 anos. Adorava festas e fazia questão de não as perder, mas não queria viver fechado. Ali tinha nascido, ali vivia sem aborrecer ninguém, chamando sobre si elogios pela sua beleza. Brincava que nem um doido e tinha o costume de entrar no meu carro... brincava e saía.

Quando há uns anos andei muito mal e deprimida, ia para ali ver o pôr-do-sol, pensar. Chegava a ir de manhã muito cedo e só estes dois manos ali estavam. Ali me faziam companhia, e por fim, ganhei-lhes a confiança, sobretudo a este. Eles com a sua boa disposição, o seu amor, a sua confiança, ajudaram-me mais que muitos remédios, mais que muitos ditos amigos. Tudo isto há 3 anos, altura em que comecei a esterilizar esta colónia.

Hoje fui lá... só vi 5 gatos, todos muito assustados. A Tuga que nunca mia, miava desalmadamente. Os outros, nem vê-los.

Fui aos abrigos e lá estava o meu amigo. Morto, por um cão. Tinha morrido há pouco tempo. Já ali me esperava para comer. 4 enormes dentes espetados no pescoço. Fiquei em tal estado que nem sabia o que fazer, agarrei-me a ele numa atitude pouco usual em mim e só chorei. O irmão miava desalmadamente.

Pedi ajuda, apanhamos o irmão e a pouco e pouco, os outros foram aparecendo. Os outros foram mais ágeis que este meu amigo, que tinha uns 7 quilos. Os outros só vêem à hora de comer, enquanto que os meus amigos, conhecidos por mim e pela Raquel, como os Guardiães do Templo, estavam sempre ali.

E por "brincadeira", alguém mandou o cão atacar.

O Peludo (nome carinhoso), ainda se arrastou até perto do abrigo. Mais uns 30 cm e estaria num abrigo. Tinha árvores a toda a volta, porque não subiu?

Morreu hoje, de forma horrível. E ninguém faz nada, contra quem tem estes cães e contra aqueles que se divertem a vê-los atacar.

Gostava tanto daquele gato, como dos meus. Estou em choque. Nunca ali se passou nada. E ali estava deitado, sem vida, sem me vir dar as turrinhas do costume para que lhe desse mimo.






Era um símbolo de Liberdade,

de Alegria,

de Confiança,

de Beleza Felina,

Mas sobretudo, era meu amigo.




Autoria: Ana Ramos
03/04/2004

- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 11:36

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/18 19:11
Não tenho palavras !

» TANIA GONCALVES ( Tânia Gonçalves) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/15 15:04
Lamento o que aconteceu com o peludinho. Neste momento só me apetece dizer uma frase que considero o mais correcto neste momento '' Os animais são aquilo que os donos os fazem'', tanto para os bobis como para os tarecos. Bjos

» reggynet ( Reggynet) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/15 14:43
Como alguém já disse: sem comentários... Há pessoas que nem deviam ter o direito a compartilhar o ar que nós respiramos. sad.gif

» Susy ( Susana Fonseca) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/15 14:27
Que morte cruel e desnecessária! É revoltante! Quando era pequena e alguma criança da minha idade tentava fazer mal a um gato ou atiçava algum cão, eu atirava-me á porrada a eles. Por isso, havia uma colónia de gatos no meu quintal! Sabiam que ali não entravam cães! Foi numa atitude destas que tive o meu primeiro gato em casa. Pena já ser adulta e não puder ter as mesmas atitudes, mas ainda hoje quando veja uma dessas "brincadeiras" chamo a atenção para a desnecessidade de tal comportamento! Um beijinho a este felino, e que descanse em paz!

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/15 13:14
sad.gif Não tinha lido ainda, fartei-em de chorar. Coitada de ti Ghillie, este mês está a ser dificil.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/05 21:48
já sabemos quem o fez. Não é dali mas foi visto nesse dia à hora a que ele morreu com pitbull. :-(

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/05 21:15
Libertamos o irmão e ele ficou tão feliz....... que tenha muita sorte.

» terry ( Teresa Jacinto) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/05 18:09
Lindo..... Ana, um lindo texto para um gatinho deslumbrante! Que seja feliz, onde quer que esteja! Uma festinha especial para ele e um abraço apertadinho para ti. sad.gif

» Rowan ( Ísis Calió) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/05 15:12
Q ele esteja no céu dos gatinhos em paz... Melhoras... Eu acho q esse tipo de "gente" q tem esses animais deveriam serem todas presas.... sad.gif tadinho do gatinho... ESTOU REVOLTADA E TRISTE!!!

» carla machado ( carla machado) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/05 11:14
Tenho muita pena, sei o que deves estar a sentir, também sei o que é perder um amigo de uma maneira tão injusta... Fica bem ...

» Silvia Oliveira ( Silvia Oliveira Santos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 23:34
Sem comentários. sad.gif Descansa em paz gatinho lindo

» Anouk ( Rosa) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 22:42
Hoje fiquei mais triste, tenho muita pena pelo teu amigo...é indecente o que certas pessoas fazem em "nome" dos animais, tal como o "tal" dono do tal cão. Pode parecer cliché, mas tenho só a dizer que quento mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais. Força Ana, pelo bem de todos os outros amigos que tu ajudas!

» everblue ( Elsa Patrícia Bernardo Correia de Oliveira) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 20:43
Que fim mais triste para um gato tão lindo e, pela tua descrição, tão bom... raio de gente, devia ter que fazer testes para ter um cão... e deviam ser castrados, para não terem filhos a quem transmitir esta educação... que raiva!!!

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 20:33
Oh Ana... :cry: Já me puseste a chorar sad.gif Tenho imensa pena que isso tenha acontecido! Às pessoas que levam cães para se divertirem, deviam ser diversão para outras coisas, eles mesmos... Que os deuses os castiguem!

» Daniela ( Daniela) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 17:42
Estou a chorar... que revolta, que mer...!!! Tens que ser forte, é revoltante. Os cães acabam por também não ter culpa, são verdadeiros fantoches, manobrados por pessoas que não valem nada. "Coisas" que nem sequer merecem ser recordadas quando falamos das atrocidades que cometem. Fica a linda homenagem que fizeste, fica a imagem, o carinho do Peludo para sempre... Era muito bonito, muito mesmo...

» Daniela ( Daniela) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 17:41
Estou a chorar... que revolta, que mer...!!! Tens que ser forte, é revoltante. Os cães acabam por também não ter culpa, são verdadeiros fantoches, manobrados por pessoas que não valem nada. Coisas que nem sequer merecem ser recordados quando falamos das atrocidades que cometem. Fica a linda homenagem que fizeste, fica a imagem, o carinho do Peludo para sempre...

» _cryinsoul_ ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 16:25
Que desfecho mais triste. O Peludo era lindo!! Que revolta...Coragem Ana, força... Por ele e por tantos como ele.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 14:38
Lembro que este gatinho morreu às 17 horas, hora em que não fosse a chuva havia ali crianças. outros canitos que correm atrás deles mas nunca fazem mal. Aliás sabe-se que não foi cão dali pois ali os donos dos cães mesmo grandes são impecaveis. Mas há tempos apareceu gente estranha ali com pitbulls. DEpois com a policia e a escola segura (isto é ao lado de uma escola) desapareceram.
SErá que nem o canito se vai poder passerar mais? Ou alguma criança terá de ser atacada para fazerem algo? A policia vai recomeçar as rondas. Mas será que não se conseguirá parar isto das lutas? SErá que vão continuar a ignorar tudo isto? As lutas de cães, cães nas mãos de quem não os sabe educar e tratar. Eu não condeno o cão e sim os donos.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 14:30
obrigada a todos.

Obrigada pela correção do texto Filipa e Vanda.

Hoje vamos lá pôr o irmão ele não aguenta fechado. Eles não são ladinos como os outros são pesados mas ali viveram e nasceram. Não é justo tirar a liberdade. Eles eram a imagem deste jardim fotografados por estrangeiros (é um miradouro) admirados por todos. TRansmitiam paz estes gatões.

Agora fica um gatão e uns tantos à volta dele. ESpero que fique bem mas pelo menos feliz foi. Nunca adoeceram estes gatos e já trato deles há 3 anos. Sei a idade pois a senhora que os tratava sabia tudo. Ela teve uma trombose e eu continuei a tratar deles agora com a preciosa ajuda da Irene, e de mais 2 voluntárias daqui.
Obrigada em nome do meu Amigo.

» ritaf ( Rita F) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 13:03
:cry: :cry: :cry: Lamento muito. Também eu choro pelo Amigo. Há gente muito cruel. Humanos com vidas desgraçadas que desgraçam a vida de animais inocentes. A crueldade é horrivel. O Amigo viveu 8 anos em Liberdade e foi feliz enquanto viveu. Isso é muito, muito importante.

» acores ( Ana Santos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 13:03
lamento imenso Ana. não há nada que se possa dizer...raios partam essas pessoas..

» Binoche ( AnaC) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 12:45
eu conheci o Amigo..... que tristeza, que revolta..... sad.gif

» almor ( Almor Loucao) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 12:42
Pois é... deves estar a atravessar um período difícil, com a grande tristeza de quem tem bom coração e acaba de perder um belo amigo de vários anos e que adora. sad.gif Mas aconteceu... e agora não se pode fazer nada. Também sente um pouco dessa tristeza e revolta pelo que aconteceu, quem lê este texto (que irá molhar muitos olhos)...

» Kathleen ( Kathleen) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 12:38
Que história triste.... Já estou a chorar. Lamentomuito a morte deste menino lindo.

» _Last_kiss_ ( andreia agostinho) » [ Europe/Lisbon ] 2004/04/04 12:18
Que história com um final tão triste sad.gif , o pardinho, gatinho de rua, ou melhor de jardim, também morreu nos meus braços quando ia a correr para o veterinário...também por causa de cães, mas estes vadios...mas não os posso culpar, se calhar a culpa seria minha de não ter chegado mais cedo...Boa sorte Ana Ramos, vai ser uma temporada difícil, mas vais conseguir enfrentá-la sim? Por este gatinho e por outros como ele!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus