Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=831
Autor:
Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/12/04 16:53

Bebé hipopótamo "adoptado" por uma tartaruga


Um bebé hipopótamo, sobrevivente das ondas provocadas pelo Tsunami que assolou a costa do Quénia há quase um ano, em 26 de Dezembro de 2004, criou um forte vínculo com uma tartaruga gigante, que o "adoptou".

O Tsunami separou o pequeno hipopótamo, apelidado de Owen, da sua mãe, e este acabou por ser resgatado por guardas florestais e colocado no Santuário Animal Haller Park, situado na cidade costeira de Mombassa, no Quénia. Traumatizado pelo desaparecimento da progenitora, quando foi levado para o Santuário, o hipopótamo correu de imediato para junto de uma tartaruga gigante que se encontrava no mesmo local.

A tartaruga, um macho com mais de 100 anos, não aceitou o recém-chegado com entusiasmo, mas ao fim de uns dias tornaram-se companheiros inseparáveis.

A ecologista Paula Kahumbu descreve que "o hipopótamo segue a tartaruga como se da progenitora se tratasse. Se alguém se aproxima, ele torna-se agressivo, como se estivesse a proteger a sua mãe biológica". Kahumbu acrescenta que "os hipopótamos são animais sociais que permanecem com as mães por um período de cerca de 4 anos".

Os dois animais nadam, comem e dormem juntos. O hipopótamo já foi inclusivamente visto a lamber a tartaruga.

Os tratadores dos animais deste santuário esperam que, ao crescer, Owen venha a tornar-se o companheiro romântico de uma solitária fêmea hipopótama, chamada Cleo, que igualmente habita neste santuário.


Bibliografia:
http://www.snopes.com/photos/animals/hippo.asp
http://www.energywave.com/about-us/turtles/turtle-hippo-story.htm