Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=773
Autor:
Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/08/06 11:19

Cientistas sul-coreanos clonaram pela primeira vez um cão

Cientistas da Universidade Nacional de Seul anunciaram hoje terem clonado com sucesso, pela primeira vez, um cão. A técnica utilizada para criar Snuppy, como foi baptizado o galgo afegão, foi a mesma usada para criar a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado.

Segundo a revista científica “Nature”, o processo passa pela introdução de material genético de uma célula num óvulo esvaziado do seu núcleo, que é depois estimulado para a dividir-se e transformar-se num embrião. O seu desenvolvimento é feito numa mãe adoptiva – neste caso uma cadela labrador.

“O objectivo da nossa investigação é clonar cães para [estudar] os modelos de doença, não apenas nos humanos mas também nos animais”, explicou o líder da investigação Woo-Suk Hwang, em conferência de imprensa. A sua equipa frisou ainda que objectivo não é criar “animais de estimação”.

Snuppy, nasceu a 24 de Abril, depois de uma gravidez normal, da qual resultou ainda um outro cachorro, que morreu 22 dias depois, com pneumonia. De acordo com os testes realizados, não foi identificado qualquer problema anatómico no animal.

Ambos os cães foram criados a partir de células obtidas da pele de um galgo afegão adulto.

O método já foi utilizado em ovelhas, ratos, vacas, cabras, porcos, coelhos, gatos, numa mula e num cavalo.



Fonte:
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1229795&idCanal=13