Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=712
Autor:
malagueta (Gisela Condeço da Silva) [ Europe/Lisbon ] 2006/05/07 23:55

BECAS - o meu gato que parecia uma pessoa

Eu tinha dois gatos, um arraçado de siamês, macho castrado e chamado Becas que tinha adoração por mim e percebia tudo o que eu dizia, o que não dizia, era o meu amigo e companheiro. Depois de casada e do nascimento do Duarte tinha pouca disponibilidade para ele e pouco espaço em casa também.

Então, tomei a difícil decisão de o dar, mas tinha que ser alguém muito especial. E foi!!!! Uma senhora na casa dos 30 e poucos anos, casada, com dois filhos e uma característica (infelizmente) muito especial. Tinha uma doença degenerativa que a obrigava a estar acamada.

Achei "curioso" o facto de quando lá chegamos a casa dela o Becas estar ao meu colo, olhar para mim com aqueles doces olhos azuis e ter saltado para o braços dela, onde se enroscou ronronado. Ele nunca, mas nunca tinha deixado o meu colo por nada, muito menos por uma pessoa estranha.
Este é o texto de um mail que ela me mandou ao fim de ter o Becas à algum tempo:

"Quero agradecer-lhe do fundo do coração o Gatinho maravilhoso que me deu!!!
O Becas é sem dúvida o meu grande companheiro desta cruel e injusta batalha que travo todos os dias...é verdade!
Posso até dizer-lhe que o Bequinhas já me salvou a vida...

Numa noite destas, eu estava desesperada, o sofrimento era horrível, e estava sozinha, pois o meu marido noite sim noite não tem que ir trabalhar...o Becas dorme comigo desde o primeiro dia aqui em casa, e nas noites em que estou sozinha, ele nem sequer se levanta, espera que o Jorge chegue a casa e só aí, ele vai comer e fazer as suas necessidades, é impressionante!!! Nessa noite eu chorei muito e desabafei muito com ele...e ele, muito meigamente encostava o nariz dele ao meu e chorava também...enquanto me limpava as minhas lágrimas...ao fim de algumas horas, o desespero falou mais alto, e eu, já meio perdida, peguei numa caixa de comprimidos e quando comecei a tirá-los um a um, ele deu-me uma valente patada e rosnou-me...confesso que me assustei um pouco, pois nunca o tinha visto assim!!! Puxou a caixa e os comprimidos já soltos e deitou-se em cima deles, olhando para mim e fazendo uns sons muito estranhos, parecia que estava a ralhar comigo...tentei tirar a caixa debaixo dele, mas os dentinhos deles metem respeito :-)), e tive mesmo que desistir!!! Comecei a falar com ele e a dizer-lhe que me desculpasse, e que ficasse descansado que eu já tinha tirado isso da ideia...chorei muito e só quando deitei a cabeca na almofada, já exausta, é que ele deitou a cabecinha dele ao meu lado e com uma das patinhas fez-me festas, até eu adormecer, foi impressionante Gisela!!!

Quando o Jorge chegou a casa, lá estava a caixa e alguns comprimidos bem guardados debaixo dele!!! E só aí ele deixou tirar...o meu marido percebeu logo o que tinha acontecido, e também ele se agarrou ao Becas a chorar e a agradecer-lhe o que ele tinha feito!!!

Desde essa noite, a minha relação com o Becas tornou-se ainda mais sólida!!! Nunca esquecerei o que este gatinho fez por mim...
Não quis deixar de partilhar este acontecimento convosco, espero que não levem a mal :-)
O Becas não vê outra coisa á frente, senão eu :-),e isso deixa-me muito orgulhosa!

Uma noite destas ele estava deitado no meu braço, pois é assim que dorme, mas estava a ocupar um pouco o espaco para o Jorge se deitar :-), então ele tentou empurrá-lo um pouco, mas o Becas deve ter pensado que ele o ia tirar dali, e não vai de modas, deu-lhe uma valente patada :-)))
Apanhamos um grande susto na altura!!! Mas depois até teve graca :-),o meu marido agora quando quer alguma coisa dele, diz-me para ser eu a fazer!!!

O Becas é muito ciumento!!! Os meus outros gatinhos não são senhores de dormirem comigo desde que ele veio :-),ao principio ficaram tristes, mas agora que o Becas já os deixa dormir aos pés da cama, ficaram um pouco mais contentes :-))

Ele adora a minha Pantera, acho que foi Amor á primeira vista!!! E o meu Flash é como se fosse filho dele, lava-o todo, dá-lhe beijinhos, deixa-o deitar-se em cima dele, é tão giro!!!

Agora a família felina já aumentou...e não foi pouco!!!
Mas ele adaptou-se muito bem a todos! Desde que não lhe tirem o lugar dele sempre ao pé de mim, tudo bem!!!

Quando algum tenta...leva uma valente corrida!!!
Sabe Gisela, eles têm sido sem dúvida a minha melhor terapia :-)
Desde que os tenho, principalmente o BECAS, deixei de tomar uma série de medicamentos, para o sistema psicológico, que só me faziam mal!!! E até já consigo dormir sem comprimidos, basta-me ter o Becas ao meu lado, deitadinho no meu braço! Parece um bebé!

Se quiserem um dia destes vir-nos visitar, teremos muito gosto, e o Bequinhas também :-)

Ele emagreceu um pouco, pois teve com uma infeccãozita nos Intestinos, mas felizmente o meu Veterinário já tratou do assunto e ele recuperou muito bem! Eu é que apanhei um susto...nem dormia!
......."