Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=557
Autor:
Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/02/15 15:19

Como tratar do aquário em férias


Uma das questões que mais frequentemente me são colocadas é a de como resolver o problema das nossas ausências. Um aquário é um objecto particularmente complicado, pois só se mantém em condições se estiver em funcionamento contínuo se os filtros se desligarem vão necessitar de algum tempo para voltarem a funcionar em condições.

Por outro lado, o volume e o peso do aquário equipado tornam difícil e pouco prático o seu transporte. Assim, a alternativa mais vantajosa é os peixes ficarem em casa! Como é que os peixes se vão manter sem nós durante a nossa ausência? Se formos de fim-de-semana não há qualquer problema, pois tudo irá estar bem quando chegarmos. O jejum até lhes faz bem porque permite-lhes "limpar" o aparelho digestivo. Se nos ausentarmos até cerca de 15 dias, basta fazermos a manutenção normal até uma semana antes, alimentando bem os peixes. Existem ainda alimentos próprios para o efeito, que se colocam na água e vão lentamente libertando os componentes, ou alimentadores automáticos que fornecem alimento à hora e na quantidade que quisermos. Se a ausência for mais prolongada, convém pedir a alguém para ir lá de vez em quando ver como é que as coisas estão.

Mas não se esqueça de lhe explicar bem o que tem de fazer. Se não tiver um alimentador automático deixe o alimento embalado em doses, devidamente identificadas quanto ao dia a fornecer, para evitar os excessos. E vá de férias descansado.



Autor: Júlio Martins, professor assistente na utad



http://jn.sapo.pt/2005/02/15/etcetera/como_tratar_aquario_ferias.html