Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=455
Autor:
Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/20 13:22

Tsunami reforça ideia de que os animais têm um sexto sentido

No Sri Lanka, os animais selvagens conseguiram escapar ao tsunami que assolou o Oceano Índico. Esta constatação vem reforçar a ideia de que eles conseguem pressentir a chegada de grandes desastres naturais.

As ondas gigantes que vitimaram mais de uma centena de milhar de pessoas ao longo das zonas costeiras do Oceano Índico não parecem ter afectados os grandes mamíferos selvagens da região. Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de especialistas em vida selvagem do Sri Lanka, uma vez que, até ao momento, ainda não foi encontrado nenhum espécime morto.

«Não existe nenhum elefante morto. Nem sequer foi encontrado um coelho morto. Eu penso que estes animais conseguem pressentir os desastres. Eles têm um sexto sentido e sabem quando é que estas coisas estão prestes a acontecer», afirmou, convicto, o director do Sri Lanka's Wildlife Department, H.D. Ratnayake, à agência Reuters.

Autor: www.ciberia.aeiou.pt

O facto é surpreendente, já que as ondas deste tsunami inundaram uma área de aproximadamente três quilómetros do Yala National Park, a maior reserva natural do Sri Lanka, que abriga centenas de elefantes e muitos leopardos.

«Há muito que se contam histórias de cães que ladram e aves que migram, antes de um terramoto ou de uma erupção vulcânica, mas nada foi provado até agora», reforçou Matthew van Lierop, um especialista em comportamento animal do Jardim Zoológico de Joanesburgo.

Este especialista disse ainda à Reuters que não existem estudos científicos acerca desta questão, uma vez que não é possível testá-la nem em laboratório, nem no campo.

Estes dois cientistas não são os únicos a defender as capacidades intuitivas dos grandes mamíferos.

Clive Walker, autor de vários livros sobre animais selvagens africanos, também acredita nesta hipótese: «Os animais selvagens parecem capazes de detectar certos fenómenos, sobretudo as aves... existem imensos relatos de pássaros que sentem desastres que estão iminentes», disse.
A explicação pode residir no facto de os animais confiarem mais nos sentidos, sobretudo no olfacto e na audição, que normalmente os protegem dos ataques de outros predadores.

A noção de que os animais possuem um sexto sentido - a par com outros poderes míticos - é antiga, mas as revelações encontradas no Sri Lanka, após o violento maremoto de 26 de Dezembro, vêm reforçar esta ideia.




in www.ciberia.aeiou.pt