Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=279
Autor:
Rowan (Ísis Calió) [ Europe/Lisbon ] 2004/07/15 11:31

POR QUE NÃO PERMITIMOS QUE NOSSOS GATOS VÃO PARA AS RUAS

Texto de Leila Galvão, com a ajuda de Ana Bouhid (original brasileiro)


"Manter seu gato dentro de casa não é maldade. Maldade é expor o gato a doenças, acidentes e à crueldade... em nome de quê? Em nome da "vida livre e selvagem" que humanos, cheios de romantismo equivocado, atribuem aos felinos. Você sonha em ser livre como os mendigos e meninos de rua? Seu gato também não! Nós, que sempre lidamos com gatos de rua, contamos aqui o que vemos acontecer todo dia.

- Um macho vai cruzar com todas as gatas fêmeas que encontrar. Os filhotes que nascerem dessas ninhadas vão morrer atropelados, doentes ou ainda serão assassinados por pessoas ou cães que não gostam de gatos. Na melhor das hipóteses, essas ninhadas serão recolhidos pelos protetores, que arcam com as conseqüências da irresponsabilidade dos proprietários.

- Nas brigas com um gato/gata de rua, ou o gato da rua sai machucado e nesse caso pode morrer por não ter socorro veterinário; ou o seu gato é ferido e pode voltar para casa contaminado por várias doenças, inclusive as incuráveis leucemia, aids felina e peritonite infecciosa.

- Sempre tem aquele vizinho que não gosta de animais. Ele pode envenenar seu gato um dia.

- Gatos não aprendem a atravessar a rua. São atropelados com frequência. Também gostam de se esconder dentro do motor dos carros. Quando ligam o motor o gatinho sofre ferimentos profundos ou mutilações ou morre.

- As gatas passam pelo horror de ver seus filhotes mortos ou jogados fora... ou ainda seus "bondosos donos" jogam fora a própria mãe com a ninhada por que "engravidou de um gato de rua e vai dar trabalho".

- Já ouviu alguém dizer "Ah, o meu gatinho sumiu... acho que roubaram!" Desculpem as palavras duras, mas os gatos NÃO SOMEM. O que nós protetores vemos acontecer todo dia é que gatos são atropelados, envenenados, mortos e comidos por mendigos, por cachorros ou animais silvestres, ou maltratados por psicopatas e muitas vezes agonizam até morrer longe de sua casa e de seus donos. Não se iluda."



Depois do caso do "masterkiller_99"(João e Carla), que o seu gatinho foi morto, fiquei muito indignada...

E tomem cuidado com seus gatos... infelizmente eles não têm 7 vidas.