Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=165
Autor:
Guida (Guida) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/17 13:46

Ragdolls


Origem


O Ragdoll foi criado e baptizado pela criadora norte-americana Ann Baker, no início da década de 60. A raça foi desenvolvida a partir de uma gata chamada Josephine, muito parecida com um Angorá, e depois com a introdução de gatos com características do Sagrado da Birmânia.



Características


Mais que animais de estimação, os Ragdolls são verdadeiros companheiros.

Os Ragdolls são grandes, volumosos e lindos. São referidos muitas vezes como "os gigantes gentis".

Todos os Ragdolls têm olhos azuis, mas as suas cores variam.

SEAL: Marrom escuro, quase preto.

BLUE: Cinza ligeiramente prateado, o que dá a impressão de ser azul.

RED ou FLAME: Cor de tijolo, ou o ruivo tradicinal.

CREAM: É um vermelho bastante diluído tornando-se cor de creme.

LILAC (ou lilás): É o blue diluído, com tons ligeiramente rosados, o que dá a impressão de ser lilás.

CHOCOLATE: É o seal bem diluído. Cor de leite achocolatado, ou marrom claro.



Padrões


Os padrões básicos são três: colorpoint, mitted e bicolor.
Sobre estes mesmos padrões existem outros que se sobrepõem a eles, e combinando-se aos tipos de cores possíveis, resultam numa ampla gama de diferentes tipos de Ragdolls.

Autor: Guida
Pandora
COLORPOINT: É como o padrão do gato siamês. Tem todas as extremidades em coloração mais escura que o resto do corpo.

MITTED: Por cima das extremidades mais escuras, "luvas" e "botas" brancas. O peito é branco como se formasse um babador, assim como o queixo. Assemelha-se ao padrão dos gatos Sagrado da Birmânia.

BICOLOR: As partes brancas ocupam uma área maior que nos mitteds. As quatro patas e pernas, a barriga e o peito também devem ser brancos. O rosto é branco na área que é formada por um 'V' invertido ( ? ) que passa entre os olhos, a partir da testa, e se abre, abrangendo o nariz, boca e bochechas, até se unir ao branco do babador. É o padrão mais valorizado e difícil de se atingir o ideal.

Sobrepondo-se a esses padrões, existem outras variações, que podem existir em Ragdolls de todos os padrões e cores.

LINX: Listras em todos os locais onde há cor (extremidades). O nariz deve ser cor de tijolo, delineado por uma linha escura.

TORTIE: Só ocorre em fêmeas. As cores combinam-se, tornando os locais onde há cor manchados por vermelho( ou seu diluído o CREAM) e as cores " não vermelhas" que são o seal e o blue ( e seus diluídos, o chocolate e o lilac).

TORBIE: Listras mais as manchas do tortie!



Temperamento



Autor: Guida
Sunny

Os Ragdolls têm personalidade única. Eles são amáveis, serenos e quietos. Adoram viver com pessoas. Fazem uma companhia perfeita para recém - casados, crianças, senhores de idade etc. Doces e dóceis, os Ragdolls não brigam com outros gatos. Os Ragdolls têm muitas características atribuídas aos cães: vão buscar objectos, são leais com o dono, seguindo-os por todos os lugares, ficam atentos em tudo o que eles fazem e são muito devotados.

Os Ragdolls nascem brancos, as suas cores e padrões começam a aparecer quando eles têm por volta de 10 dias. A sua coloração e desenvolvimento definitivos só são alcançados aos 2 ou 3 anos. Os Ragdolls têm o pêlo parecido com o do coelho. É médio para grande, sedoso. Têm pouca queda de pêlos e quase não requerem escovagem.
Os machos, quando estão totalmente maduros, podem pesar mais de 13,5 kg. As fémeas pesam menos, normalmente entre 6,8 e 9 kg quando estão totalmente maduras.

Os Ragdolls são gatos muito especiais. Eles trazem amor, alegria e paz para as pessoas.
Não é um gato agitado. A maioria não corre nem sobe os móveis como outras raças. Mas é capaz de fazer tudo que outro gato faz, só que com menor frequência. Prefere ficar quieto ou a dormir que correr ou subir em móveis.

Ele fica tão relaxado quando deitado que lembra uma boneca de pano, mole e flexível, daí o seu nome, que em português significa: Boneca de Trapos. Isso acontece devido à sua atitude despreocupada com as pessoas. Ao contrário das outras raças que costumam ser desconfiadas, ficando tensas e duras quando em contacto com pessoas estranhas, o Ragdoll relaxa totalmente a sua musculatura porque tem confiança nas pessoas. Essa confiança pode ser traduzida como uma grande sociabilidade com as pessoas, até mesmo com estranhos. Quando um desconhecido entra na casa, os Ragdolls aproximam-se aos poucos e deixam-se tocar e pegar ao colo. Como não demostram medo de estranhos, podem ser facilmente roubados, por isso não podem ser deixados sozinhos na rua.