Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1561
Autor:
Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2013/12/17 14:49

Encontro Felinus de Dezembro de 2013






Já não inseria um artigo sobre um encontro Felinus desde o inicio de 2010. No final desse ano, a minha vida mudou 180º e as adaptações a uma nova morada, a novos desafios, a novas despesas e novo estado civil fizeram-me desaparecer do círculo Felinus por uns tempos. “Uns tempos” foram 4 anos… quase 1500 dias! Nunca estive totalmente ausente, ia espreitando as novidades no Felinus de tempos a tempos, ia sabendo de uns e outros utilizadores por telefone, por email, pelas redes sociais, pelas suas mensagens no Felinus, mas sempre sem indicar a minha presença.

Este ano, num encontro com a Mimi, uma forte amizade de longa data que nasceu aqui no Felinus, soube do almoço que estavam a combinar para dia 7 de Dezembro e, apesar de já ter planos na agenda (agora sempre bastante preenchida) para esse dia, fiz questão de tentar marcar presença. E quando queremos, verdadeiramente, conseguimos! Não pude almoçar, mas consegui estar presente o tempo suficiente para dar a todas um beijinho, trocar meia dúzia (ou dúzia e meia) de palavras com algumas das presentes, “conspirar” para um possível reavivamento do espírito Felinus e das suas actividades e iniciativas e ainda registar em fotografia os sorrisos de todas, de forma a poder honrar a sua presença com este artigo que hoje escrevo, 4 anos depois do último artigo inserido nesta categoria.


O convívio no "local do costume"



“Mais uma vez, adorei este encontro, onde houve um clima de alegria e franca camaradagem. As pessoas que ainda nunca tinham vindo (Anabela Freire, Rita Paraíso, mãe da Rita, Natália Esteves) integraram-se muito bem e pudémos conversar à vontade sobre os nossos meninos e meninas, admirar fotos deles (ai, as mães babadas ...), falar de voluntariado nas associações, etc. (…) Em resumo, este encontro fez-me muito bem à alma e tenho a certeza também de que foi um "empurrão" para reavivar o nosso querido Felinus”, escreveu a Atlantic, uma das mais antigas utilizadoras do Felinus, detentora de uma energia contagiante e de um dos mais bonitos sorrisos que já vi.

Foi a estreia da Paraíso, que partilhou com todas um agradecimento: “Obrigada a todas pelo momento que proporcionaram! É sempre bom estar rodeada de pessoas que gostam destes pequenos deuses de quatro patas (estou a escrever com um ao colo, o que torna a escrita no mínimo difícil) e poder mostrar as fotos que nos deixam babadas sem parecer desenquadradas.
E obrigada a todos os que têm participado ao longo dos anos no felinus, enriquecendo-nos com questões e conselhos... Comecei a seguir ainda não tinha gatos, depois viciei a minha mãe quando adoptou o seu... A todas as presentes, gostei muito de vos conhecer”.

Para a mãe, Msparaíso, que viajou propositadamente de Faro para o encontro com uma companhia felina de quem nunca se separa foi também uma estreia: “Faço minhas as palavras da Rita, foi muito agradável conhecê-las. Espero estar presente num próximo encontro, vinda de Faro com o meu "pendura" Quico que neste momento dorme encostado aos meus pés”.


Atlantic

Paraíso

Msparaíso

Ana Jorge

Cláudia Porto



A Anabela Freire, já com alguma “rodagem” pelo Felinus mas também ela presente pela primeira vez num encontro Felinus, concordou com os testemunhos anteriores: “Adorei conhecer quem ainda não conhecia, nomeadamente a Atlantic, a Rita, a mãe da Rita (uma querida) que adora o seu bichano único, a Ana Jorge, a Marilena, e a "surpresa" (adorável). Pode dizer-se que se trocaram muitas ideias, principalmente em relação ao futuro do Felinus. Subscrevo para que hajam mais almoços Felinus durante o ano”.

Também a Natália Esteves não quis deixar de dar o testemunho da sua primeira experiência em Encontros Felinus: “Desde já quero dizer que gostei muito do almoço e de conhecer todas as meninas. Foi muito bom, muito agradável. E falarmos dos nossos amores de quatro patas é sempre um enorme prazer. É sempre bom conhecer pessoas que os amam e respeitam”.


Marilena

Anabela Freire

Cosmo

Mimi

Natália Esteves



A Mimi, outra veterana, manifestou a sua satisfação na reunião de tantas boas almas: “Foi uma tarde muito bem passada! É muito gratificante estar com verdadeiros seres humanos. Adorei conhecer pessoalmente a Rita Paraiso e a sua mãe, a Marilena e a Natália Esteves! A convidada surpresa que ainda ninguém disse quem era, foi a nossa querida amiga Filipa Bastos. Tenho a certeza que todas gostaram. Desejo que este almoço tenha sido o principio de um novo fôlego para o Felinus”.

A título pessoal, não posso deixar de agradecer a todas as que estiveram presentes. As novas utilizadoras e aquelas que têm mantido o espírito Felinus vivo, resistindo de pedra e cal quando a vida levou tantos utilizadores para outros locais da internet. Uma evolução natural, da responsabilidade de ninguém em particular, mas que certamente todos quantos ainda se mantêm aqui gostariam de reverter. E está nas vossas mãos apenas. Se bastou a 2 amigas (Catw e MMonte) terem a ideia deste projecto e a ajuda de um informático (Mastah) para a tornar uma realidade, é possível, existindo já uma base e plataforma criadas, mantê-lo e voltar a fazê-lo crescer. Alguns utilizadores, como eu há 13 anos atrás, e como a Anocas que depois me substituiu, chegarão a dada altura com um enorme entusiasmo e a disponibilidade, naquele momento, para criar novas iniciativas e para lhes dar vida, e chegarão a um ponto em que terão de se retirar ou afastar por uns tempos, porque outras necessidades da vida os levarão por outros caminhos, mas o espírito de um projecto mantém-se enquanto houver alguém que lhe dê continuidade. E é aqui que vocês, que no dia 7 de Dezembro estiveram presentes neste almoço de convívio, podem fazer a diferença. Se quem esteve em tempos à frente das decisões do Felinus (porque alguém tem de assumir uma liderança ou torna-se caótico) agora não o pode fazer, alguém tem de dar o passo para assumir essa responsabilidade e esse compromisso, e mantê-lo até que alguém o possa substituir quando houver essa necessidade. O Felinus pertence a todos.

Bem hajam!


Anabela Freire, Filipa Bastos e Mimi





Texto e fotos: Filipa Bastos