União Zoófila lança campanha para evitar abandono quando donos vão para férias
As férias dos donos significam para muitos animais o abandono, uma situação que a União Zoófila quer evitar através de um alerta transmitido numa campanha, com a ajuda de profissionais da televisão e da música. "Não compre, adote" é o apelo subjacente a esta ação, que será lançada hoje, para repudiar o abandono de animais domésticos durante o verão e apelar à adoção de cães e gatos que "foram deitados fora, como se fossem coisas".
O apresentador Manuel Luís Goucha, a vocalista dos Deolinda Ana Bacalhau e a atriz Jessica Athayde são algumas das 20 "caras da campanha", tal como o ator Afonso Pimentel, que surge acompanhado pela Cristal e pelo Sky, dois cães de raça 'husky', ou o apresentador do Curto-Circuito Diogo Valsassina, que aparecerá com a 'pit bull' Slavika.
Mafalda Ferreira, da União Zoófila, disse hoje à agência Lusa que se pretende "alertar as pessoas para o problema que é o abandono porque ao longo do ano, e este ano, tem sido terrível".
Na época de verão, "em que as pessoas vão de férias e não têm onde pôr os animais e dá muito trabalho e dá despesa" encontrar uma solução, "deixam-nos em quantidades enormes" ou "aparecem atropelados", salientou.
Algumas "caras conhecidas, do cinema e da televisão" associaram-se à União Zoófila e foram fotografadas com animais que estão na associação e com cartazes onde estão inscritas frases habitualmente ditas pelas pessoas quando deixam os animais. "Quando chega a esta altura (do ano) qualquer desculpa serve, porque têm alergias, porque nasceu uma criança", relatou Mafalda Ferreira.
É importante que as pessoas "tomem consciência daquilo que não devem fazer porque isto é uma falta de consciência cívica" e ter um animal doméstico é "uma coisa para a vida, não só enquanto o animal é pequeno e tem graça", acrescentou.
Desde o início do ano, a União Zoófila recebeu cerca de 300 animais e tem agora um total de 800, preenchendo a sua capacidade de albergar cães e gatos só na região de Lisboa.
A União Zoófila tem como objetivo a defesa, proteção e tratamento de animais domésticos em risco, e vive do pagamento das quotas dos seus sócios e de donativos.
Lusa
|