A lista de diferentes tipos de cancro que os cães são capazes de identificar está a aumentar. Depois de melanoma, cancro do pulmão, mama, bexiga e ovários, uma nova investigação concluiu agora que os cães são também capazes de sentir o odor do cancro do cólon.
O estudo, publicado na revista Gut, teve como objectivo identificar os compostos orgânicos voláteis aos quais o olfacto canino é sensível, isto para que no futuro se possam desenvolver diferentes testes de diagnóstico.
Nesta última investigação, um cão da raça labrador distinguiu com 99% de precisão 48 pacientes com cancro do cólon (previamente diagnosticado) entre 258 voluntários são. Metade desse grupo tinha pólipos benignos e outras patologias intestinais, mas este facto parece não ter confundido o animal.
Como explica no seu artigo o investigador Hideto Sonoda, que liderou a investigação do Hospital de Fukuoka, no Japão, este tipo de pesquisas são “ainda muito preliminares” e devem ser interpretadas com cautela.
Sonoda realça também que não se trata de introduzir o cão no processo de diagnóstico precoce de cancro, “algo caro e pouco prático”, mas sim de tratar de estudar os compostos químicos que se desprendem dos tumores e que são captados pelo olfacto canino.
A identificação dos compostos orgânicos voláteis podem ajudar a desenvolver algum tipo de nariz capaz de ajudar a identificar tumores logo desde uma fase precoce, explicou o investigador japonês ao jornal espanhol El Mundo.
SIC Notícias, 1 de Fevereiro de 2011
|