Artigo retirado de: http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1272 Autor: Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2009/03/28 12:19 |
Entrevista a Vicki Myron, autora de "Dewey" |
||||||
A convite da Editora Caderno, através da assessora de imprensa Maria Rodrigues, o Felinus e Cia teve a oportunidade de entrevistar Vicki Myron, a autora do sucesso de vendas, “Dewey – O gato que comoveu o mundo”.
Sim, nessa altura ela já tinha a sua própria casa mas ia visitar-me e convivia com o Dewey. De qualquer forma, ela própria tinha uma gata, com quem sempre teve contacto. Não há portanto, na sua opinião, qualquer razão para abandonar o animal ou para as grávidas evitarem o contacto com os gatos? Desde que se tenham cuidados básicos... Exacto. Desde que se tenham cuidados básicos de higiene não há qualquer razão para isso. E o contacto dos animais com as crianças é benéfico, pode até criar-lhes anticorpos e prevenir alergias, não é verdade? Muito benéfico! Pode prevenir alergias ou pelo menos possibilitar a detecção precoce de uma alergia. Os meus netos adoravam o Dewey, andavam sempre com ele ao colo, beijavam-lhe a boca repetidas vezes, e são saudáveis. E é benéfico também em termos de educação, da aprendizagem dos limites, do respeito pelo outro. Existem inúmeras vantagens na convivência das crianças com os animais. Por vezes também sinto que os meus gatos têm capacidades telepáticas, como as que a Vicki relata no livro. Acredita que o Dewey tinha algo mais, algo especial, no sentido que ele sempre cumpria aquilo que a Vicki pretendia que ele fizesse? Sem dúvida. Mas não só ele me entendia como eu era a única pessoa que também sabia sempre interpretar o que ele queria transmitir. Bem, com excepção do episódio do morcego. Eu nunca teria descoberto o que ele estava a tentar dizer-me nesse dia. (risos) Ele fazia todas as pessoas sentirem-se especiais. Muitas vinham ter comigo e diziam “eu sei que o Dewey gosta de toda a gente, mas eu sinto que ele tem uma relação especial comigo”.
Gosto principalmente de arranjos florais. Fiz trabalhos para vários casamentos, festas, recepções e outros eventos. Gosto muito de decoração e de todos os trabalhos que envolvam flores. Alguma vez fez artesanato relacionado com gatos? Não, com excepção de uns postais que fiz com fotos do Dewey, penso que nunca fiz nada com gatos. A história do Dewey e a sua história, irão ser adaptadas ao cinema e a Vicki já confirmou os rumores de que a Meryl Streep irá interpretar a sua personagem. Como é que se sente por a Meryl Streep assumir esse papel? É surreal ter a Meryl Streep, uma actriz que eu admiro imenso, a interpretar o meu papel. Estou muito contente com o envolvimento dela no projecto e não podia imaginar alguém melhor para me interpretar. É uma verdadeira honra para mim! Já passou algum tempo com ela? Ainda não, mas penso que ela irá passar algumas semanas comigo daqui a pouco tempo. Ainda me é difícil acreditar que irei ter a Meryl Streep a seguir-me, a aprender os meus maneirismos... Foram consideradas algumas outras actrizes para interpretar o papel? Foi feito casting a algumas, mas a Meryl aceitou o papel desde muito cedo e quer interpretá-lo. Ela está garantidamente no projecto independentemente da produtora que for escolhida. E o casting para o papel de Dewey? Não tenho a certeza como será. Sei que para o filme baseado na história do cão Marley foram usados 22 cães. Suponho que para o papel de Dewey também serão usados vários gatos.
Estou presentemente a trabalhar em três livros: Um é uma adaptação da história do Dewey para crianças, outro para adolescentes, e um terceiro para adultos, focando o período após a morte do Dewey e o retorno que tenho tido das pessoas acerca do livro, as várias mensagens de apoio que recebi e da influência que ele teve junto de pessoas que estão nos mais variados pontos do mundo. Para o livro infantil, estou neste momento a trabalhar em colaboração com um ilustrador, que se chama Steve James, tal como o meu falecido irmão. Esta coincidência leva-me a pensar que há coisas que estão destinadas e que têm uma razão de ser. Ao ler o livro, senti que a mensagem do Dewey é de que o carinho, o aconchego, o simples toque, pode mudar as pessoas. Seríamos todos melhores humanos se agíssemos mais como o Dewey, não é verdade? Exactamente, o toque, o contacto. Esse é o legado do Dewey. Pela convivência com ele, aprendi a ser mais paciente, mais tolerante, e vi como ele influenciou também outras pessoas. Nem todas gostavam dele, mas eram uma minoria... Como aquela senhora que apresentava reclamações... Ela acabou por desistir? Não, continuámos a receber reclamações, num ritmo de uma a cada 3 anos, sensivelmente. Mas ela sempre se queixou de tudo, por isso havia alguma tendência para a ignorar... Provavelmente, se tivesse chegado a conhecer o Dewey, ela teria mudado de opinião... Para isso ela teria de frequentar a biblioteca e o que é curioso é que nunca a vimos! (risos) Terminámos a entrevista nesta nota bem humorada, tendo a conversa continuado por mais alguns minutos noutros tópicos. A acompanhar Vicki esteve Glenn Albertson, o seu actual companheiro que, como ela, nutre um grande amor aos animais em geral e a gatos em particular, e insistiram em partilhar comigo algumas fotos da filha de Vicki, dos seus netos, da gata de Glenn, Sasha, e de Paige Turner, a nova gatinha por ambos adoptada, onde pude constatar a sua extrema semelhança com Dewey. O Felinus e Cia não pode deixar de agradecer a oportunidade proporcionada por Maria Rodrigues, representante da editora Caderno (também ela companheira humana de uma gata), e esperamos poder trabalhar em parceria noutros projectos futuros. * NT: Paige Turner resulta de um trocadilho (tal como o nome completo de Dewey também resultava). Paige tem a mesma sonoridade de "page" (página) e "turn" significa mudar, virar. Assim, uma tradução livre poderia ser "mudadora de páginas", referindo-se neste caso a uma mudança na página da vida de Vicki e na vida de Paige. Não conheces o livro? Lê AQUI sobre ele. Entrevista e tradução: Filipa Bastos Fotos: António Rosado Fotos adicionais retiradas de: http://www.spencerdailyreporter.com/story/1487436.html http://www.dailymail.co.uk/home/you/article-1141182/Puss-books-How-cat-transformed-town.html http://blogs.catster.com/the-cats-meow-a-cat-and-kitten-blog/dewey-the-library-cat-has-a-successor/2009/01/03/ http://www.spencerdailyreporter.com/story/1489776.html |