Autor: Rui Grácio
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 26
Editor: Pé de Página Editores
Sinopse
O livro intitulado Vidas de Gato é uma narrativa baseada numa experiência pessoal e verídica. Tem a ver com o facto da minha família e eu, há cerca de dois anos, passarmos a conviver lá em casa com mais uma personagem: um gato.
Devo confessar que não fui, inicialmente, muito favorável à ideia. Mas, passados estes dois anos, acabei por ser conquistado pelo gato e seu laço de pertença à casa já foi por mim interiorizado. Se calhar sou hoje um dos seus melhores amigos.
Ora, para esta transformação concorreu um episódio que observei atentamente e que me despertou solidariedade pelo bichano.
Não bastava já eu achar que a vida de gato num apartamento era uma coisa que feria a natureza felina deste animal — ainda que o gato da nossa história pudesse desfrutar de um varandim e de um telhado para onde ia, onde era soberano e onde tratava da passarada — eis que, de repente, recebemos a queixa de um vizinho indignado por deixarmos andar o gato à solta pelo telhado e a exigir que não lhe déssemos acesso ao varandim.
A minha sensibilidade foi então tocada pelo comportamento depressivo do gato e pelo seu miar deprimido.
Foi impossível não decifrar as suas expressões de infelicidade e a sua incompreensão para com a portas fechadas que lhe barravam o caminho e para com a indiferença das pessoas que cumpriam as ordens da boa vizinhança.
Achei então que tinha matéria para escrever um conto em homenagem ao meu gato e pensei, simultaneamente, que talvez ele fosse uma boa maneira de pôr as pessoas a pensar quer nas questões que levantam quando se decide ter um gato num apartamento, quer como a vida se altera quando as portas em que nem reparávamos, de repente, e sem se saber porquê, se fecham, transformando-nos radicalmente a vida.
Espero que gostem destas pequenas criações e que elas se possam revelar como interessantes objectos de partilha.
http://www.wook.pt/
Já leste este livro?
Dá-nos a tua Opinião!
|