Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1205
Autor:
amota () [ Europe/Lisbon ] 2008/04/26 00:27

ANIMAIS DE RUA

Animais de Rua - Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar

O projecto Animais de Rua tem como principal objectivo a esterilização de animais carenciados. A superpopulação de animais de companhia é uma realidade: o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adoptá-los, o que leva a que muitos milhares de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos. O projecto Animais de Rua foi criado para tentar minorar o sofrimento desses animais.

O projecto Animais de Rua nasceu pouco a pouco, quase sem que déssemos por isso. Em 2005, um grupo de amigos juntou-se com o objectivo de angariar fundos para esterilizar uma colónia de gatos de rua que vivia em condições muito precárias na cidade do Porto. Conseguiram-se os fundos e todos os gatos da colónia foram esterilizados e desparasitados. A diferença na qualidade de vida daqueles animais, antes magros e feridos por causa das lutas territoriais e ninhadas sucessivas, e agora bem-nutridos e de pêlo brilhante, fez-nos desejar poder melhorar dessa forma as vidas de mais animais de rua. Conhecíamos cada vez mais casos de ninhadas afogadas ou enterradas vivas, de crias a morrer atropeladas ou vítimas de doença e, por isso, decidimos criar um grupo de trabalho para esterilização de animais de rua ou carenciados.

Idealmente, o projecto Animais de Rua não deveria existir. Num mundo ideal, todos os animais de companhia teriam direito a viver num lar, protegidos das condições climatéricas adversas e dos perigos da rua. Mas, como sabemos que no nosso país estamos ainda, infelizmente, muito longe de conseguir esse objectivo último, o projecto Animais de Rua foi criado para tentar minorar o sofrimento dos animais de rua e não permitir que continuem a gerar mais vidas sem abrigo, destinadas a sofrer, sem acesso a alimentação nem a cuidados de saúde. O nosso trabalho é paralelo e complementar ao trabalho das associações de protecção animal que acolhem e encaminham para adopção animais abandonados.

O projecto Animais de Rua não tem espaço próprio e, portanto, não pode acolher animais errantes. O nosso trabalho consiste no apoio à captura e esterilização de animais de rua, que são posteriormente libertados no seu meio.


Candidaturas a esterilizações


O projecto Animais de Rua aceita candidaturas relativas a animais que necessitem de ser esterilizados. Os animais a esterilizar podem ser animais de rua ou carenciados, e a pessoa que se candidata à esterilização (ou seja, o responsável pela candidatura) terá de:

Proceder à recolha dos animais (salvo tratando-se de animais silvestres ou assilvestrados, caso em que o projecto Animais de Rua poderá ajudar).

Transportá-los para o veterinário que fará a cirurgia e que será indicado pelo projecto Animais de Rua.

Custear uma parte simbólica do valor da esterilização, que será decidida pelo projecto Animais de Rua após avaliação do caso concreto.

As esterilizações feitas através de candidaturas submetidas ao Animais de Rua têm de ser sempre marcadas pelo Animais de Rua. Em hipótese alguma as clínicas aceitarão marcações directas por parte dos candidatos.

Não serão esterilizados animais que estejam à guarda de associações.


Candidaturas em http://www.animaisderua.org/candidatura


Como Ajudar


O projecto Animais de Rua sobrevive exclusivamente graças a donativos de pessoas que acreditam na importância do trabalho de esterilização de animais de rua como forma de combater o sofrimento dos animais abandonados. O número de animais sem lar não pára de crescer, e os nossos recursos são muito limitados. Por mais que queiramos, não conseguimos atender a todos os casos com que nos deparamos. Por isso, toda a ajuda é bem-vinda!

Aqui vai uma lista das possíveis formas de ajuda:

- Fazer um donativo em dinheiro para custear as esterilizações através de transferência bancária para a conta do projecto (neste caso, por favor, contacte-nos indicando a data e o montante da transferência):

N.º Conta: 922229780006 (Banco Best)

NIB: 0065 0922 00229780006 82

- Ser “Madrinha/Padrinho de Esterilização” de uma colónia ou de um animal de rua.

- Ser voluntário de capturas e de boleias (transportar os animais capturados para os veterinários e de regresso ao meio ou para famílias de acolhimento temporário).

- Adquirir peças na nossa Loja Virtual, cujo lucro reverterá na totalidade para ajudar animais de rua ou carenciados.

- Oferecer donativos em géneros (contactar zelia.reis@animaisderua.org):
armadilhas, transportadoras e jaulas;
ração para cão e para gato (preferimos que nos seja oferecida ração pelo menos de qualidade média, ainda que seja em menor quantidade) e comida em lata;
desparasitantes internos e externos para cão e para gato;
casotas em plástico para os cães que vivem na rua muitas vezes sem qualquer espécie de abrigo.

- Oferecer peças de artesanato para venda na nossa Loja Virtual.

- Divulgar o trabalho do projecto Animais de Rua.


Contacto:


Geral@animaisderua.org

Site


http://www.animaisderua.org/

Para saberes mais sobre outras associações ou Grupos consulta o Índice de Associações e Grupos de Voluntariado