Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1203
Autor:
Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2008/04/19 00:11

Aquecimento solar com materiais reciclados

Na sequência DESTE artigo, trago-vos outra interessante ideia que pode ser aplicada a albergues ou associações de animais, onde geralmente não existe água quente (o que pode ser bastante desconfortável no Inverno para os voluntários ou para os animais aos quais seja preciso dar banho). Com alguma engenharia, os próprios animais podem beneficiar desta invenção de baixo custo, se pelas casotas ou divisões se passar uma canalização em serpentina com a água aquecida, que funcionará como aquecimento central.

O material necessário? Uma vasilha de grande capacidade para a água, garrafas de plástico, embalagens tetrapak usadas, tinta preta, canos q.b.

Uma ideia mais facilmente implementada na altura da construção do albergue ou associação, mas que com alguma boa vontade pode ser adaptada ao local à posteriori. As vantagens são evidentes: aquecimento de muito baixo custo e melhoria das condições de vida, para os animais, e de trabalho, para os voluntários.

Fica o desafio, a tempo de se projectar a construção, a reunião de materiais e a organização de mão de obra, antes do próximo inverno.

Gostaríamos que o próximo vídeo fosse o vosso. Do Brasil para Portugal, quem se lança no projecto piloto?