Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1199
Autor:
Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2008/04/15 14:14

Iluminar divisões com luz solar - uma ideia fácil e barata

Esta ideia chegou até mim por e-mail, através da Elisabete (Atlantic), e merece divulgação, pela enorme potencialidade que possui.

Divisões que, regra geral, são mal iluminadas ou onde não existe mesmo qualquer tipo de iluminação, e onde não era possível tê-la, seja por razões estruturais ou de falta de capacidade de investimento para a colocação de janelas, podem agora ter luz solar, recorrendo-se a materiais tão simples e baratos como simples garrafas de plástico e água.

Basta fazer um buraco no tecto com a largura suficiente para passar uma garrafa de plástico de 2Lt, encher esta de água limpa, colocar algumas gotas de lexívia (para a manter limpa), fechar bem e proteger a tampa com uma caixa de filme fotográfico. Claro está que o buraco no tecto tem de ficar bem vedado, ou vento e chuva poderão depois passar por ali.

A ideia pode facilmente ser implementada em divisões como garagens, anexos ou, no caso que aqui nos interessa e relacionado com os nossos amigos de 4 patas, em canis e gatis.

A partir deste vídeo poderão constatar como apenas duas garrafas iluminam uma divisão, com luz bastante mais saudável e clara do que uma lâmpada. E a parte boa: não há qualquer consumo de energia ou necessidade de trocar as lâmpadas!

Agora é colocar mãos à obra nos canis e gatis das associações espalhadas pelo país! Fica o desafio!