“Os cães de Sarilhos têm ordem do tribunal para serem retirados do local até segunda-feira dia 18 de Fevereiro.” – refere a SOS Bicharada – Associação de Defesa Animal do Barreiro, em carta apelo, dirigida à nossa redacção.
“Não conseguimos recolher todos estes animais, e se ninguém os for buscar….irão ser abatidos na próxima semana. Não consigo imaginar tal cenário e estamos completamente impotentes.” – sublinha Cristina Nogueira da SOS Bicharada.
Divulgamos o teor integral da Carta APELO da SOS Bicharada – Associação de Defesa Animal do Barreiro.
Caros Amigos
Os cães de Sarilhos têm ordem do tribunal para serem retirados do local até segunda-feira dia 18 de Fevereiro.
Para quem não está a par do assunto, há cerca de ano e meio, uma senhora morreu e deixou cerca de 20 cães num terreno em Sarilhos Grandes.
Desde essa altura, temos estado a alimentar e a tratar desses animais. Foi uma luta terrível, pois a maior parte deles estava doente e algumas cadelas grávidas. Conseguimos esterilizar as cadelinhas e arranjar donos para quase todos, desses originais restam 5 para adopção.
Contudo, foram surgindo à volta, acampamentos ciganos que traziam cada vez mais animais, aos quais não davam comida. Perante isto e por pena dos animais, fomos alimentado e começamos a resgatar esses animais aos ciganos. Ao todo, retirámos á volta de 20 animais aos ciganos.
Ou seja, a tarefa de retirar dali, de vez, os animais começou a ser impossível, pois cada vez traziam mais animais, a maior parte deles roubados, com certeza.
Nesta segunda-feira recebemos um Edital da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, em como tínhamos 8 dias para retirar de lá os animais, caso contrário, irão para o Canil do Montijo, onde vão ser abatidos.
Na terça-feira, uma força policial retirou de lá os ciganos, e quando fui lá ao final da tarde, contei, pelo menos 15 cães que os ciganos lá deixaram, das mais variadas raças, com algo em comum, estavam completamente esfomeados.
Desde o 25 de Abril, que aqueles terrenos estavam ao abandono, só agora surgiram os donos, será que devido ao aeroporto ir para aqueles lados ??? Ainda fica um bocadinho longe, mas dada a rápida resolução do caso...
Tentámos um alargamento do prazo junto das entidades, mas sem sucesso.
Ontem, começaram a derrubar tudo, e só se via os animais completamente assustados, sem saber o que fazer. Outros ficavam deitados em cima dos escombros, completamente apáticos.
Não conseguimos recolher todos estes animais, e se ninguém os for buscar….irão ser abatidos na próxima semana. Não consigo imaginar tal cenário e estamos completamente impotentes.
Pedimos a todas as Associações e Particulares que recolham cada um, um animal destes.
Muitos deles devem ser roubados, pois são quase todos de raça, epagnol bretons, pointers/perdigueiros, podengos, galguinhas, teckel, etc. e são facilmente adoptáveis, é só uma questão de tempo.
Vamos lá estar no terreno, no sábado e domingo de manhã a retirar casotas e os cães que até lá conseguirmos algum sítio.
Os que não forem retirados têm o destino marcado…
POR FAVOR AJUDEM ESTES ANIMAIS !
Contacto: Cristina Nogueira – 96 424 29 26 ou cristina-nogueira@netvisao.pt
SOS Bicharada – Associação de Defesa Animal do Barreiro
Fonte: Rostos PT - Diário Digital, 14 de Fevereiro de 2008
Pode acompanhar o apelo no fórum, em Cães de Sarilhos têm que ser retirados até 2ª feira, 18 Fev (é necessário fazer login)
|