Mais de uma centena de cães vadios de Paços de Ferreira passaram, nos últimos meses, a ter um novo dono, no âmbito de uma campanha pioneira na região lançada pela câmara local, em colaboração com uma empresa privada, escreve a Lusa.
«Adopção com Responsabilidade» é a designação do conjunto de acções que a autarquia tem concretizado, em todas as freguesias do concelho, e que já permitiu a recolha, por pessoal especializado e numa viatura adaptada, de dezenas de animais que vagueavam nas ruas.
Segundo os promotores da campanha, que se iniciou em Julho de 2007, muitos munícipes têm colaborado, ajudando a encaminhar os cães saudáveis para o canil em Matosinhos, onde são tratados enquanto aguardam um novo dono.
«Chegado ao canil, o cão tem assegurado, por lei, no mínimo oito dias antes do processo de eutanásia», referiu a fonte da autarquia, frisando que nesse período todas as despesas de alimentação e saúde, dos animais, são suportadas pela câmara.
Todos os cães capturados são fotografados e as imagens colocadas no site do município para consulta de eventuais interessados.
Às famílias que acederem à adopção, a câmara oferece o microchip obrigatório em todos os canídeos e o procedimento clínico de administração da vacina anti-rábica, a cargo do veterinário municipal.
Este movimento provocou no concelho, segundo a fonte da autarquia, o processo de criação de uma associação de defesa dos animais de Paços de Ferreira.
A câmara espera que a futura associação possa ter um papel importante na recolha e tratamento de animais maltratados e na esterilização de cadelas, entre outras tarefas.
O concelho de Paços de Ferreira é também pioneiro na disponibilização de um serviço que assegura a congelação e incineração de cães mortos, evitando o seu enterramento.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=912393
|