Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1153
Autor:
MMonte (Madalena Monte) [ Europe/Lisbon ] 2008/03/25 13:36

Iguanas – como preparar um terrário

No seu ambiente natural a Iguana vive em árvores e por esse motivo, o terrário deve ser bem espaçoso com vários troncos para que o animal não se sinta fora de seu habitat .

Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a construir um bom habitat para a sua iguana.



TERRÁRIO


Autor: desconhecido

Para os jovens o terrário deve ter, no mínimo, 1m x 0,40m x 0,40m (comprimento x altura x largura). Já os adultos de porte médio (com 1m a 1,20m) precisam de um um terrário com 1,8m x 1,5m x 0,60m, espaço suficiente para abrigar um casal (cerca de 70% do corpo do Iguana é composto de cauda). Para os Iguanas que atingirem, excepcionalmente, entre 1,80 e 2m, deverá ter o dobro do tamanho: 3m x 3m x 1m. O terrário pode ser feito em casa, de madeira a parede do fundo, a tampa e as duas laterais (abrir cortes para a circulação do ar, um em cima e outro em baixo, em cada parede lateral). A parede da frente é de vidro, para visualização. As lâmpadas ficam presas na tampa e uma tela tipo colméia de acrílico ajuda a não filtrar os raios de luz e evita que o Iguana se queime encostando nelas. Outra opção é usar um aquário, tampado com tela com vãos de 1cm ou do tipo colméia de acrílico, para ventilação, com a calha de lâmpadas por cima.



Vegetação no terrário


No interior do terrário uma estrutura vegetal (galhos e troncos), e um pouco de terra e pedrinhas no chão, que podem ser substituídas por liteira para gatos (cacto ou casca de árvore moída, à venda nas pet shops) e carpetes atóxicos, mais absorventes.



Iluminação


Se o terrário tem menos de 50cm de largura, usar uma só lâmpada, a de tipo UV-B específica para répteis, que ajuda a sintetizar o cálcio e a vitamina D3 nas reações metabólicas, indispensáveis para a sobrevivência. Com mais de 50cm, o ideal é ter também a de tipo UV-A, que ajuda a manter a pele em boas condições. Para 1m de largura, colocar três lâmpadas: duas UV-B e uma UV-A.
Autor: desconhecido



Temperatura


O ideal é que o terrário tenha ao redor de 29·C durante o dia e 22·C à noite, para reproduzir o ambiente típico do Iguana. O controle da temperatura é feito com um termómetro no terrário. É influenciado pelo aquecimento das lâmpadas, a rocha aquecida, o aquecedor com termostato e a temperatura externa. O Iguana precisa de uma fonte de calor, obtida através de aquecedores de cerâmica, rochas ou placas aquecidas, ligadas ininterruptamente.
Só deverá colocar a Iguana no terrário quando a temperatura ambiente estiver acima dos 22·C. Abaixo dessa temperatura, o Iguana pode ter pneumonia e morrer. Com temperatura acima de 28·C, pode ficar fora do terrário por alguns dias.



Humidade


A humidade do ar não é a mesma para todas as espécies e devemos estar alerta que regar um terrário e tapá-lo ajuda a que a humidade aumente significativamente reduzindo, porém, a circulação de ar o que pode revelar-se pior do que a falta de água. O excesso de humidade pode prejudicar a respiração e a regulação térmica e pode acarretar fungos no ambiente, letais para alguns animais.
Poderão, portanto, controlar a humidade com um hidrómetro, em geral acoplado ao termómetro. Deve ficar entre 70 e 80%. Para aumentá-la oferece-se água em uma vasilha que serve para a Iguana resfriar-se quando a temperatura corporal ficar muito alta e para manter a humidade relativa do ar. Outra forma de humedecer o ambiente é borrifando água no terrário duas vezes ao dia ou conforme necessário.



Bibliografia:
http://www.petsite.com.br/