Artigo retirado de:
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1083
Autor:
Rowan (Ísis Calió) [ Europe/Lisbon ] 2007/07/30 17:50

Passo a passo para viajar com um gato para o Reino Unido

Há mais de 6 meses atrás uma proposta de emprego mudou as nossas vidas. O meu marido foi contratado para trabalhar na Escócia. Com isso iríamos nós os 4: nós dois e nossas duas gatas. Isso era definitivo.

Fomos atrás de informações com relação à viagem, mas em site algum consegui uma resposta completa do que exactamente precisávamos para fazer a viagem.

Com essa falta de informação resolvi escrever um artigo que explicasse exactamente o que tivemos que fazer e espero que com isso ajude mais pessoas a não apanharem os sustos que apanhámo por falta de informação ou mesmo falta de conhecimento das autoridades.

Vou colocar aqui o que é necessário para fazer com um gato que foi o nosso caso, acho que com os cães deve ser quase a mesma coisa...


Autor: Isis Calio
Passaporte Animal
  • Fazer o Passaporte Animal autorizado pela União Europeia:
  • Animal com vacinas em dia;
  • Ter o microchip;

    A vacina contra a raiva deverá ser dada após a colocação do microchip de modo a garantir a identidade do animal. Mesmo que o animal já tenha sido vacinado antes, no caso de não ter ainda recebido o microchip este terá de ser colocado e o animal terá de ser novamente vacinado.


  • Fazer o exame de reagentes da vacina da raiva num laboratório certificado (pelo que soube são uns 11 laboratórios autorizados até ao momento);

    Depois de 20 a 30 dias o resultado sai;

  • Um veterinário autorizado para certificar no passaporte que os exames estão de acordo com as normas de saúde do Reino Unido;

  • Fazer uma quarentena de 6 meses;

  • Ter tudo isto especificado no passaporte animal da União Europeia;

    Depois disso pode se pensar em viajar...

    Embarcar apenas como carga, nunca poderão ir na cabine.

    No caso do Reino Unido tem apenas UMA transportadora de carga autorizada, que apesar de tudo o dono da empresa em questão deve já ter alguma experiência pois foi sempre muito solícito e nos ajudou muito.

    Quando a passagem estiver confirmada, falta os últimos passos:


  • Desparasitação interna (obrigatoriamente tem que ter o composto Prazinquantel);
  • Desparasitação externa;

    Ambas com até 48 horas antes (tudo marcado no passaporte com dia e hora);

  • E uma certificação do veterinário quanto à saúde do animal para viajar;

    Tudo isto, certificado pelo veterinário no passaporte animal; ::

    Apenas a British Airways World Cargo faz os transportes para o Reino Unido;

    Claro que os trâmites de papeladas da viagem é tudo tratado com a transportadora, que pede pelo menos 2 semanas de antecedência para o embarque.

    Soubemos há pouco tempo que nas viagens internas pelo Reino Unido também é necessário uma transportadora para fazer os trâmites, por esses motivos, fizemos a nossa viagem de regresso à nova casa por carro...



    Resultado:

    Uma viagem de mais de 12 horas pelo Reino Unido com as nossas meninas, como se já não bastasse as horas de viagem de avião, teriam que suportar uma viagem imensa de carro.

    Normalmente a viagem seria de 8 / 9 horas, mas por causa das pausas demorou mais.

    Após me desesperar e pedir ajuda aqui no fórum, obtive uma dica que nos ajudou imenso:

    A Maria João Martins (aka MJGM) nos disse que tinha viajado com os seus gatos com um pano escuro por cima das transportadores e fazendo pausas para os bichanos beberem agua e irem à casa de banho.

    (ver o link do Fórum)

    O que fizemos foi muito parecido, apenas não deixámos elas andarem livremente no carro porque as transportadoras da viagem eram muito grandes e tinham um bebedor acoplado.

    Autor: Isis Calio
    Puma e vizinho (primeiro encontro)
    Com isso apenas tirei elas com a trela para o colo algumas vezes para relaxarem e depois de um tempo a Puma quis ir para a transportadora da Faruka e lá ficaram até o final da viagem, elas ficaram muito mais calmas juntas, pena só repararmos nisto quase no final da viagem, nas últimas 4 horas...

    Elas não fizeram nenhuma necessidade no caminho, apesar das transportadoras terem um cobertor e jornal por baixo, deixaram para fazer em casa.

    Ainda estão a adaptar-se à casa (que é uma vivenda) e aos cheiros, mas tudo está indo bem!

    Enfim hoje, depois de mais de 6 meses de sofrimento e muita confusão... Estamos os 4 juntos novamente.

    Para mais informações:
    PETS