Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Lagarta do pinheiro está mais perigosa

Vários cães estão em perigo de vida após contacto com a lagarta do pinheiro, uma praga que este ano está mais «perigosa» e que pode intoxicar humanos com os seus pêlos urticantes, informa a agência Lusa.

O alerta partiu da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), organização que tem sido confrontada com vários casos de animais domésticos em risco de vida após tocarem na lagarta do pinheiro.

Esta lagarta (cujo nome científico é Thaumetophoea pityocampa), também conhecida como processionária, é uma das pragas mais destrutivas para os pinheiros.

A partir de Janeiro, a lagarta do pinheiro abandona esta árvore - em fila, ou «procissão», razão para o nome por que também é conhecida - para se enterrar no solo e assim terminar o ciclo de vida.

Ao deslocarem-se, estas lagartas abrem os oito receptáculos que possuem, libertando alguns dos seus cem mil pêlos urticantes que podem intoxicar animais ou pessoas com que contactem.

Os animais, principalmente cães, costumam cheirar as lagartas, principalmente porque ficam curiosos com os seus movimentos em fila.

Em casos mais graves, e quando ocorre a morte dos tecidos afectados pelos pêlos urticantes, os animais têm de ser abatidos.

A LPDA está preocupada com a situação e emitiu um alerta para os donos dos animais de companhia não os deixarem passear sozinhos em locais com pinheiros.

Um dos casos que a Liga teve conhecimento está a ser tratado numa clínica desta associação. Trata-se de um cão que vive numa casa em Rio de Mouro, concelho de Sintra.

Atenção com crianças

Além dos animais domésticos, as crianças também são potenciais vítimas destas lagartas. O seu aspecto atractivo convida os mais pequenos a tocarem nos animais, obrigando a uma intervenção farmacológica (anti-histamínicos).

A Thaumetophoea pityocampa ataca o pinheiro bravo, o silvestre, o laríceo, o manso, o insígne, e o pinheiro de alepo.

José Manuel Rodrigues, da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), disse à Lusa que a lagarta do pinheiro teve este ano uma forte aliada: a falta de chuva.

«Em período de chuva, os ninhos das lagartas do pinheiro são destruídos ou parcialmente danificados, deixando os animais expostos, nomeadamente aos predadores», explicou José Manuel Rodrigues.

Este engenheiro florestal adiantou que, com pouca chuva a controlar naturalmente o seu ciclo, a lagarta do pinheiro prosseguiu sem obstáculos, avançando para a última etapa que é o enterro no solo.

Os perigos são maiores em locais que usam os pinheiros com fins de adorno e sem solo disponível, como acontece em algumas escolas, nomeadamente em recreios.

Publicado no Portugal Diário, 2007/02/06 | 13:00
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=770508



Ver também artigo Lagarta do Pinheiro e Febre da Carraça

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2007/02/12 13:43

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» elsapereira ( Elsa Pereira) » [ Europe/Lisbon ] 2007/02/14 18:01
Estive esta semana no Badoca Parque e há lá uma infestação, sobretudo na zona do parque de merendas. É preciso ter muito cuidado, sobretudo com as crianças, que são curiosas e podem achar graça a "brincar" com os bichinhos.

» nasir_al_din ( Nasir) » [ Europe/Lisbon ] 2007/02/12 19:49
eu ando sempre num stress desgraçado porque no meu terreno há imensos penheiros, mas até agora nunca me aconteceu nada....
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus