Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Gatos já têm árvore genealógica

Autor: DN-Rodrigo Cabrita
Os felinos são uma família de tal forma recente e bem sucedida por todo o planeta (se exceptuarmos a Antárctida), que a visão do seu conjunto - surgimento de cada uma das espécies, distribuição geográfica original e relação entre todas elas - era até agora uma espécie de retrato desfocado ou indefinido.

Já não é assim. Um estudo publicado hoje na Science, no qual participou o investigador português Agostinho Antunes, da Universidade do Porto, veio agora pôr ordem neste saco de gatos, estabelecendo pela primeira vez a árvore genealógica... dos gatos.

"Havia imensas dúvidas sobre a ordem dos acontecimentos na evolução destas espécies", conta o investigador português. E concretiza "Não se se sabia, por exemplo que linhagem desta família de carnívoros tinha evoluído primeiro. Agora sabe-se que foram os grandes gatos, de que fazem parte os leões ou os leopardos, surgidos há 3,8 milhões", diz Agostinho Antunes.

Mas esta não é a única novidade do trabalho, já que ele "consegue resolver muitas das dúvidas que havia sobre as relações entre os diferentes felinos", segundo o investigador do Porto. Na prática, o artigo publicado hoje na Science "é o conhecimento seguro mais avançado que hoje temos sobre este assunto", sublinha ainda.

Comparativamente a outras espécies, os felinos surgiram recentemente no planeta há menos de 11 milhões de anos. Mas o seu sucesso foi enorme, já que rapidamente se expandiram por todos os continentes, à excepção da Antárctida.

Foi este êxito que acabou por estar na origem do desconhecimento que até agora subsistia sobre a sua árvore genealógica, visto que não há fósseis em número suficiente que dêem todas as pistas necessárias sobre essa história evolutiva. A solução foi recorrer à genética e a muito trabalho de sapa.

Liderado por Warren Johnson e Stephen O'Brien, do laboratório de genómica do National Cancer Institute, em Frederick, EUA, o grupo usou os marcadores genéticos de cada uma das espécies de felinos, que estão em cromossomas específicos, incluindo os X e Y que determinam o sexo, e ainda o material genético mitocondrial (que está fora do núcleo das células e que é exclusivamente transmitido pela linha maternal).

Quanto aos gatos, sabe-se agora, que são mesmo dos mais jovens nesta árvore evolutiva andam por cá há 3,36 milhões de anos.



Autora:
Filomena Naves



Fonte:
http://dn.sapo.pt/2006/01/06/sociedade/gatos_tem_arvore_genealogica.html

Contributo da Ana Filipa Vilar

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2006/01/07 22:58

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2006/01/21 20:35
Por serem os mais recentes, são , sem duvida, fruto do melhor apuramento da especie dos felinus................
O estudo é sem duvida interessante

» MMedina ( Maria Medina) » [ Europe/Lisbon ] 2006/01/14 22:59
um estudo interessante, sem dúvida

» Adsartha ( Rita Machado) » [ Europe/Lisbon ] 2006/01/12 13:55
Interessante de facto! Gostava mesmo era de ler o estudo porque este artigo é muitíssimo resumido e só dá as linhas gerais sobre o estudo!

» Papaçordas ( Cecília Freitas) » [ Europe/Lisbon ] 2006/01/10 11:43
Porque será que não se encontram fosseis de felinos com a mesma facilidade com que se encontram outros?? Fiquei a pensar nisso e de facto, até em programas televisivos falam de tatnos fosseis encontrados e de felinos...nada!!

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2006/01/09 00:08
muito interessante wink.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus