Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Investigadores descobrem nova espécie de carnívoro no Bornéu

Autor: WWF Kayan Mentarang & D. Augeri
Uma nova espécie foi encontrada na floresta da ilha do Bornéu. O animal é uma mistura de gato e raposa e foi fotografado em 2003 pela World Wildlife Found.

Um grupo de investigadores da organização ecologista internacional WWF - World Wildlife Found (Fundo Mundial para a vida Selvagem) - anunciou esta semana ter identificado uma nova espécie de carnívoro nas florestas da ilha do Bornéu.

O animal descoberto trata-se de um mamífero, ligeiramente maior do que um gato, possui pêlo ruivo escuro e uma longa cauda. Segundo estes investigadores ainda não está confirmado se se trata de uma nova espécie ou de uma sub-espécie de felino, que mistura gato com raposa.

O animal foi captado pelas objectivas de uma câmara fotográfica, no ano de 2003, numa região montanhosa no coração do Bornéu, em Kalimantan, dentro do Parque Nacional Kayan Mentarang. Um biólogo e coordenador da investigação na WWF afirmou que as fotos deste mamífero foram mostradas a alguns locais, que conhecem a vida selvagem da área, mas ninguém reconheceu a criatura.

De acordo com um comunicado da organização "esta pode ser a primeira vez em mais de um século que foi descoberta uma nova espécie de carnívoro naquela ilha".

A WWF alerta para o facto de esta espécie se arriscar a permanecer um mistério para sempre, caso o seu habitat não seja protegido de forma adequada. O aviso surge após o Governo indonésio ter anunciado em Julho que planeia criar a maior plantação mundial de palmeiras para extracção de óleo de palma, um projecto que terá um impacto devastador nas florestas, vida selvagem e povos indígenas.

A plantação abrange uma área de 1.8 milhões de hectares, o equivalente a metade da superfície da Holanda.

Algumas organizações, inclusivé a WWF, recomendaram o abandono do projecto enfatizando igualmente o facto de o solo ser pouco fértil naquela zona do Bornéu.

A descoberta desta nova espécie vem alertar mais uma vez para a necessidade de conservar a floresta do interior do Bornéu, onde anualmente cerca de 2.8 milhões de hectares são destruídos devido ao abate ilegal de árvores.

Links relacionados:
Comunicado da WWF
World Wildlife Found

Fonte:
Canal Tecnologia do AEIOU



- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/12/16 23:13

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2005/12/27 16:29
por acaso já tinha visto esta reportagem na BBC News e achei piada ser uma "especie" de gato

» lovekatzz ( sonia silva) » [ Europe/Lisbon ] 2005/12/22 16:51
Espectacular! Ainda há tanto por descobrir no mundo... É uma pena a foto não dar para ver bem esse mamífero desconhcido... Será que já tem denominação? Será Rapato? OU Gaposa? wink.gif laugh.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus