Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Opinião » Filmes

A Marcha dos Pinguins


La Marche de L’Empereur

Realizador: Luc Jacquet

Com as vozes de Romane Borhinger e Charles Berling.

Ano: 2005

Idade: M/6

Duração: 85 minutos

Género: Documentário

Distribuidora: Vitória Filme

País de Origem: França





Sinopse:

É o mais surpreendente fenómeno cinematográfico do ano. «A Marcha dos Pinguins», depois de um impacto causado na França, tem conquistado os espectadores ao longo da sua exibição internacional, nomeadamente nos Estados Unidos, onde os 70 milhões de dólares de receitas tornaram-no o segundo documentário mais rentável de sempre, apenas atrás de «Fahrenheit 9/11».

Este é um documentário sobre o percurso do pinguim imperial até à tradicional zona de reprodução.

Todos os Invernos, nos implacáveis desertos de gelo da Antártida, bem longe no local mais inóspito ao cimo da Terra, tem lugar uma viagem verdadeiramente extraordinária, efectuada da mesma forma há milénios. Pinguins Imperadores, aos milhares, abandonam a segurança das águas de azul cristalino onde habitam, e trepam para a superfície gelada, para dar início à sua longa jornada para uma região tão erma e tão extrema que não alberga nenhuma outra forma de vida, nesta época do ano.

Em fila indiana, os pinguins marcham cegos pelas tempestades de neve, feridos pela força das rajadas de vento. Resolutos, indómitos, levados pela irresistível necessidade de se reproduzir, para assegurar a sobrevivência da espécie. Guiados pelo instinto, por uma força quase sobrenatural, dirigem-se sem falhar para o seu tradicional local de reprodução onde – após um ritual de complexas danças e delicados movimentos, acompanhados por uma cacofonia de arrebatadas canções – juntam-se em casais monógamos e acasalam.


Filmado ao longo de 14 meses na Antárctida pelo realizador e biólogo Jacquet, acompanhado por uma pequena equipa, este filme inaugura um género novo, combinando o documentário convencional de natureza – que revela as pequenas tragédias dos animais – com o estilo de documentário humanizado (tantas vezes utilizado pela Disney), que tenta aproximar os animais de nós através de um efeito de antropomorfização, conseguido pelos actores que dão voz à família de pinguins e expressão dramática à narração (Charles Berling, Romane Bohringer, Jules Sitruk).

Essa junção de factores emocionais com factos científicos, aliada à empatia que estes simpáticos animais automaticamente despertam nos espectadores, poderá ajudar a explicar o sucesso que esta obra tem tido em todos os países por onde tem passado.


Página Oficial - http://wip.warnerbros.com/marchofthepenguins/
Trailer - http://www.apple.com/trailers/warner_independent_pictures/marchofthepenguins.html

Já viste este filme? Dá-nos a tua opinião!


Bibliografia:

http://www.estreia.online.pt/
http://www.7arte.net
http://www.cinema2000.pt/criticas.htm



- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/11/03 23:47

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» TDavid ( TDavid) » [ Europe/Lisbon ] 2006/12/04 21:42
Adorei este filme. Tocou-me profundamente!!

» SilverNymph ( Nídia dos Reis) » [ Europe/Lisbon ] 2005/11/15 20:38
Eu fui ver e achei muito bonito. Tocante e por incrivel que pareça um dos filmes mais românticos que vi. Recomendo. Muito para além de um simples de documentário, um hino aos sentimentos e força dos animais.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus