Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Site Felinus » Entrevistas

Joana Cruz - RFM / Êxtase / Inimigo Público

A multifacetada e activa Joana Cruz acompanha-nos na RFM diariamente entre as 10h e as 14h, participa no programa Êxtase na SIC Internacional e apresenta ainda o Inimigo Público, na SIC. Ela fala-nos dos seus amores de 4 patas, numa entrevista em exclusivo para o Felinus e Cia.

Joana na RFM


Felinus: Em primeiro lugar, gostaríamos que fizesses a apresentação dos teus animais.
Joana Cruz: O mais velho era o Rodolfo, que entretanto já faleceu, depois veio a Matilde. A minha mãe queria uma miniatura e veio o Baltazar que nos saiu um gigante. Mas como a vontade ficou conseguimos ter a Carlota que não pesa mais que 1.5kg.

Felinus: Como é que os animais entraram na tua vida?
J.C.: Logo desde que era uma bébé de berço que me habituei a ter animais. O Zorba era o rafeiro da minha mãe, a sua sombra que vinha comer bolachas da minha mão, estava eu sentada no porta bébés. Cheguei a ter uma carraça atrás da orelha por fazer festas a todos os cães que se atravessavam à minha frente na rua. Algum rafeirito que me deu aquele presente!


Autor: Joana Cruz
Baltazar


Felinus: Em que medida é que os animais mudaram a tua vida?
J.C.: Em termos práticos, já me fizeram ficar em casa umas quantas vezes porque a minha mãe odeia que fiquem mais que uma hora sozinhos. Uma noite inteira é impensável. Por isso quando o resto da família não pode, faço dog-sitting!
A nível interior é sempre aquele amor que se dá com a certeza que eles retribuem a cada festa que fazemos, a cada entrada em casa como se não houvesse amanhã. O amor que lhes tenho é o incondicional de pai para filho, de irmão para irmão.


Felinus: Como são as suas personalidades? Algum deles tem alguma mania ou característica particular?
J.C.: O Rodolfo era o mais nervoso de todos, o mais inseguro e pegado à mãe. Era o que menos reunia amizades perante as pessoas de fora, mas para nós conseguia ser um doce... quando queria! A Matilde é a menina que se impôs quando a Carlota chegou, mas a mais melada de todos! O Baltazar é o mais excitado dos quatro. Adora esfregonas e odeia aspiradores ou vassoras. Aquele olhar meigo dele é inconfundível!. A Carlota é o "bombonzinho" de quem a vê passar na rua. Muito querida, muito portátil e é a que mais gosta de um cantinho aconchegante!

Autor: Joana Cruz
Carlota


Felinus: Existe algum episódio caricato ou engraçado que tenhas tido com um animal?
J.C.: Que me lembre não... todos os momentos são deliciosos à sua maneira!

Felinus: Como reage a família humana à família de quatro patas?
J.C.: Como uma família unida ou não dissessemos "vai ao pai... vai à mana... pede à mãe...". Como irmãos e filhos!



Felinus: Qual a proveniência dos teus animais? (Eram de rua, foram comprados?)
J.C.: Foram todos comprados.

Felinus: Alguma vez colaboraste com alguma instituição de defesa a animais?
J.C.: Nunca colaborei... Penso que ía passar o dia com os olhos inchados e o coração partido em mil pedaços. Espero que a minha colaboração de divulgação na RFM para as necessidades de cada instituição possa ser útil para quem faz trabalho no terreno e precisa dos escassos meios.

Autor: Joana Cruz
Matilde


Felinus: Qual é a tua opinião relativamente ao uso de peles verdadeiras?
J.C.: Condeno, totalmente. Especialmente havendo cada vez mais a consciência geral da forma como os animais têm que ser torturados para ser-lhes retirada a pele.

Felinus: O que pensas sobre a situação dos animais abandonados em Portugal? O que achas que deveria ser feito para sensibilizar a população portuguesa para este assunto?
J.C.: Campanhas publicitárias que são escassas, formação nas escolas, apoios estatais. O ser humano não percebeu ainda que só poderá ser avaliado positivamente pela forma com trata os seus animais.

Felinus: O que aconselharias a quem quisesse adoptar um animal de companhia?
J.C.: Que pese bem os prós e contras. Ter um bichinho implica tratar dele como um filho. Há que alimentá-lo, ir ao médico, ter cuidados higiénicos, educá-lo, dar-lhe amor...
E consoante os tamanhos, ter espaço suficiente!

Felinus: Se fosses um bicho, que animal gostarias de ser? Porquê?
J.C.: Um cão! Dos meus de preferência... bem tratados, como príncipes e felizes com a família que os acolheu... acredita...eu sei!


Entrevista conduzida por Sónia Rodrigues (Inca_Fisga)



- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/09/27 18:41

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» jacinto ( JORGE JACINTO) » [ Europe/Lisbon ] 2005/10/12 23:07
Muito interessante a entrevista com a Joana Cruz, mas entretanto direi que o programa que ela apresentava com o Rui Unas, Inimigo Público, já terminou a carreira na SIC.
Os cãzinhos dela são muito giros !

» Rowan ( Ísis Calió) » [ Europe/Lisbon ] 2005/10/12 19:18
Q saudade da nossa cadelinha que ficou no Brasil com a minha irmã, ela é como um membro da familia... smile.gif e ja tem seus 14 anos!!
N sei qual é o problema de gostar de uma raça em especial? Se ela cuida bem é o q importa!! smile.gif

» Cristinarino ( Cristina Rino) » [ Europe/Lisbon ] 2005/10/05 21:59
Muitas contradições...
Animais comprados; "um rafeirito que a presenteou com a carraça"; etc..., mas tudo bem. Seja qual for o motivo que a leva a participar no programa, é louvável

» nany ( ana maria da costa esteves) » [ Europe/Lisbon ] 2005/10/02 20:15
Gostei ! e claro adorei os "portateis"...
Á medida que vou envelhecendo, vou descobrindo o prazer de um "portatil", um "rodas baixas"...;-)

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2005/10/02 06:35
os cães são uma delicia. Os yorkshire terrier. Eu que, antes de os conhecer detestava cães pequeninos, agora adoro-os e acho que são mesmo uma delicia. Quanto a ser snobismo, não estou de acordo. Este tipo de raças não se encontra facilmente num canil publico ou mesmo privado. Segundo apurei aqui com um vet, são o tipo de cães que se suicida muito rapidamente se forem abandonados pelos donos. Porque são de uma extrema sensibilidade e têm um amor incondicional aos seus donos.
Acho que se a Joana ajuda publicitando na radio (nunca a ouvi e aqui tb não tenho hipoteses) faz a sua cota parte para que haja mais educação. E estou plenamente de acordo com ela quando diz que se deviam fazer muitas campanhas nas escolas porque é com as crianças que se poderá formar um povo educado e sensivel
E posso acrescentar que, se todos os professores em todos os estagios de crescimento das crianças, incluissem sempre uns conselhos sobre as atitudes a ter com os animais e a natureza em geral, as crianças aprendiam mais depressa.
Não adianta dizer que.....a professora de matematica não tem nada com isso, ou a de desenho, ou a de historia.`Não é verdade, todos temos essa obrigação. Eu fui professora de musica mais de 30 anos e SEMPRE inclui na minha disciplina o amor e respeito para com os animais e a Natureza. Espero que pelo menos um ou 2 dos meus alunos tenham aprendido a lição nos milhares de crianças que me passaram pelas mãos. Aliás, tenho a certeza de que a mensagem foi bem ouvida e assimilada.

» Filipa Bastos ( Filipa Bastos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/09/28 12:44
Não penso que tenha a ver com snobismo, mas com um gosto especial por ter animais desta raça. Isso não invalida a vontade de ajudar animais sem raça definida, como aliás se prova pelo trabalho que faz de divulgação na RFM já há muitos anos.

» sonia calvao ( Gazela) » [ Europe/Lisbon ] 2005/09/28 11:31
Bem....eu gostei....e gosto imenso de a ouvir na RFM.....apenas não apreciei a parte do "comprados".....lamento mas mostra um lado um pouco snob!!!!!
Apesar de tudo não lhe retiro o mérito da ajuda prestada na divulgação das associações necessitadas!!! smile.gif

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2005/09/28 10:11
smile.gif tb gostei muito.

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2005/09/27 20:48
Gostei muito laugh.gif

» Becas ( Fernanda Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/09/27 19:16
Parabéns pela entrevista. As fotos estão bem giras. smile.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus