Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Conselhos

Cuidados que deve ter na exposição ao calor


O facto de irmos de férias e de termos de pensar onde deixar os nossos animais de companhia não deve ser a única preocupação que nos assalta nos meses de Verão. É que o calor, que tanto nos agrada, pode causar sérios problemas a cães, gatos e até a alguns animais exóticos. Exposições ao sol, mesmo que por pouco tempo, falta de ventilação, falta de água e exercício desmesurado são situações de risco, sobretudo se conjugadas, mas que podem evitar-se com facilidade.

Cães e gatos, por exemplo, nunca devem ser deixados dentro de um carro ao sol, nem que seja por breves instantes, sob pena de sofrerem o chamado golpe de calor. Quem viaja com animais nestas dias deve ainda ter a preocupação de fornecer-lhes água com frequência. De preferência, evite andar na estrada nas horas de mais calor e tente, sempre que possível, fazer pausas ao longo do percurso.

Também em casa há cuidados a não esquecer. Apesar de os felinos, quando soltos, terem alguma facilidade em procurar um sítio fresco, o melhor mesmo é deixá-los em locais bem ventilados e com uma boa sombra, colocando à disposição uma taça de água fresca. E o mesmo, claro está, se passa em relação aos cães. Ainda sobre estes, não perder de vista mais duas dicas: se costuma levá-los à rua, opte por fazê-lo manhã cedo ou ao fim do dia e diminua o tempo dos passeios, de forma a que os animais não façam esforços a mais. Sobretudo, sendo cachorros, idosos, obesos ou doentes cardíacos.

Quanto aos exóticos, que, na generalidade dos casos, se deliciam com as altas temperaturas, também há que prevenir riscos. Répteis como as cobras e as iguanas adoram apanhar banhos de sol, mas necessitam também de ter uma boa sombra, o mesmo acontecendo com os psitacídeos e os pequenos roedores. Já as tartarugas precisam de se refrescar e, por isso, têm de ter sempre água por perto.

Não há como consultar o médico veterinário que assiste os seus animais para melhor se informar sobre os cuidados a ter. Até porque, se forem doentes, os bichos necessitam de atenções redobradas. E casos há em que o calor a mais faz vir ao de cima patologias escondidas.

Autora: Isabel Peixoto



http://jn.sapo.pt//2005/08/16/dossier/Cuidados_que_deve_ter_na_exposi.html

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/09/02 21:59

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» mclarabracinha ( Maria Clara Bracinha) » [ Europe/Lisbon ] 2008/07/22 23:40
Um dos meus gatos apesar do calor q tem estado procura a varanda q é dos sitios mais quentes da casa ele já tem 13 anos e gordo será isto normal ??? enquanto a gata faz precisamente o contrario...Alguem quere comentar .obrigada
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus