Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Campanhas

Colabore com o “Projecto Santuário” da ANIMAL

Um santuário para animais é um espaço que existe exclusivamente para acolhimento, preservação e protecção dos animais que neste são mantidos. Um santuário é um espaço muito amplo, fora das cidades, onde se recriam o mais possível as condições dos habitats naturais onde os animais que neste são protegidos viveriam, se nunca tivessem sido retirados do seu meio selvagem ou se lá tivessem nascido.

Num santuário, os animais que aí são protegidos têm a oportunidade de passar o resto das suas vidas em segurança e em regime de semi-liberdade (porque os santuários são, para protecção dos animais, vedados e de acesso impedido ao público), vivendo em espaços especialmente pensados e criados para que se sintam o mais seguros e tranquilos possível, num ambiente o mais natural possível, para que se sintam em equilíbrio e possam reproduzir os seus comportamentos naturais livremente.

Um santuário não tem fins lucrativos e não recebe visitas do público, menos ainda a troco de pagamento. Cada animal que vive num santuário é tratado como um indivíduo que importa por si mesmo e que merece todo o respeito, consideração, cuidado e protecção. Habitualmente, os santuários são criados para poderem receber e proteger permanentemente animais que tenham sido resgatados de situações de abandono, violência, maus tratos ou negligência, e têm uma equipa técnica de médicos veterinários, biólogos e etólogos cuja tarefa é garantir que cada animal recebido no santuário e ali protegido seja adequadamente tratado e recuperado, tanto física quanto psicológica e emocionalmente.

Frequentemente, os santuários recebem animais resgatados de redes de tráfico de animais, de circos, parques zoológicos ou outras actividades cruéis de entretenimento em que sejam usados animais. É também comum serem protegidos animais que tenham sido resgatados de laboratórios de experimentação ou de quintas de peles. Os santuários costumam também estar preparados para receber vacas, porcos, galinhas, ovelhas, cavalos, burros e outros animais habitualmente usados em explorações pecuárias que tenham sido vítimas de especial crueldade ou de abandono.

Além disso, os santuários podem também estar preparados para receber e proteger aves feridas, animais feridos por caçadores, cães e galos resgatados de combates de animais, animais de companhia que tenham sido abandonados ou violentados, entre outros. Um santuário tanto pode estar preparado para receber animais de espécies domésticas como de espécies selvagens, como pode ainda estar também vocacionado para recuperar e conservar animais de espécies protegidas. Um santuário para animais é, no fundo, um espaço dedicado a beneficiar e proteger os animais e onde a vida, a felicidade e o bem-estar destes são valores invioláveis.

Pode ver exemplos de santuários em www.ranchodosgnomos.org.br, http://farmsanctuary.org, www.hillside.org.uk, www.monkeysanctuary.org, www.animalsanctuary.org e www.shambala.org.

Apesar de estarmos em 2005 e de quase todos os países no mundo terem pelo menos um santuário para animais, Portugal não tem sequer um santuário. Em Portugal, a apreensão e o resgate de animais selvagens é extraordinariamente dificultado por esta circunstância, sendo comum as autoridades apreenderem animais e nomearem os seus próprios proprietários (aos quais os animais foram apreendidos por se encontrarem em situação ilegal ou de sofrimento) como fiéis depositários.

Alternativamente, quando animais são apreendidos, ou são entregues a parques zoológicos e aumentam a colecção destes, o que equivale a um aumento do lucro que estes retiram da exibição de animais (para prejuízo destes), ou são abatidos por não haver espaço algum para onde possam ser enviados e onde possam ser protegidos. Frequentemente, os processos de apreensão de animais nem sequer se iniciam exactamente porque não há sequer um espaço realmente preparado e a funcionar para receber e proteger animais que sofreram em redes de tráfico, em circos, em zoos, em combates, em qualquer situação de maus tratos ou no cruel mas tristemente comum abandono.


É por todas estas razões que a ANIMAL está a desenvolver o “Projecto Santuário”, um projecto para a criação do primeiro santuário para animais em Portugal. É infelizmente fácil identificar uma vasta série de problemas que afectam os animais em Portugal e para os quais a existência de uma autêntica rede de santuários seria necessária e urgente. Porém, o primeiro passo será criar um santuário que tenha condições excepcionais para receber, recuperar e proteger todos os animais que nele possam ser instalados.

Idealmente, este seria o primeiro de uma rede de santuários a desenvolver no futuro. Este projecto exige, contudo, pelo menos um terreno de muito grandes dimensões, fundos para a preparação do terreno e ajustamento deste às características e necessidades dos animais que o santuário receberia, para a criação de uma clínica veterinária para garantir o acompanhamento médico de todos os animais recebidos e protegidos no santuário, uma estação técnica para funcionar como base para a equipa técnica do santuário, fundos para a criação e manutenção de um sistema de segurança, fundos para os salários dos técnicos do santuário cuja tarefa seria apoiarem os animais, veículos para o resgate e o transporte de animais e para a segurança do santuário, entre outras necessidades fundamentais para que um santuário pudesse ser criado.


Porque é urgentemente necessário para os animais em Portugal, a ANIMAL tem o “Projecto Santuário” em estudo e desenvolvimento, mas, para que este se concretize, precisa da sua ajuda. Se este projecto lhe interessar e se de algum modo quiser colaborar com o seu desenvolvimento e realização, por favor escreva para projectosantuario@animal.org.pt e diga-nos o que pensa deste projecto, que sugestões lhe ocorrem acerca do mesmo, como gostaria de o ver realizar-se *e de que maneira poderá e quererá ajudar este importante projecto a realizar-se* em Portugal.



Torne-se sócia/o da ANIMAL e apoie a organização na defesa dos direitos dos animais. Inscreva-se através de socios@animal.org.pt.


Junte-se à Lista de Activismo da ANIMAL. Inscreva-se enviando um e-mail em branco para activismo_animal-subscribe@yahoogroups.com.


Para mais informações, por favor contacte a ANIMAL através do e-mail info@animal.org.pt ou visite o site www.animal.org.pt.

Se não quiser continuar a receber as Notícias da ANIMAL, por favor envie um e-mail com a inscrição "Sair" para noticias@animal.org.pt.




- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/08/20 23:39

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» lilianacosta ( liliana costa) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/25 15:36
Penso que é uma boa iniciativa, mas com tantas carências e problemas financeiros que várias ou todas as associações estam a passar é dificil colocar este projecto em 1º lugar. Existem casos super super super su....... urgentes.

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/22 19:11
Tarefa hercúlea que só será possível com um apoio enorme, desde já financeiro...
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus