Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Opinião

"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo" - Parte II

Autor: Desconhecido
Os olhos revelam a alma

Na nossa cultura os animais não têm o mesmo tratamento, não são encarados da mesma forma. Há aqueles dos quais nos alimentamos e aqueles que fazem parte da família. Uns são vistos (erradamente) como produto e outros como amigos. Cães e gatos são vistos como amigos, desde há muito, na sociedade ocidental.

Vamos buscá-los pequeninos e frágeis e vemos inundados de ternura cada passinho desengonçado daquele bebé na nova casa, aprendemos a distinguir aquele miar ou aquele latir de todos os outros, sentamo-nos no sofá com eles ao colo a olhar para nós como se fossemos uma espécie de ídolo, rimos ao ver aquele olhar guloso quando abrimos um pacote de comer, damo-lhes nomes que gostamos e enchemo-nos de alegria quando vêm a correr ao chamarmos, tiramo-lhes fotos e mostramos a toda a gente cheios de orgulho, damo-lhes banho com champôs perfumados, compramos brinquedos engraçados, tigelinhas, coleirinhas, caminhas e tudo o que pudermos para serem felizes connosco. Tratamo-los quando estão doentes e encaminhamo-los na velhice. Eles retribuem com uma dedicação incomparável, com turrinhas ou aquele abanar de cauda inconfundíveis, dedicam-nos a vida com uma devoção que só um animal consegue, com total pureza, com o sentimento mais autêntico que se pode conhecer. Quando partem choramos a perda, fica o vazio que não pode ser preenchido e a casa parece árida e fria sem aquela presença alegre que nos fazia rir mesmo nos piores dias.

No entanto, nem sempre é assim. Às vezes, um cão ou um gato amam em vão, dedicam a vida a quem não merece, de forma alguma, o privilégio de ter a devoção de um ser tão genuíno.

Gostava de perceber porque certas pessoas vão buscar animais para as suas casas, comprometendo-se a tratá-los bem para depois falhar. Falhar redondamente, não por forças superiores a si próprios mas deliberadamente. Os motivos apresentados são muitos, dignos de uma imaginação um tanto ou quanto limitada, porque nenhum deles faz qualquer sentido para justificar o abandono. As férias que estão à porta é o mais corriqueiro dos argumentos, mas o motivo é pouco relevante porque nenhum, é de facto, um motivo, é apenas uma desculpa oca para lavarem as mãos de uma responsabilidade inerente a uma decisão tomada em consciência... ou, neste caso, sem consciência alguma, porque esta é uma faculdade das pessoas sãs.

São abandonados nas ruas. Ficam à deriva, não sabem o que se está a passar nem porque motivo aquela pessoa que tanto amam os está a deixar sozinhos, ao frio, desamparados, num lugar que não conhecem. Habituados ao conforto de uma casa e à companhia humana não sabem sobreviver num mundo completamente desconhecido e aterrador. Sofrem com as variações climatéricas, passam fome, são vítimas de maus tratos e a sua saúde vai-se degradando. Outras vezes, são abandonados nos canis e gatis, vendo-se no meio de imensos animais, nem sempre amistosos, têm alimento mas não têm afecto, não têm a mão amiga a afagá-los, não têm a sua caminha e o seu dono, sentem-se sós, sentem-se tristes. Há ainda os casos mais cruéis de animais que são lançados de carros em andamento ou depositados em caixotes de lixo mas isso já passa dos contornos do inqualificável abandono para actos potencialmente psicopáticos.

Como é possível fazer-se tanto mal a quem era suposto proteger e amar? Como é possível dormir de noite ao saber que existe um ser, que nos amou incondicionalmente, completamente perdido e sozinho?

Desenganem-se os que pensam que os animais não reconhecem o abandono. Eles sabem precisamente o que lhes fizeram e muitos entram em depressões profundas. A Maria, uma gata que foi deixada no gatil da União Zoofila, é disso um exemplo. A sua dona morreu e os familiares macularam a sua memória deixando a sua gatinha adorada num gatil. Não se preocuparam se esta ficava bem, se não ia sentir, ainda mais profundamente, a morte da pessoa que sempre a acompanhou. A Maria não ficou bem, recusou-se a comer, recusou-se a viver, recusou-se a ficar limitada às paredes do gatil, recusou-se a deixar a sua casa. A Maria escolheu morrer. Nada do que os voluntários tentaram resultou, nem os carinhos, nem os cuidados médicos. A Maria morreu.

Casos destes sucedem-se, não só com gatos mas também com cães e é a prova que eles sentem e sofrem, que lembram e percebem o que lhes foi negado, percebem que depositaram as suas vidas nas mãos de quem nunca lhes deu valor, de quem nunca se preocupou se sentiam, se choravam, se riam e se amavam.

E se realmente Deus é justo estas pessoas, possivelmente na sua velhice, irão sentir na pele o mesmo abandono, a mesma incredulidade, a mesma tristeza e a mesma desorientação que infligiram aos seus animais. Terão alguém, que era suposto amá-los, a deixá-los no pior sitio, no mais frio, no mais sujo, sozinhos... à sua sorte... a morrer.

- SilverNymph (Nídia dos Reis) [ Europe/Lisbon ] 2005/08/08 14:55

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Froguinha ( Joana Domingues) » [ Europe/Lisbon ] 2007/07/17 23:30
Parabéns! Verdade... Mais uma vez: fôssemos mais a pensar assim... sad.gif

» GASPARSA ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2005/09/02 17:52
Eu sinceramente, já desisti de perceber a cabeça de tantas pessoas que andam por aí e que na realidade nem pessoas são, agora se assisto a algo que não me agrada contra um animal, eu aí viro fera e sou capaz de tudo o que me é possivel, em casos que não posso agir sózinha peço ajuda a quem devo pedir, desde que mudei de casa que fiquei pasma, pois é a primeira vez que moro num lugar onde quase todas as pessoas tem animais, gatos e cães e que os vejo bem criados e tratados. Caso alguém assista a algo que está errado vejo que esses meus vizinhos tb não ficam indiferentes por também terem animais. Mas o importante é quem ama os animais fazerem qq coisa, cada um à sua maneira, dentro das suas possibilidades, uns dando de comer, outros acolhendo e conseguindo um lar para tantos animais, outros que fazem tudo qdo assistem a alguma violencia contra um animal, qq gesto é valioso. E alguém que pense em ter um animal que o faça como um acto mto racional e pensado, um animal não é um brinquedo que se cansa e vai para o lixo, a adopção de um animal é como um filho é para a vida. Eu na minha casa tenho apenas a minha Mishi, infelizmente não me é possivel ter mais, mas mais vale criar um com amor e com tudo o que se tem de bom para dar.E tentar ajudar os restantes de uma forma digna e tb com amor e com protecção, mesmo que não estejam na nossa casa.

» sergio palma ( Sérgio Palma) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/30 18:01
so há uma palavra para descrever... tocante.
Como é possível alguém abandonar um animal que nos dá tudo e só pede um carinho e um pouco de comida. Essas pessoas terão o seu castigo ao arder no mais quente dos infernos, e irão sofrer na pele tudo o que fizeram a outros

» m.gabriela ( zecrag) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/19 10:38
Mais uma vez cheguei às lágrimas. Mais um texto espectacular e do mais actual possível. Tal como a Helena Cepeda também me preocupo muito o que poderá acontecer aos meus adorados meninos, após a minha morte (levá-los-ei no meu coração).

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/10 15:05
Eu tenho dito a toda gente, se eu morrer a única coisa que peço é que continuem a tratar bem os meus gatos.
Mas se há gente que maltrata, mata e abandona os próprios filhos humanos, quantos mais não haverá que o fazem aos animais?

» catarinaj ( Catarina Jorge) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/10 10:28
Não consegui conter as lágrimas....é tudo verdade...verdadinha!!

» anajorge ( Ana Antunes) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/08 16:41
EStá divulgado. Gostei de ler.

» Filipa Bastos ( Filipa Bastos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/08 14:57
Mais um texto extraordinariamente tocante, verdadeiro, actual, e muito bem escrito. clap.gif A divulgar por todo o lado!!!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus