Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Cinquenta cães sobreviveram 6 meses abandonados numa vivenda

Local «foi visitado por todas as autoridades desde a Câmara, saúde pública e GNR mas ninguém fez nada», dizem vizinhos

Cinquenta cães debilitados, magros e sujos foram hoje retirados de uma vivenda em Ribeira de Pedrulhos, Torres Vedras, onde se encontravam abandonados há mais de seis meses com o conhecimento da Câmara municipal.

Os serviços camarários, que conheciam o problema desde Dezembro de 2004, altura em que foram alertados pelos vizinhos com queixas de barulho e maus cheiros provocados pelos cães, alegam que só hoje foi possível retirar os animais para o canil municipal por só agora terem tido autorização para entrar dentro da habitação.

Indignada com as condições em que os animais foram mantidos na casa, a presidente da Associação de Protecção dos Animais de Torres Vedras, Olinda Dias, disse hoje que «a Câmara sabia do que se estava a passar pelo menos há seis meses».

«Compreende-se que as pessoas que vivem aqui à volta vivam num inferno de barulho e mau cheiro, mas o que custa é que ninguém se preocupou com o bem-estar destes desgraçados», acrescentou Olinda Dias.

A dirigente da associação contou que após ter tido conhecimento do caso (terça-feira) foi ao local tendo-se deparado com uma situação em que «da parte de trás estavam vinte animais em canis sem comida e sem água, e estava uma cadela a parir e os outros a comerem-lhe os cachorros porque estavam esfomeados».

«Há muitos animais que vão chegar ao canil para lhes darmos banho e que estão em condições físicas muito más. Estão muito magros e vai ser quase impossível recuperá- los até porque o canil está superlotado», disse Olinda Dias, que em conjunto com outras voluntárias vai tratar dos cães.

A mesma responsável disse ainda que «existe uma lei que diz que as forças policiais são obrigadas a intervir quando há animais em risco e por isso não se compreende como é que a situação se arrastou durante tanto tempo. Há aqui animais que estiveram meses fechados numa garagem sem uma única janela ou luz».

Os vizinhos do número 20 da Rua Santa Mirinha em Ribeira de Pedrulhos afirmaram à Lusa que reclamaram junto da Câmara e que apesar de terem sido notificados dos procedimentos que estavam a ser seguidos o problema foi-se arrastando.

Um dos moradores, José Pereira disse que o local "foi visitado por todas as autoridades desde a Câmara, saúde pública e GNR mas ninguém fez nada".

De acordo com os ofícios que receberam da Câmara, a autarquia notificou em Fevereiro a proprietária da residência (que deixou de ali habitar) a, no prazo de um mês, a limpar o local retirar os animais.

A ordem acabaria por não ser cumprida e o caso passou para as mãos da GNR a quem competia encontrar a proprietária, mas a guarda também acabou por não a encontrar.

Questionado pela Lusa sobre o porquê de a Câmara não ter agido coercivamente, o veterinário municipal disse que não pôde intervir mais cedo por «não ter conseguido encontrar ninguém que abrisse a porta».

«Em três ou quatro meses já cá viemos cinco ou seis vezes mas não podíamos é invadir a propriedade privada. O que aconteceu hoje foi um acto de boa vontade do senhor (a única pessoa que uma vez por semana alimentava os animais) porque caso contrário só com mandado judicial», explicou.

O veterinário municipal afirmou ainda, após a primeira retirada de 30 cães para o canil, na manhã de hoje, que «alguns estão em bom estado enquanto outros estão num estado já depauperado e com muita sujidade».

Contactada pela Lusa, a delegada de saúde de Torres Vedras, Clara Garcia, explicou que emitiu um parecer conjunto com a autarquia em Fevereiro deste ano onde era ordenada a retirada de todos os canídeos do local e a limpeza do local por razões de saúde pública.

«Quando a pessoa notificada não cumpre a ordem o processo segue a via jurídica e aí é mais complicado resolver a situação», admitiu a delegada de saúde.



Fonte:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=565198&div_id=299


- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 00:00

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Mindstorm ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/05 12:21
Na legislação não está tipificado como crime, apenas como contra-ordernação.

» morgaine_ba@hotmail.com ( Teresa Soares) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/03 00:18
È uma vergonha nacional efectivamente.
Eu não vejo TV, fui informada por uma colega minha e vim pesquisar. È lamentável que a pouca legislação que ainda existe neste País não seja aplicada em situações de degradação e condições esacandalosas e altamente escruciantes para um ser vivo. Só revela que este País tem muito aprender em termos de mentalidade. As pessoas não encaram os animais como seres vivos e que somos responsáveis por eles. Sim porque se somos a única especie a ter inteligência seria de esperar que tivessemos capacidade de discernimento para a utilizar. Mais, se na legislação, está considerado como crime, e sujeito a multa porque não se procuram os verdadeiros culpados e sujeitam-nos a sanções??? Mas vistas bem as coisas se existem neste país caso de maltratos a crianças, pedofilia aos olhos de toda a gente, que se pode esperar do trato a animais?

» Vanda Jorge ( Vanda Jorge) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/01 15:55
Meu Deus! O que estes animais devem sofrer.

» nany ( ana maria da costa esteves) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/30 22:24
Mais uma vergonha nacional !

» joanasaramago ( Joana Saramago) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/30 00:46
Acho incrível como a polícia nada fez. claro que é propriedade privada e blablabla mas é um crime. se estivesse lá um homem morto não ficavam à espera de quem lhes abrisse a porta com certeza.
e os donos deviam ir parar à cadeia.
A pergunta é.. como é que os bichos aguentaram tanto tempo?? coitadinhos.
é uma vergonha. estou muito envergonhada por ter situações destas a acontecer na minha terra.
E o senhor que alimentava os cães não sabia chamar as autoridades, pedir ajuda? Continuava a contribuir para aquela desgraça impávio de sereno?
sabendo que os bichos estavam atolados em cócó daquela maneira?
sad.gif sad.gif sad.gif

» Lay ( Adelaide A. Romão) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 20:50
parece impossivel... não há palavras para dizer a revolta k isto me faz sentir. sad.gif

» Assunção ( Assunção Baptista) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 19:27
Estou sem palavras...

» MMedina ( Maria Medina) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 19:04
Eu também não sei o que dizer. Ouvi algo no telejornal, mas a minha mãe, que já tinha visto a notícia, quis logo mudar de canal. Sinto-me a viver numa anarquia.

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 13:58
que horror, deu-me volta ao estomago.....mas o pior é saber que os donos destes pobres animais andam à solta e podem fazer o mesmo a outros tantos porque eu acho que gente que haje assim não pode ser normal........ Que coisa horrorosa , pobres bichinhos. Aqui em INglaterra tb foi relatado um caso destes, embora nãop fossem tantos cães era "só " 20 e pertenciam a um velhote que procurava ptratar deles mas que nem tinham dineiro para comer. As condições em que vivia eram mais ou menos o que está descrito no artigo e tanto ele como os cães estavam completamente sub nutridos. o RSPCA foi lá, tratou dos cães mas o velhote não queria que os tirassem de la. Só com a intervenção da policia e dos Serviços Sociais é que se conseguiram tirar e salvar.
Pelo menos, neste caso, era mesmo só pura doideora do velhote que já não tinha noção nenhuma do que fazia porque ele ate adorava os cães.

» poliana ( Poliana Vieira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 13:45
Para além deste horror, que me deixa revoltada e triste, acho que há qualquer coisa aqui qu não "bate" bem, então os donos dos cães desapareceram sem deixar rasto??? será que não seriam cães já retirados da rua? se eram era porque alguém gostava deles não?só acho estranho ninguém explicar o que aconteceu aos donos.

» alexasof ( Alexandra Carvalho) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 12:48
Quando passou a reportagem na TVI fiquei completamente destroçada (aliás, como muitos de vocês, calculo!).
É incrível que neste país ainda se assistam a situações deste género e que os culpados das mesmas não sejam punidos (afinal de contas, onde anda a senhora -proprietária, segundo notícia publicada no "Público"- donja da casa?).
Realmente, a estupidez e maldade humanas não têm fim!...

» ClaudiaF ( Cláudia Figueiredo) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 12:31
Toda a história é simplesmente repugnante. Como de costume as pessoas ficam impunes e são os animais a pagar a factura...

» karynnekk ( karynne) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 10:39
È horrível e tão triste...

» elsapereira ( Elsa Pereira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 10:08
Impressionante. sad.gif sad.gif Também tinha visto a notícia à noite no jornal da TVI e repetiram ontem à hora de almoço.

» Leo ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 01:22
no comment sad.gif sad.gif

» Filipa Bastos ( Filipa Bastos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 01:08
A versão que eu recebi por email tem mais dois parágrafos que aqui não constam, e que eu considero os mais chocantes (terá sido por isso que esta versão foi cortada?). São eles: "Começámos depois a espreitar para dentro de casa e por incrível que pareça vimos tantos animais lá dentro, no meio de excrementos que chegam ao meio da parede não se conseguindo distinguir de que cor eram os animais", disse.
"Por uma janela que forçámos conseguimos atirar um saco de ração e os animais quase que se mataram para comerem meia dúzia de grãos de ração", acrescentou.
"Os animais vão ser tratados e recuperados e os que sejam portadores de doenças infecto-contagiosas e que representem perigo para os outros cães serão abatidos", disse o veterinário.
Também recebi algumas fotos, que vou anexar ao artigo.
sad.gif



» everblue ( Elsa Patrícia Bernardo Correia de Oliveira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 01:07
Vi a notícia no jornal da noite da TVI de quarta-feira, fiquei destroçada...

» sonia costa ( Sónia Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/29 00:09
Não há comentário possivel ...
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus