Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Opinião

"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo"

Autor: Animal.org
A imagem das experiências ciêntificas


Muitas vezes questiono o que leva a Ciência a afirmar que a espécie humana é superior à animal. E com base em que provas é que toda a gente aceita esta versão? Eu ainda não descobri um único indício irrefutável, no entanto, ninguém contesta esta pseudo verdade cientifica. Nem quanto à nossa superior inteligência eu estou certa. Lá porque inventámos coisas como automóveis e electricidade e os animais nem sequer sabem usar um telemóvel não significa que eles não pensem de todo. As necessidades são diferentes, as espécies são diferentes mas isso não nos põe automaticamente no topo de todas as criaturas que connosco coabitam, nem nos dá legitimidade de as maltratar. Infelizmente ninguém vê isso, o que para mim é prova suficiente de que não somos, de forma alguma, superiores.

Criam-se autênticos coliseus romanos onde a tortura é apreciada como um espectáculo, as pessoas nas bancadas levantam-se em euforia ao ver um animal ser mutilado numa arena. Estou a falar das touradas, de morte ou não. Há quem apelide de belo este circo de horror, há quem considere uma arte espetar lanças com arpões nas costas de um touro rasgando-lhe os tecidos, enquanto este vai enfraquecendo e sangrando aos olhos de uma multidão que aplaude. Onde está a nossa inteligência aqui?

Inventam-se iguarias, supostamente requintadas, conseguidas através da alimentação forçada. Durante 16 dias um funil de mais de 40 cm é empurrado pela garganta de gansos em doses equivalentes a 12,6 kg de esparguete para um ser humano, a partir do 12º dia o processo é repetido de 3 em 3 horas, o corpo fica completamente deformado, o animal não consegue respirar nem mexer-se. Um sofrimento prolongado e atroz unicamente para produzir um patê, o foie gras. Onde está a nossa lógica e sensibilidade aqui?

Milhões de ratinhos, coelhos, porquinhos-da-índia, furões, gatos, cães, primatas, ovelhas, vacas, porcos e muitos outros animais continuam a ser usados em experiências em nome da ciência, ou simplesmente da estética. Em vez de se desenvolverem técnicas científicas mais avançadas, os governos permitem que os pesquisadores infectem animais com doenças que eles nunca contrairiam em circunstâncias normais, que lhes injectem químicos tóxicos, lhes quebrem as colunas, lhes partam os ossos e que instalem eléctrodos nos seus crânios. Os investigadores militares provocam doenças e feridas nos animais com radiações, agentes químicos e armas de fogo. Alguns investigadores de psicologia submetem os animais a privação maternal, viciam-nos em drogas e álcool. 65% destes procedimentos inqualificáveis são realizados sem anestesia alguma. Em cada 3 segundos morre um animal num laboratório europeu, a cada 2 segundos num laboratório japonês, a cada 1 segundo num laboratório norte-americano. Só no Reino Unido, quase 3 milhões de animais são mortos anualmente. É esta ciência que nos dá o titulo de seres superiores?

Em prol de modas fúteis, baseadas na ostentação de riqueza, animais são brutalmente mortos por métodos que deixam a imaginação distorcida (no que diz respeito à tortura) da idade média a um canto. Totalmente a sangue frio os mais belos animais do mundo são electrocutados por via anal ou vaginal, por asfixia, afogamento ou pancadas, simplesmente para não danificar a sua pele que vai ser usada em casacos para levar a uma festa qualquer. A crueldade sem limites é o que nos torna com mais valor?

Muita gente considera a caça um desporto, um divertimento. Perseguir seres vivos que sentem medo e angústia como nós, que sofrem, que sangram, que gritam... e matá-los, por puro prazer, é divertido? Note-se, não é por necessidade, é porque os pratos não fazem voos picados. É este um argumento brilhante?

Ainda que os animais não pensassem a questão não é essa, a questão é: Eles sentem. Só isso deveria ser argumento suficiente para não se cometerem chacinas em massa. A humanidade refugia-se na teoria de que somos superiores para poder utilizar seres para seu proveito próprio. O mesmo argumento foi usado para escravizar pessoas durante séculos, dizia-se que não pensavam ou não tinham alma, para limpar as culpas de uma barbárie inqualificável, o objectivo era o lucro como o é agora em relação aos animais. Admitir que eles pensam seria o abandono da utilização destes para fins de pesquisa ou de divertimento, teriam de deixar de servir interesses capitalistas e o lucro seria muito menor, além disso seria aceitar que não somos superiores e esse foi o eterno combate ao longo da História.

A nossa sociedade desde sempre foi arrogante e ridícula. Sempre se opôs, mesmo perante provas, a tudo o que punha em causa o orgulho da humanidade. Auto intitulou-se como o centro do universo, afirmava que tudo girava à volta da Terra. Copérnico deu o primeiro pontapé neste orgulho cego afirmando que não éramos o centro da nada, apenas mais um planeta do sistema solar. Depois veio Darwin com a sua teoria da evolução das espécies afirmar que não éramos feitos à imagem divina, mas apenas animais como todos os outros. Estes dois homens desafiaram as crenças enraizadas, provocaram discórdia e polémica, hoje em dia ninguém os contesta. Um dia, também ninguém contestará que fazer mal a um animal é tão grave como fazê-lo a uma pessoa, que não somos os únicos seres pensantes e que não estamos no topo de nada. O orgulho e ganância humanas têm de ser controlados para se parar de fazer atrocidades perante a passividade de todos.

Questiono a nossa superior inteligência porque esta é muito questionável. Eu atrevo-me a dizer que somos um género de doença do equilíbrio natural, estamos a levar a cabo a aniquilação do ecossistema, da vida existente e de nós mesmos. Existirá ser mais doentio e destrutivo que a nossa espécie? Todos os seres contribuem para manter a estabilidade da criação, todos são necessários para a evolução e equilíbrio... todos, menos nós. Somos um género de cancro que destrói tudo por onde passa, que destrói o planeta, que se destrói a si mesmo. Nós, vistos num todo, somos os mais dispensáveis. Que dizer de uma espécie que se auto aniquila? Só me ocorre uma coisa, que é a mais estúpida de todas as espécies.




- SilverNymph (Nídia dos Reis) [ Europe/Lisbon ] 2005/07/23 02:03

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» mamedvet ( Mariana) » [ Europe/Lisbon ] 2007/07/23 08:16
Texto PERFEITO!
Parabéns!

» Froguinha ( Joana Domingues) » [ Europe/Lisbon ] 2007/07/17 23:27
Absolutamente verdade... E tanto que já tentei explicá-lo a quem caça, a quem assiste às touradas, a quem bate nos animais... Não consigo... Não por incapacidade minha, acreditem! É mesmo porque esta gente não quer entender, vê força nos seus "argumentos", que nem são dignos deste nome (daí as aspas).

Parabéns pelo artigo, pela qualidade no geral, pelas ideias... Fôssemos mais a pensar assim... sad.gif

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2005/08/02 20:42
muitos parabens pelo texto que poe em palavras o que sinto ha ja muito tempo!

» noggy ( Sandra Nogueira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/30 01:30
Parabéns por esta reflexão fantástica! Subscrevo inteiramente.

» mhortaramos ( Maria Manuela Picado Horta Alves Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/25 18:23
Um excelente artigo que expressa verdades irrefutáveis porque o grande predador do planeta Terra é a espécie humana.

» ajmmr ( Adriana Magalhães) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/25 18:10
Artigo brilhante! É isso tudo!!!!! O ser "humano" devia ter vergonha! Só quando desaparecermos da Terra esta voltará a ser perfeita...

» anajorge ( Ana Antunes) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/25 11:56
Concordo em absoluto com as suas palavras mas infelizmente este texto não chegará à mão dqueles que o deveriam ler porque assim que vissem o título de imediato passariam à frente.
Infelizmente o homem tem cada vez menos, apesar dos muitos alertas, conciência do que anda a fazer neste mundo esquecendo-se que o mal feito hoje vai recair directamente sobre os nossos descendentes.
Em relação aos maus tratos, sabem que à tempos ouvi alguém dizer que nos bairros deveriam ser proibidos os cães por ladrarem muito durante a noite e acordarem as pessoas; perguntei-lhe qual era a solução e essa passava por abater os cães existentes. A minha resposta foi que ele também falava alto e ninguém o mandava abater.
Como vêem perante observações destas como é que as mentes podem mudar.

» helenaazevedo ( Helena) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/23 22:39
tenho que lhe dar os parabéns por este texto magnifico, concordo inteiramente consigo. Acho que devia divulgar este texto por mais sites, mas infelizmente temo que aqueles que deviam mudar e render-se às suas palavras, não vão querer "abrir olhos". é de lamentar mas a verdade é mesmo esta... o ser humano não respeita os da sua própria espécie quanto mais as outras espécies. Só me dá vontade de dizer: "burro é aquele que não vÊ, mas mais burro ain da é aquele que não quer ver".

» MMedina ( Maria Medina) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/23 21:03
Também penso da mesma maneira, aliás já tive várias discussões com pessoas que efectivamente se julgam superiores aos animais e que, por essa razão, os podemos subjugar aos nossos interesses. Mas infelizmente, estas pessoas não irão mudar de ideias ao ler este texto...

» ZicaCabral ( Zica CAldeira Cabral) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/23 07:39
faço minhas as palavras da Felipa Bastos, gcom uma diferença, ............gostaria de ter sido eu a escrever o texto porque infelizmente não me igualo em qualidade de escreita. Mas o sentimento e o pensamento são iguais. Há muito s anos que combato esse tipo de "suoperioridade " e, quando estava na universidade a fazer antropologia, choquei muito um prof de filosofia ao declarar-lhe que entre nós e os animais só existe uma diferença, de especie. De resto somos feitos da mesma materia, pensamos, amamos, temos alegrias e sofrimentos. Se os Nazis são apontados por tentar dizimnmar uma etnia tb provocando tortura e levando a cabo experiencias em seres humanos , porque não são tratados da mesma forma os donos dos laboratorios que fazem o mesmo em animais? São seres vivos ,seres pensantes e seres actuantes no conntinuum natural e, que sem eles a especie humana não podeira sobrreviver. Para quando um "Julgamento de Nuremberg" para esses seres que se julgam superiores?
Parabéns pelo texto Nidia e acho bem que o divulgues fora do site Felinus porque acho que acordaria algumas consciencias que infelizmente dormem de mais. clap.gif clap.gif

» Filipa Bastos ( Filipa Bastos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/07/23 02:09
Este texto podia ter sido escrito por mim, no sentido em que penso EXACTAMENTE da mesma forma que a Nídia, sem tirar nem pôr. E está EXCELENTE - Não só a mensagem é extremamente importante, o português está perfeito, assim como a composição - princípio, meio e fim - perfeitamente delineada. Estes últimos comentários podem parecer-vos irrelevantes, mas eu dou muita importância a um bom texto. E aqui está um, como há muito tempo eu não lia. Nídia, proponho que o divulgues junto de revistas, por mail ou de que outra forma entenderes, pois bem merece! clap.gif clap.gif clap.gif clap.gif clap.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus