Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Medicina tradicional chinesa ajuda a tratar cães e gatos

ACUPUNCTURA

Agulhas complementam as terapias convencionais em várias doenças



"Yin tang" e "suzanli" são termos que nada dizem aos animais que temos em casa. O primeiro reverte para um ponto na testa, mesmo entre sobrancelhas, enquanto o segundo se refere a um ponto localizado na parte de fora do joelho. Isto, segundo a nomenclatura usada pela medicina tradicional chinesa, que vai sendo conhecida dos humanos que perderam os complexos em relação às terapias não convencionais. Incipiente, contudo, é o recurso às técnicas orientais quando em causa está a saúde dos animais domésticos.

Espetar agulhas em várias partes do corpo de um cão ou de um gato pode parecer estranho, mas é quase certo que o animal fica calmo. No ponto "yin tang", então, o resultado é surpreendente "O 'yin tang' é obrigatório em qualquer animal, porque é muito ansiolítico". Quem o afirma é o médico veterinário brasileiro Eduardo Cole, que recentemente participou num "workshop" promovido pela Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto. A acupunctura e outras técnicas serviram de mote à iniciativa.

Paciente porque já de si é tranquilo, o beagle que fez de paciente nas sessões práticas da iniciativa não podia ter arranjado melhor maneira de corroborar a afirmação de Eduardo Cole, pois pura e simplesmente adormeceu sentado. Caso não fosse um cão saudável, a agulha que tinha no "yin tang" seria, em conjugação com outras, um tratamento complementar a uma série de maleitas. De acordo com o especialista, docente na Universidade Rural Federal de Pernambuco, a acupunctura cura "todos os distúrbios de ansiedade e é muito usada em distúrbios hormonais".

Trata-se de uma técnica que, "se não é para curar, é coadjuvante da medicina", segundo Cole. O médico veterinário não tem dúvidas de que "é altamente analgésica e pode ser usada em qualquer dor". Cita o exemplo da hérnia discal "A acupunctura não retira a discopatia, mas é importante na condução clínica do paciente. Proporciona conforto e produz analgesias". Eduardo Cole garante ter tido êxito também noutros casos complicados, "como cães tetraplégicos que voltaram a andar ao fim de seis meses".

A acupunctura actua sobre a energia do animal. Serve, segundo o especialista brasileiro, para "manipular a energia do paciente". Quanto aos efeitos, são "absolutamente individuais", ou seja, variam muito entre sujeitos, mesmo tratando-se, por exemplo, de cães da mesma ninhada.

Há dez anos que Eduardo Cole recorre aos métodos da medicina tradicional chinesa no tratamento de cães e gatos, o que é já bastante normal no Brasil. Moxabustão, electroacupunctura e fitoterapia são outras técnicas orientais muito usadas.

Hérnias discais sem recurso à cirurgia

Américo Moreira exerce medicina veterinária no Porto e rendeu-se aos princípios da medicina tradicional chinesa em 1986. "A acupunctura é um dos métodos que utilizo para tratar os meus pacientes, mas nunca como método único", refere. Ou seja, as técnicas orientais servem como complemento à medicina convencional. Da sua experiência, salienta o facto de ter deixado de operar animais com hérnias discais, pois a terapia das agulhas permitiu obter taxas de sucesso muito semelhantes às da cirurgia, "que é um método muito mais invasivo". Quanto à aceitação por parte dos donos, tem encontrado dois tipos os que ouvem falar da acupunctura pela primeira vez e aceitam que o animal se submeta ao tratamento; e os que donos que já foram tratados pela medicina chinesa "e agradecem que o animal seja tratado da mesma maneira".


Autora: Isabel Peixoto



http://jn.sapo.pt/2005/04/05/etcetera/medicina_tradicional_chinesa_ajuda_a.html

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/04/07 23:16

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Papaçordas ( Cecília Freitas) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/08 11:28
Para quando, a acunpunctura como método medicinal, comparticipado pelo nosso sistema de saúde??

» Adsartha ( Rita Machado) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/08 11:21
Acho que se devia explorar cada vez mais este tipo de medicina. Tanta coisa que se pode fazer sem por drogas para dentro do corpo e com resultados mais eficazes e sem efeitos secundários. Acho que a acunpunctura só não se generalizou mais porque representa um perigo para a máquina de fazer dinheiro do sector farmacêutico.

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/08 10:44
Se eles conseguirem que as ferinhas relaxem no vet, todos os vets deviam saber aplicar...

» GASPARSA ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2005/04/08 10:19
Não me parece nada estranho e até acho mto possitivo, da mesma forma que acho a acupunctura optima em vários aspectos para nós, e tenho visto aquilo que a medicina convencional não consegue fazer definitivamente.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus