Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Conselhos

Como tratar do aquário em férias


Uma das questões que mais frequentemente me são colocadas é a de como resolver o problema das nossas ausências. Um aquário é um objecto particularmente complicado, pois só se mantém em condições se estiver em funcionamento contínuo se os filtros se desligarem vão necessitar de algum tempo para voltarem a funcionar em condições.

Por outro lado, o volume e o peso do aquário equipado tornam difícil e pouco prático o seu transporte. Assim, a alternativa mais vantajosa é os peixes ficarem em casa! Como é que os peixes se vão manter sem nós durante a nossa ausência? Se formos de fim-de-semana não há qualquer problema, pois tudo irá estar bem quando chegarmos. O jejum até lhes faz bem porque permite-lhes "limpar" o aparelho digestivo. Se nos ausentarmos até cerca de 15 dias, basta fazermos a manutenção normal até uma semana antes, alimentando bem os peixes. Existem ainda alimentos próprios para o efeito, que se colocam na água e vão lentamente libertando os componentes, ou alimentadores automáticos que fornecem alimento à hora e na quantidade que quisermos. Se a ausência for mais prolongada, convém pedir a alguém para ir lá de vez em quando ver como é que as coisas estão.

Mas não se esqueça de lhe explicar bem o que tem de fazer. Se não tiver um alimentador automático deixe o alimento embalado em doses, devidamente identificadas quanto ao dia a fornecer, para evitar os excessos. E vá de férias descansado.



Autor: Júlio Martins, professor assistente na utad



http://jn.sapo.pt/2005/02/15/etcetera/como_tratar_aquario_ferias.html

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/02/15 15:19

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» everblue ( Elsa Patrícia Bernardo Correia de Oliveira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/16 12:03
Além de tudo isto (e como o Paulo diz, essas pastilhas de férias não são assim tão boas...), convém ter um temporizador a controlar as horas de luz.

» Mastah ( Paulo Azevedo) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/15 18:56
Eu não aconselho o uso desses alimentos que se vão desfazendo. Para além de fazerem uma grande lixeira, os peixes geralmente não gostam. Além disso corre-se ainda o grave risco de entupir a entrada do filtro acabando por matar os peixes.

Alimentadores automáticos são uma solução possivel, mas o ideal é mesmo ter alguém que vá lá espreitar de vez em quando.

De resto os peixinhos geralmente aguentam vários dias sem comer e como o autor do artigo diz, por vezes até lhe faz bem.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus