Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Vila Real: Cães pastores ajudam a proteger lobo ibérico da extinção

Cem cães de gado entregues a pastores do Norte e Centro têm cumprido a função de proteger os rebanhos dos ataques de lobos, contribuindo também para evitar a extinção do lobo ibérico, disse fonte da organização responsável.

O presidente do "Grupo Lobo", Francisco Fonseca, que falava à margem de uma acção de informação sobre "a utilização do cão de gado na protecção dos rebanhos", em Vila Real, referiu que há cada vez mais pastores a solicitarem estes cães para proteger os seus rebanhos dos ataques daqueles predadores.

Até ao momento foram entregues 100 cachorros das raças Castro Laboreiro, Serra da Estrela e Rafeiro do Alentejo, a pastores do Norte e Centro do país no âmbito de um projecto que, segundo o responsável, tem como objectivo contribuir para a conservação do lobo ibérico.

Tanto o lobo ibérico como algumas raças de cães de gado estão "ameaçadas de extinção", pelo que o projecto do "Grupo Lobo" está a recuperar a utilização destes cães na protecção de rebanhos e a contribuir para a conservação de cães e lobos.

Segundo o responsável, "os prejuízos no gado causados pelo predador são uma das principais causas da perseguição que é movida ao lobo".
O "Grupo Lobo" é uma associação independente e sem fins lucrativos criada em 1985 com o objectivo de contribuir para a conservação do lobo ibérico e do seu habitat em Portugal.

Os cachorros são entregues aos pastores que registem prejuízos mais elevados e, a partir do momento em que são integrados no rebanho, os cães devem ser mantidos permanentemente com os animais que mais tarde deverão proteger.

O contacto humano deve ser reduzido ao mínimo e limitado ao pastor e familiares, pois isto permitirá que os cachorros estabeleçam laços sociais fortes com os animais do rebanho e, consequentemente, que os protejam em caso de perigo.

Por parte dos pastores, a aceitação tem sido muito boa, confirmou Domingos Moura, que possui um rebanho de 210 cabras na Samardã, Vila Real.

"Tenho dois cães há cerca de dois anos e é verdade que agora me sinto muito mais seguro", salientou.

Segundo frisou, desde que os Castro Laboreiro lhes foram entregues pelo "Grupo Lobo", os ataques ao seu rebanho diminuíram e os prejuízos causados decresceram.

Opinião idêntica tem António de Além, proprietário de um rebanho com 400 cabras, que referiu que, ao acompanharem constantemente o gado, os cães assustam os predadores e diminuem a possibilidade de ataque.

O "Grupo Lobo" associou-se também ao projecto europeu Life, lançado recentemente e que abrange instituições portuguesas, espanholas, francesas, italianas e croatas com o objectivo "criar condições para que seja possível uma coexistência entre os predadores e o homem".

Para o efeito, segundo Francisco Fonseca, vão continuar a ser entregues cães aos pastores e ainda vão ser estudadas as populações de predadores existentes e promovido um projecto turístico que vai levar os turistas a visitar os habitats naturais destas espécies selvagens.

O responsável considera que "qualquer estratégia de conservação do lobo tem obrigatoriamente de passar pela diminuição dos conflitos com as comunidades rurais, de forma a melhorar a aceitação do predador".

Por isso defendeu que tem que ser combatida a "imagem do lobo mau" que ainda existe na sociedade.
PLI.
Lusa/Fim


Vila Real, 27 Jan (Lusa)



http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=495406

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/02/05 11:10

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Adsartha ( Rita Machado) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/07 10:31
Cães de gato deve ser muito interessante Dire...Lol. Acho que a medida é muito positiva, todos ficam a ganhar, o lobo, os cães e os pastores porque protegem os rebanhos e deixam de ter argumento para andar a matar lobos. Pode ser que cheguemos áquela base de respeito mútuo e convivência harmoniosa entre civilização e natureza.

» DireWolf ( DireWolf) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/06 00:32
Isso de "lobo mau" só existe nas histórias para crianças (que também elas fomentam essa crença de eles serem maus mad.gif )! Quem me conhece, por exemplo, também acha que não sou mau... laugh.gif
Mas ainda bem que os pastores estão a gostar de ter cães em vez de caçadeiras: talvez consiga salvar tanto os lobos como os cães de gato da extinção.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus