Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Descoberta de fósseis de mamífero põe em causa domínio dos dinossauros

A descoberta dos restos fossilizados de um mamífero semelhante a um cão que viveu há 130 milhões de anos põe em causa o domínio absoluto dos dinossauros sobre a Terra, indica um artigo publicado na revista "Nature".

Até agora tem prevalecido a teoria de que os mamíferos primitivos se assemelhavam a ratos que se deslocavam entre as patas dos temidos dinossauros para não serem engolidos.

No entanto, o "repenomamos giganticus", cujos restos foram descobertos na província chinesa de Liaoning (norte), media mais de um metro de comprimento e tinha um aspecto semelhante ao do conhecido como "diabo da Tasmânia", um marsupial que vive actualmente nessa ilha australiana.
O seu tamanho considerável permite pensar que este mamífero poderia confrontar-se com dinossauros pequenos para conseguir comida ou pelo domínio de terras, defendem os responsáveis pela descoberta, que pertencem ao Museu Norte- americano de Historia Natural de Nova Iorque.
A dieta do "repenomamos giganticus" baseava-se provavelmente em plantas e carne, pelo que não se descarta a possibilidade de incluir dinossauros de tamanho mais pequeno.

Os cientistas já descobriram anteriormente restos de um dinossauro bebé no estômago de um parente de tamanho menor do "giganticus", um "repenomamos robustus", cujo esqueleto foi encontrado na mesma província chinesa.

A descoberta do "robustus" permite "traçar uma imagem totalmente diferente de muitos animais que coexistiram com os dinossauros", afirma Meng Jin, um dos responsáveis pela descoberta à revista científica "Nature".

A teoria mais disseminada até ao momento indicava que os mamíferos que coexistiam com os dinossauros eram pequenos, comiam principalmente insectos e caçavam de noite para evitar encontrar- se com os dominadores da Terra.

Nesse sentido, até agora sempre se acreditou que só depois da extinção destes animais gigantescos, há 65 milhões de anos, apareceram os primeiros mamíferos de tamanhos mais significativos.

A teoria pode ser revista com o conhecimento da existência do "repenomamos giganticus", que tinha também algumas características dos répteis, como dentes longos e afiados e patas curtas.

Os cientistas desenvolveram agora uma réplica desse exemplar parecido com o "diabo da Tasmânia", que vai integrar uma exposição que será inaugurada em Maio no Museu nova-iorquino de Historia Natural.
SCS.
Lusa


Londres, 12 Jan (Lusa)



http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=489690


- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/28 12:35

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» DireWolf ( DireWolf) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/28 14:26
Eu também sempre pensei que, até ao fim do Cretácico, os mamíferos sempre foram do tamanho de musaranhos... haverão então duas classes diferentes de mamíferos, tal como havia de dinossauros?

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/28 13:04
ora ai esta uma noticia que vai revolucionar algumas ideias que davamos como quase certas!
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus