Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Tsunami reforça ideia de que os animais têm um sexto sentido

No Sri Lanka, os animais selvagens conseguiram escapar ao tsunami que assolou o Oceano Índico. Esta constatação vem reforçar a ideia de que eles conseguem pressentir a chegada de grandes desastres naturais.

As ondas gigantes que vitimaram mais de uma centena de milhar de pessoas ao longo das zonas costeiras do Oceano Índico não parecem ter afectados os grandes mamíferos selvagens da região. Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de especialistas em vida selvagem do Sri Lanka, uma vez que, até ao momento, ainda não foi encontrado nenhum espécime morto.

«Não existe nenhum elefante morto. Nem sequer foi encontrado um coelho morto. Eu penso que estes animais conseguem pressentir os desastres. Eles têm um sexto sentido e sabem quando é que estas coisas estão prestes a acontecer», afirmou, convicto, o director do Sri Lanka's Wildlife Department, H.D. Ratnayake, à agência Reuters.

Autor: www.ciberia.aeiou.pt

O facto é surpreendente, já que as ondas deste tsunami inundaram uma área de aproximadamente três quilómetros do Yala National Park, a maior reserva natural do Sri Lanka, que abriga centenas de elefantes e muitos leopardos.

«Há muito que se contam histórias de cães que ladram e aves que migram, antes de um terramoto ou de uma erupção vulcânica, mas nada foi provado até agora», reforçou Matthew van Lierop, um especialista em comportamento animal do Jardim Zoológico de Joanesburgo.

Este especialista disse ainda à Reuters que não existem estudos científicos acerca desta questão, uma vez que não é possível testá-la nem em laboratório, nem no campo.

Estes dois cientistas não são os únicos a defender as capacidades intuitivas dos grandes mamíferos.

Clive Walker, autor de vários livros sobre animais selvagens africanos, também acredita nesta hipótese: «Os animais selvagens parecem capazes de detectar certos fenómenos, sobretudo as aves... existem imensos relatos de pássaros que sentem desastres que estão iminentes», disse.
A explicação pode residir no facto de os animais confiarem mais nos sentidos, sobretudo no olfacto e na audição, que normalmente os protegem dos ataques de outros predadores.

A noção de que os animais possuem um sexto sentido - a par com outros poderes míticos - é antiga, mas as revelações encontradas no Sri Lanka, após o violento maremoto de 26 de Dezembro, vêm reforçar esta ideia.




in www.ciberia.aeiou.pt


- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/20 13:22

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/24 15:38
smile.gif Os cães do meu vizinho da frente ladram nas crises sismicas mesmo aquelas que dificilmente sentimos. Os meus gatos ignoram o assunto (tb ainda não apanhei nenhum grande).

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/24 11:30
Há ja algum tempo (talvez cerca de 2 anos) no dia em q houve o eclipse total (foi mais ou menos por volta do 12h), o Leo e o Yuri andavam impacientes, e no momento exato do eclipe n paravam de miar.. estavam completamente estéricos... confeço q até comecei a ficar assustada....
Até q na CNN disseram precisamente isso, q mtos animais teriam esse sexto sentido e que mto provavelmente estariam a ter mudanças no comportamento.... arrepiei-me toda!

» Daniela ( Daniela) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/23 19:04
Se vissem a RTP biggrin.gif, não tinham que citar especialistas internacionais! Uma das amantes de animais que visita assiduamente o "Felinus", eu mesma, fez uma reportagem no parque de Yala, no Sri Lanka a dizer isso mesmo. Estive lá... fartei-me de dar essa informação nos vários directos que fiz ao longo de 17 dias, e na reportagem que fizemos, eu e o Zé Carlos Ramalho (Repórter de Imagem) no parque. De facto é incrível... os animais são mesmo especiais.

» Assunção ( Assunção Baptista) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/22 17:04
Não acho nada estranho os animais terem conhecimento deste tipo de alterações na Natureza, nós, humanos, é que nos distanciámos de tal forma que já não sabemos ouvir e ver esses sinais. A terra não começa a tremer assim de um momento para o outro, é um processo lento e demorado, que começa bem devagar até culminar num climax... os animais prestam atençam a esses rugidos vindos das entranhas da terra, aos leves movimentos do chão... e previnem-se!

» poliana ( Poliana Vieira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/20 19:22
Talvez o Homem deve-se prestar mais atenção à natureza,e "escutar" os animais.

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/20 15:30
Eu sempre achei que eles sabiam. E o povo bem sabe para fenomenos naturais e mudança de tempo e confiança-se muito em mudanças de hábitos de animais.

Em terramotos /tremores de terra eles sentem. Ainda me lembro há muitos anos um que houve de escala tx 5 e a minha cadelinha toda a noite rosnou. Mesmo antes do tremor de terra.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus