Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Gato clonado por encomenda levanta polémica

Na passada semana foi vendido nos Estados Unidos o primeiro gato clonado por encomenda. A norte-americana que adquiriu este animal por mais de 37 mil euros, fê-lo por ter sofrido muito com a perda do gato original, que viveu 17 anos.

Little Nicky é o nome do primeiro gato clonado a partir do ADN de um outro que morreu no ano passado. A dona do original, que durou 17 anos, encomendou à empresa "Genetic Savings and Clone" um clone do seu gato.

Autor: Lusa

De acordo com a norte-americana, Little Nicky, com apenas nove semanas, "é idêntico" ao seu anterior gato. "Tem a mesma personalidade", referiu ainda à Associated Press. Apesar de um especialista em comportamento animal ter explicado que, embora o animal clonado se assemelhe ao original, ele não é idêntico; "tanto a personalidade como as experiências de vida são diferentes".

Esta notícia levantou novamente a polémica sobre as questões éticas que envolvem a clonagem. Algumas associações de defesa dos direitos dos animais mostram-se contra esta prática, alegando que há muitos felinos abandonados a precisar de lar, não sendo por isso necessário "criar" mais gatos. Os mais críticos da clonagem advogam que esta tecnologia só é acessível aos ricos e que a sua utilização é fútil.

A todas estas vozes discordantes, juntam-se ainda os cientistas que alertam para o facto de estes animais poderem vir a ter mais problemas de saúde do que os originais.

A empresa que clonou Little Nicky já tinha anunciado que iria fazer igualmente a clonagem de cães, um mercado mais lucrativo do que o dos gatos. Há, no entanto, outras empresas que já clonaram outros animais, entre os quais ovelhas, ratos, coelhos, cabras, porcos e cavalos.
A clonagem em animais é cada vez mais frequente, mas no que se refere aos humanos ainda não é praticada e a questão levanta muitas dúvidas no seio da comunidade científica.

Little Nicky foi comprado pela dona do gato original, pelo preço de 37 mil euros. A dona teve o gato original durante 17 anos, mas este clone não deverá ter tantos anos de vida. De acordo com os cientistas, entre 15 a 45 por cento dos gatos clonados morrem nos primeiros 30 dias de vida. Little Nicky já ultrapassou esta barreira, tem agora nove semanas, mas os problemas de saúde que poderá vir a ter serão concerteza maiores do que os do gato original. A tecnologia e as técnicas estão a melhorar constantemente, mas desde 2001 até hoje, a empresa "Genetic Savings and Clone" apenas conseguiu criar cinco gatos que ainda estão vivos.




in www.ciberia.aeiou.pt

- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2005/01/20 13:15

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/25 14:47
eu acho uma futilidade, e uma coisa sem sentido... por muito que eu ame o teco e o snif, quando eles (espero que daqui a muitos anos) me deixarem, nao vou querer um clone deles, como nao queria que me clonassem a mim! e uma questao de unicidade e personalidade propria inerente a cada ser, que é um e só um!

com tanto dolar, bem podia ter adoptado outro bichinho, bem como ajudado tantos outros que bem precisam1 acho que o gato já ido gostaria bem mais!

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/22 18:21
Por favor... E a fulana que deu aquele dinheiro todo por um clone (em vez de o dar a alguma associação que precisasse mesmo) acha que vai ter o mesmo gato? Que parvoíce!
Eu não clonava o Squish ou o Igas, por mais que goste deles... Nem ia trazer um animal parecido com eles só para saber que poderiam ter vidas curtas, doentes...
E com tanto gato e cão a precisar de um lar! mad.gif

» bixana ( Alexandra Soares) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/20 17:52
Ainda não consegui entender para que serve isto... será que as pessoas acham mesmo que o animal é o mesmo? Será que não se importam nem um pouco com os problemas de saúde que pode vir a ter? Parece-me apenas um grande egoísmo e uma grande falta de capacidade de lidar com as perdas da vida...

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2005/01/20 15:30
li ontem o artigo. E acho isto uma idiotice. Juro.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus