Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Raças

O Pastor Alemão

Origem


O primeiro registo do Cão de raça Pastor Alemão data de 1882, em Hanover, resultado de cruzamento de cães de pastoreio nas regiões alemãs de Wüttemberg, da Turíngia, das duas Saxônias e da Germânia meridional. Esta raça tornou-se popular, quando pastores reconheceram nestes cães qualidades de confiança e resistência como animal de trabalho.
Autor: www.pastoralemao.com.sapo.pt

A popularidade foi aumentando até que dois homens, o Capitão Rielchelman-Dunau e o Conde Von Hahn fundaram um clube para estes cães, chamado Phylax Clube. Este teve infelizmente curta vida, mas foi sucedido por um segundo clube criado em 22 de Abril de 1899, o "Der Verein fur Deutsche Shafenhunde". Este Clube mundialmente conhecido pelas iniciais SV foi fundado pelo Rittermeister Max Von Stephanitz, que se tornou a principal figura do clube.

A criação deste Clube, coíncide com a primeira Exposição oficial do Cão Pastor Alemão, realizada em Karlsruhe e em que Max von Stephanitz apresenta o exemplar a quem viria a ser atribuído o registo número um. "Hector Linksrhine" mais tarde, conhecido como "Horand von Grafrath", foi o primeiro cão a ser registado na Alemanha e considerado como o exemplar fundador da Raça Cão de Pastor Alemão.

O Capitão Max Von Stephanitz consegue estabilizar esta raça, iniciando-se a sua expansão pelo mundo após a I Guerra Mundial, quando alguns exemplares foram levados para os países aliados, em especial a Inglaterra. No entanto ele era conhecido por Pastor da Alsácia, pois era considerado impróprio invocar as lembranças da recente guerra.

Max von Stephanitz, dirigiu os destinos desta Associação durante 36 anos. Quando em 1936 morreu, tendo deixado um verdadeiro império, com uma organização exemplar e uma intensa actividade. O Cão Pastor Alemão tinha atingido níveis de popularidade em todo o mundo, jamais alcançados por outra raça.

Hoje a S.V. é um clube com mais de 130000 associados, dos quais mais de 5000 não são de nacionalidade Alemã. Em Setembro de 1974 e por iniciativa da S.V. foi criada a W.U.S.V. (Weltunion Der Vereine Fur Deutsche Schaferhunde), que reúne os diferentes Clubes de Pastor Alemão espalhados por todo o mundo.

O primeiro animal desta raça registado em Portugal foi uma cadela, a "Tina" em 1938 com o número 148 do Clube dos Caçadores.

Hoje em dia esta raça não só é das mais populares em todo o mundo, como também aquela que já teve mais exemplares registados no Clube Português de Canicultura.


Caracterisitcas



  • Aparência: o Pastor Alemão é um cão de tamanho um pouco superior ao médio, muito musculado, robusto mas elegante, ágil e muito resistente. O corpo é alongado e bastante robusto. O dorso é muito desenvolvido. O seu movimento é amplo, fluido e solto.


    Autor: Revista Cães e Gatos nº36

  • Cabeça: Crânio proporcional ao corpo, com a testa ligeiramente convexa;

  • focinho alongado, e forte, em formato de cunha.


  • As orelhas são de tamanho médio, de base ampla e erectas. Os cachorros podem ter as orelhas caídas, ou voltadas para dentro, mas até aos 6 meses adoptam a sua posição normal.

  • Os olhos são em forma oval e de cor escura e nunca salientes, amendoados, escuros e nunca protuberantes, cheiros de vida;


  • Pêlo e Cor: Pêlo de comprimento médio, liso, espesso e rente; Várias cores e combinações de cores são aceitas. Dourado, preto, cinza-aço, cinza-escuro, com manchas regulares de marrom, amarelo ou cinza claro. As cores branco, azul ou fígado não são aceitas Quando o capitão iniciou os cruzamentos de cães locais, criou esta raça em dois tipos de pelo: curto e longo, que permaneceram ate 1915. Hoje em dia, só existe o primeiro.


  • A cauda é longa, grossa e peluda, formando uma ligeira curvatura descendente quando o cão está tranquilo, erguendo-se e encurvando-se quando o cão está em estado de alerta.

  • A altura de um macho varia entre os 60 e os 65 cm; a altura de uma fêmea varia entre os 55 e os 60 cm.


  • Peso entre 30 a 45Kg

  • Expectativa de vida: De 10 a 14 anos.

    Versatilidade


    Autor: Revista Cães e Gatos nº36

    Os Pastores Alemães possuem características únicas entre todos os cães. São multi-facetados, adaptando-se ás funções mais diversas, e muito sociáveis, adaptando-se ás pessoas, aos climas, aos géneros de vida mais variados.

    Os cães desta raça são conhecidos pelas suas brilhantes capacidades, sendo considerada uma das três raças mais inteligentes e que podem ser encontrados a exercer diversas actividades como as de cães de guarda, cães policiais ajudando desde o controle de distúrbios até ao combate ao narcotráfico e outras ilegalidades, detectando até explosivos reconhecendo possíveis atentados, por isso é também um cão de salvamento, são excelentes cães de companhia, e excelentes no trabalho como guia de cegos.

    Essa versatilidade é inigualável. Senhor de grande inteligência, com uma cobertura de meio pêlo, ideal para todas as situações. são bons alunos, a aprendizagem desta raça, é considerada das mais fáceis, porque se trata de um animal que assimila bem o ensino, consegue aliar a estas qualidades, uma característica que o torna muito popular: a docilidade.



    Temperamento


    Autor: Anabelabm (Anabela Magalhães)
    Os melhores amigos

    Esta raça necessita de estar perto de pessoas, por isso não deve ser deixada a sós por longos períodos de tempo, apesar do seu porte, só late quando estritamente necessário. Embora se adapte bem a um apartamento, é inactivo dentro de casa e apreciára um bom jardim ou quintal para fazer exercício. Adora, sobretudo, tarefas cansativas e que impliquem algum treino.

    Possuídor de uma tendência destrutiva quando deixado sozinho por muito tempo, dominante, "briguento" se não houver socialização com pessoas e outros animais, pode tornar-se muito protector e territorial.

    0 Pastor Alemão, para alem de intrépido, voluntarioso e alerta, é famoso pela sua lealdade e coragem tremendas. Ele aprecia estar junto da família, mas é desconfiado com estranhos.

    Extremamente adaptável, o Pastor Alemão pode suportar mudanças de temperaturas, vivendo bem em países de clima muito quente ou muito frio, também é capaz de andar por diversos tipos de terrenos e geografias, horas seguidas, sem se cansar ou se machucar.



    Cuidados


    Autor: www.pastoralemao.com.sapo.pt

    Deve-se ter cuidado na sua aquisição, escolhendo um bom criador que faça o despiste de doenças hereditárias e genéticas e que se preocupe com a selecção de reprodutores, não só morfologicamente mas principalmente a nível do carácter.

    Necessita de algumas escovagens semanais para manter o pêlo em boas condições e de uma boa ração para se manter saudável e enérgico

    Precisa de um dono activo, que lhe proporcione muito exercício físico para se manter em forma. Também é mais feliz se tiver uma actividade desportiva regular.







    Cães Famosos



    Para a enorme fama do Pastor Alemão também contribuíram as muitas séries televisivas e filmes, como o Rin-Tin-Tin, K9, que tinham exemplares desta raça como protagonistas.

    Mais recentemente ficou muito popular com a aparição numa série televisiva designada de REX - o cão policia, onde o Rex é um cão pastor alemão que além de executar todas as tarefas políciais é retractado como o parceiro de um detective, formando grandes laços de amizade e companheirismo com ele.



    Bibliografia:
    http://pegadas.piodesign.com/portal/index.php
    http://omundocanino.com/racas/racas.asp?parte=2&raca=3
    http://pastoralemao.com.sapo.pt
    http://sicprogramas.sapo.pt/sicprogramas/index.php?article=5&visual=2
    Revista Cães e Gatos nº36 -Junho/Julho/Agosto 2004


  • - Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2005/02/01 09:11

    Versão para Impressão Enviar a um amigo

    » selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/02 22:21
    adorei o artigo!!! alias, eu tenho uma enorme admiração por esta raça! smile.gif

    » poliana ( Poliana Vieira) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/01 19:36
    Adorei o artigo, não adora-se eu esta raça, e logo por sorte a minha Zapa veio ter comigo e vinha tão maltratada que só qd a levei ao vet. é que fiquei a saber que era um pastor alemão. É linda a minha menina ( dona babada), quem quiser conhecer a minha menina ( já com 7 anos)está na galeria.

    » Sasha ( RaquelL) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/01 12:51
    O meu primeiro amiguinho foi um pastor alemão, o Zarathustra. Na minha foto no perfil estou alegremente deitada em cima dele smile.gif

    » Papaçordas ( Cecília Freitas) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/01 11:46
    Há uns anos atrés, quando ainda tinha o meu saudoso Pélé, tinha também por vizinho um pastor alemão, que andava à solta no jardim da casa. AMbos faziam a vida negra ao carteiro, o meu ladrava dentro de casa e o pastor alemão encurralava o coitado junto à minha porta, até que chegasse o dono para o levar!!!ih! ih! ih!

    » hecep ( Helena Cepeda) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/01 10:50
    Quando era pequena adorava os pastores alemães e queria muito ter um. Hoje em dia tou mais virada para gatos mas continuo a reconhecer que~os PA são animais fora de série.
    TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus