Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Gatos Geneticamente Modificados !!!

Ciência

Empresa americana vai comercializar gatos geneticamente modificados

http://www.ciberia.aeiou.pt/?id=902

A Allerca Inc, uma empresa americana sediada em Los Angeles, pretende comercializar gatos geneticamente modificados que não causem alergia, um problema que afecta milhões de pessoas.

A Allerca Inc, de Los Angeles, anunciou que em 2007 vai comercializar gatos hipoalergénicos, ou melhor, felinos geneticamente modificados que não vão causar as habituais alergias a quem com eles conviver.

Segundo afirmou a empresa americana através de um press release, estes felinos geneticamente modificados serão os primeiros de uma série de animais de estimação que prometem adaptar-se ao estilo de vida dos seus donos. A Allerca – que já está a aceitar encomendas - tenta assim aliciar milhões de pessoas que até agora de se coibiram de ter um gato em casa, por causa dos incómodos das alergias, a adquirir um animal de estimação "à la carte". Tendo em conta que 10% da população americana sofre deste mal, que pode causar distúrbios nos olhos, nariz, ouvidos, garganta e pele, o negócio parece apetecível.

A empresa afirmou ainda que, antes de chegarem aos seus novos lares, estes animais serão castrados para não se cruzarem com os gatos «normais».

Através de interferência no RNA, a Allerca conseguiu inactivar um gene dos gatos, responsável pela proteína causadora da alergia que é segregada pela saliva e pela pele. A interferência no RNA é um instrumento cada vez mais utilizado pelos investigadores - que trabalham em áreas tão distintas como o cancro ou a agricultura - para silenciar genes e assim criar medicamentos.

Segundo Simon Brodie, presidente da empresa, as pessoas que são alérgicas a gatos vão assim poder deixar de tomar injecções para reduzir os incómodos sintomas, e os que sempre temeram ter um felino em casa vão poder finalmente pensar em comprar um.

Brodie afirmou à Associated Press que estima conseguir vender, só no continente americano, cerca de 200.000 felinos por ano e o mesmo número no resto do mundo, o que, a 2.400 euros cada, lhes permitirá encaixar aproximadamente mil milhões de euros anuais.

Quando confrontado com a possibilidade de o projecto não ter luz verde das autoridades, este responsável lembrou o exemplo precedente do GloFish, um peixe de aquário no qual foi implantado um gene de anémona para brilhar, que foi autorizado por não se destinar ao consumo humano.

Os gatos geneticamente modificados são a mais recente tentativa de aplicar a biotecnologia à lucrativa indústria do comércio de animais de estimação. Em Agosto deste ano, também a Genetic Savings & Clone, outra empresa da Califórnia, anunciou que, depois de ter feito o primeiro clone de um gato estava pronta para começar a clonar animais de estimação.


- jacinto (JORGE JACINTO) [ Europe/Lisbon ] 2004/12/03 23:19

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» LaraCarvalho ( Lara Carvalho) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/13 12:02
Os animais de estimação já são clonados desde os anos 80 muito antes da ovelha Dolly. O que Dolly trouxe de novo foi esta ser colonada através duma célula somática adulta e não duma célula embrionária.
Agora vamos lá ver bem as diferenças entre modificar genéticamente um gato e colonar um gato. Modificar genéticamente é modificar os génes pela fertilização in vitro, ou seja, fertilizar um ovo com espermatozóide (tendo-se retirado o seu núcleo e modificado o géne a alterar) e introduzir o ovo assim fertilizado no útero materno. Até aqui nada de novo.
Clonar um gato será retirar um ovo e fertilizá-lo in vitro através duma célula somática seja embrionária, seja adulta. Pode até ser uma célula de cabelo ou pele (o esperma aqui não é necessário). Daí resulta um ser igual ao de onde foi retirado a célula para a fertilização in vitro.
A minha opinião. Clonar gatos não concordo a não ser na clonagem de células que dão origem ao funcionamento correcto de certos órgãos, por exemplo o fígado. Modificar geneticamente se for benéfico para os gatos concordo. Já viram o que era conseguir gatos que não sofressem de obsidade por ser ter conseguido retirar o géne que os faz engordar, ou retirar o gene duma mal formação congénita? Actualmente isso não é viável sem implicar uma mortantade enorme de embriões. A taxa de sucesso é baixíssima o que inviabiliza qualquer investimento na área. Talvez daqui a muitos anos...
Não devemos julgar a ciência e os cientístas sem termos o verdadeiro conhecimento dela e na verdade a população está muito mal informada a começar pelos órgãos de comunicação.

» PMSilva ( Patricia Manuela Pereira da Silva) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/07 09:41
e que tal modificarem geneticamente os miudos para nao precisarem de fralda...isso tb era bom...se pensassem em coisas uteis...

» aye ( Sara Gomes) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/06 16:40
Seria preferível, investirem em tratamentos e/ou vacinas para as pessoas que têm este tipo de alergias, para que pudessem adpotar gatinhos "normais" ...

» selenis ( Rute) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/06 15:14
em relação aos gatos geneticamente alterados... apesar da ideia n ser ma, acho que o intuito de ganhar um bom dinheiro a custa disso e altamente questionavel... enfim... ainda mais vindo castrados para evitar que se reproduzam ser ser comprados directamente a eles...

em relação aos clones de animais de estimação... nao sou a favor disso, acho que a individualidade que torna cada ser unico se perdia completamente...

» SAGRADA ( Cláudia) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/06 14:36
Epá! Nem sei o que dizer! Por um lado parece ser vantajoso... Por outro lado deixa-nos a pensar...
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus