Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Dia do Animal - Campanha de adopção fica aquém das expectativas

Apenas metade dos animais (cães e gatos) expostos este fim-de-semana na Praça Sony, em Lisboa, foram adoptados por pessoas interessadas em os acolher. Integrada nas comemorações do Dia Mundial do Animal, que hoje se celebra, a iniciativa foi organizada pela Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA) e ficou aquém do que sucedeu o ano passado.



Segundo explicou ao CM a organizadora Maria do Céu Sampaio, na origem do escasso número de adopções (cerca de 100 este ano, contra as mais de 200 no ano passado) esteve a “fraca afluência” do público.

Na opinião da organizadora, para a fraca afluência contribuiu, por sua vez, a pouca divulgação pelas televisões dado o espaço noticioso ocupado pela morte do locutor Fialho Gouveia. Em reforço desta argumentação, Maria do Céu Sampaio adianta que “hoje [ontem] à tarde” foi o dia mais concorrido, depois de a iniciativa ter sido noticiada nos telejornais da hora de almoço.

Estiveram presentes 14 associações de recolha de animais abandonados: Associação de Protecção de Animais Sem Lar do Concelho de Sesimbra; Associação de Protecção de Animais Abandonados do Cartaxo; Associação dos Amigos dos Animais e Ambiente da Amadora; Associação de Defesa Animal do Barreiro; Associação de Protecção dos Cães Abandonados (S. Pedro de Sintra); Abrigo da Bicharada; Associação SOS Animais de Moura; Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita; SOS Animal; Felinus; A Colina e Associação dos Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira.

Os eventuais interessados em adoptar algum animal poderão entrar em contacto com alguma destas associações ou com a LPDA neste último caso para o n.º 21 457 84 13. A LPDA assegura a vacinação e colocação de um ‘microchip’ (obrigatório por lei a partir de 2006) aos animais adoptados.

Do programa das comemorações de ontem fez ainda parte uma cerimónia de bênção aos animais, por um padre franciscano (ver apoio). Nesta cerimónia estiveram presentes membros da GNR, Força Aérea, pára-quedistas, PSP e Exército, a acompanhar a bênção dos respectivos animais.

A partir das 16h30, e até final, houve demonstrações de treino de obediência, incluindo a não aceitação de comida por parte de estranhos para evitar envenenamentos, e uma prova de ‘agility’. De notar que um dos cães adoptados era um “Samoyedo”, raça cujos cães que atinge o preço de 500 euros.

PASSAPORTE PARA BICHOS

Desde a sexta-feira passada que cães e gatos passaram a ter um “passaporte veterinário”, sem o qual não podem viajar livremente com os seus donos pela União Europeia. O passaporte para animais de companhia, passado pelos veterinários, é um pequeno livro azul, com as doze estrelas da UE, e o seu interior é semelhante a um documento de vacinas tradicional.

Na prática, é um atestado veterinário que veio substituir 25 documentos nacionais diferentes, e onde deverá constar obrigatoriamente a vacina contra a raiva, a única obrigatória na UE – à excepção do que acontece no Reino Unido, Irlanda, Suécia e Malta, onde as regras veterinárias são mais rigorosas.

Além da vacina contra a raiva, o passaporte poderá conter informação sobre outras vacinas, os antecedentes de saúde do animal e exames clínicos realizados, e a sua situação legal.

O documento passou a ser obrigatório para os animais que viagem em qualquer circunstância, incluindo pelas fronteiras terrestres, e também é valido em países fora da UE como Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, São Marino, Suíça e Vaticano.

SOLTAS À VOLTA DA EFEMÉRIDE

S. FRANCISCO

O Dia Mundial do Animal celebra-se a 4 de Outubro, dia de S. Francisco de Assis. Segundo o padre franciscano Hermínio Araújo, a coincidência justifica-se pelo grande apreço à Natureza nutrido por S. Francisco de Assis, patrono da ecologia.

ARCA DE NOÉ

No Parque das Nações, Jaime Carreira, 36 anos, esteve, durante 15 dias, exclusivamente acompanhado de animais. Contra o abandono de animais, a prova termina hoje. O participante confessou já sentir saudades da sua família.

TERAPIAS

A Associação Equestre Moitense está a ultimar um manual sobre terapias assistidas com animais. O manual incide especificamente sobre a terapia com cavalos (hipoterapia) e está a ser feito por finalistas do Instituto Piaget de Almada.


Autor: Rui Chaves



http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=133443&idCanal=10

- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2004/10/07 23:41

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/10 17:52
Para o ano sera melhor e todos faremos para que tal aconteca. E o Felinus ainda estara com mais forca. (desculpem mas este teclado n~ao tem c com ,)

» catw ( Carla Mar) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/08 11:37
Bem apanhado Becas! Tinha-me passado despercebido.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus