Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Crónicas

Esterilização um Acto Consciente

Autor: Paula Trepado
Morgana e Jamila

Eu sou uma felinófila assumida, e despertei para esta paixão há relativamente pouco tempo cerca de 5, 6 anos.

Sempre adorei animais e desde miúda me lembro de incumbir a minha mãe de cozer grandes tachadas de aparas de carne que ia buscar ao talho com massa para distribuir no liceu pelos animais abandonados que infelizmente não podia "carregar para casa"!!!

Finalmente quando reuni condições para ter o meu espaço, sem sobrecarregar tanto a minha mãe, comecei nas adopções de minhaufas e canitos....bom este ritmo intensificou-se quando conheci a Ana Ramos, a Luísa, a Raquel ;o) ...enfim as mães coragens de todos os gatos que dedicam grande parte das suas vidas a ajudar os nossos rodinhas vítimas de muita maldade de alguns que julgam ser humanos!!!

Fui-me cruzando com bigodudos muito especiais , cada um com uma História diferente e todos neste momento tornam a minha vida muito mais feliz. Neste momento tenho 11 mas distribuí alguns pela avó que não conseguiu ficar sem os netos, mas o problema é que a maioria eram meninas e tinham cios violentíssimos e era uma agonia fazer a escala da distribuição de pílulas, além disso já tinha ouvido dizer que era conveniente a esterilização, não só como controle de natalidade como também por uma questão de lhes garantir uma melhor qualidade de vida sem complicações.

Decidi então operar as meninas de 3 em 3 para que não fosse tão penoso a nível económico e para não invadir o veterinário com uma legião de meninas bigodudas não fossem pensar que se tratava duma manifestação....;o)

As operações foram correndo, e todas recuperaram de uma forma surpreendente, algumas horas após a intervenção já brincavam ( só o "abajur" - vulgo colar Isabelino é que atrapalha pois a malta fica presa nos puxadores das gavetas e afins mas no segundo dia já dominamos a técnica ).

A última a ser operada foi a Maria Preguiça (persa cinzenta linda) a Maria foi aguardando a sua vez na lista e há cerca de 15 dias foi operada e apanhamos um grande susto, pois parece que o meu coração de mãe gata tinha escolhido o dia com precisão; a Maria já estava com uma Piómetra ( tinha o útero com puz e com uma grande infecção) e caso não tivesse sido operada naquele instante teria morrido ou ido parar á urgência de uma Clínica sem garantias de que iria sobreviver!!!

Este meu relato é no sentido de sensibilizar para que, por muito que vos custe submeter a Vossa amiga a uma intervenção, é no entanto a decisão consciente e acertada que as nossas bigodudas certamente tomariam caso pudessem decidir por nós.

Hoje a minha Maria está muito mais activa, provavelmente porque já se sente bem, eu infelizmente não soube interpretar alguns sinais que ela certamente já manifestava, pois a minha menina é muito dorminhoca.

Por favor não corram riscos desnecessários, operem as nossas meninas pois além de as Veterinárias neste momento fazerem uma "costurinha linha de biquini que lhes permite continuar a exibir o umbigo".....estamos, num acto algo egoísta algo altruísta a prolongar a convivência feliz com as nossas minhaufas Lindas.


- Morgana (Paula Cristina Trepado) [ Europe/Lisbon ] 2004/10/01 10:38

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/28 23:58
Eu sou mais que fanática pela esterelização. quando se apanha montes na rua mal tratados, abandonados sobretudo bebes ou quando se apanha gatinhas cheias de tumores mamários é-se mesmo a favor da esterelização. Tenho uma que não posso operar por ter uma doença respiratória muito grave e sofre imenso com o cio. Chega a tornar-se violenta pois quer algo que não pode ter. Elas são tão mais felizes operadas

» Ana Ramos ( Ana Ramos) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/28 23:53
Paula adorei o relato. E foi bem verdade que a maria Preguiça teve muita sorte mas teve-o também ao encontrar uma mãe como tu pois dei-ta tão malinho ( reagiu mal ao abandono e não comia e a Paula e mãe foram incansaveis). Também adorei ver a foto das pestinhas que te dei. Agora faltam noticas dos 2 pestes rapazes :-9

Obrigada por seres a dona excepcional que és...

» JaneTaborda ( Maria) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/15 00:55
Eu tenho 3 gatos e 1 gata e falta-me só esterelizar um deles que tem agora 5 meses. Este não o vou esterelizar porque pretendo que faça criação, pois trata-se de um exemplar raro. Tirando esta questão existe sempre razão para esterelizar os animais. Os próprios humanos fazem esterelizações por opção, para praticarem sexo sem risco de gravidez. Não é por isso que ficam infelizes ou incapazes... Se realmente amamos os animais e os respeitamos então o que temos a fazer é estereliza-los. Com este acto prelongamos o seu tempo de vida, preservamos a sua saúde, diminuímos a sua ansiedade e stress.
Em relação à operação, os animais pouco sofrem e recuperam rápidamente. É necessário dar sempre muito afecto e miminhos.
Só me pergunto: Para quando a evulução das mentalidades?

» Morgana ( Paula Cristina Trepado) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/12 18:48
Olá Guilhermina,

Também defendo que as condições ideais para os nossos bichanos, poderão não passar por um apartamento, onde eles tem necessáriamente de se sociabilizar e adaptar ao nosso estilo de vida, inclusivé a algum stress que passamos para eles com as nosas correrias.....o ideal seria uma vida selvagem mas controlada onde ao mesmo tempo os podessemos ter para nós com todos os mimos que eles nos dão,respeitando a sua liberdade e identidade, mas essa é a situação ideal e utópica.

No entanto estamos a falr de uma intervenção cirurgica onde não se pretende que fique mais meigo ou calmo, pois o objectivo principal é proporcionar-lhes qualidade de vida e isto para mim é a maior prova de respeito e amor que se pode ter pelos nossos bichanos.

Por favor não hesite em tomar a decisão acertada pelo três, pois por vezes além de os privarmos da sua liberdade e meio natural, estamos a privá-los de uma qualidade de vida que só nós podemos decidir por eles.

Eles sofrem muito menos pois não sentem tão profundamente a ausência da sua natural reprodução e nós sabemos que estamos a dar em troca de uma pequena cirurgia muitos e bons anos da sua fantástica companhia.

Espero que este meu conselho a ajude a tomar a decisão acertada, coragem sofre-se um pouquinho com a tomada de decisão, mas depois vimos a confirmar ser a decisão acertada.

Beijinhos e turrinhas de toda a familia dos miaufas e quero ter notícias em breve dos seus miaufinhas

Paula Cristina Trepado

» anims ( Guilhermina Abreu) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/12 05:19
Paula, responda-me: isto é mesmo assim? Ou aceitamos que é melhor assim porque os nossos animais ficam mais calmos e previne o aparecimento de alguns tumores?
Eu questiono-me: alguém aceitaria de bom grado ser castrado?
Queremos proteger os nossos bichanos e fazemos o melhor por eles, é certo. Mas será que os respeitamos castrando-os?
A nossa civilização não os deixa ser livres, domesticámo-los sem lhes deixarmos grandes condições para sobreviverem sem nós. A esterilização é um meio para atenuar sofrimentos, mas é justo para eles?
Não podemos cuidar de tantos, e aqui temos um problema parecido com o do aborto: talvez seja mais justo face a tantas limitações.
Ajude-me a decidir se faço isto à minha gata que tem quase 5 anos e ao meu gato de 8 meses. Não quero ser egoista nem prejudicar os bichanos.
Se calhar a resposta é que devo assumir a castração porque é o mais fácil para as condições de vida que temos, nós e eles. Diga-me mais qualquer coisa, agradeço-lhe.

» MMedina ( Maria Medina) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/04 19:21
Olá, uma das minhas 3 gatas foi operada recentemente, pois estava com piómetra. As outras duas não são esterilizadas, pois não vão à rua, logo não correm risco de engravidar. Agora estou consciente que os problemas de não serem esterilizadas não são apenas as "gravidezes indesejadas", mas infelizmente a "recessão" não nos permite esterilizar as outras duas, pelo menos por enquanto.

» Sasha ( RaquelL) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/01 13:38
Paula, obrigada pelo artigo! Nunca é demais alertar as pessoas para os perigos existentes quanto optam por não esterilizar. A minha mais velha, a Sasha, foi abandonada no meu quintal com 10 anos e claro não estava esterilizada. Resultado: foi abandonada "carregadinha" de tumores mamários sad.gif Já fez 2 operações e agora tem 15 anos e estamos a considerar fazer a terceira operação.

Não sabia que a Maria Preguiça estava com piómetra! Foi mesmo na hora H... Essa menina ainda passou por minha casa, era tão querida sempre abraçada a nós tipo preguiça smile.gif
bjs, Raquel

» elsapereira ( Elsa Pereira) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/01 11:40
Também sou adepta das esterilizações e a última contemplada foi a Raquel, a cadelinha recolhida em Cascais que foi ontem operada. A Raquel está a recuperar muito bem e felizmente as gatuchas (Marieta, Rita e Olívia) e o gatão - Chico nunca apresentaram quaisquer complicações.

» bixana ( Alexandra Soares) » [ Europe/Lisbon ] 2004/10/01 11:08
Gostei do relato e concordo!!!!!!!!! smile.gif
Sou adepta absoluta da esterilização de meninas e meninos, a não ser que se queira fazer criação. Antes das minhas serem operadas tiveram vários cios, pois, por razões que agora não interessam para aqui, não as pude levar à operação quando queria. Elas andavam um desespero só, e deixavam-me a mim desesperada, magríssimas devido ao stress, principalmente a Isolda, a Isolda fazia chichi DIARIAMENTE na minha cama a não ser que eu fechasse a porta do quarto! Se me esquecesse, já sabia com o que podia contar ( wacko.gif ph34r.gif )!!!
Agora são muito mais felizes e gordinhas (a Isolda demais wink.gif tongue.gif ). Não me arrependo um segundo por as ter esterilizado, e sou adepta ferrenha da mesma!!!!! smile.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus