Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Conselhos

O que precisa de saber para que o seu gato seja bem tratado

Antes de mais, deve dar atenção ao seu gato, pois ao contrário do que muitas pessoas pensam, os gatos são animais carinhosos e sentem muito a atenção ou a falta dela. São muito sensíveis e sofrem se não lhes é dada a atenção devida. Partilham, à sua (deliciosa) maneira, com o dono, os bons e os maus momentos. Portanto a indiferença e o descuido, podem provocar dor e tristeza em qualquer animal e claro também no gato. Algumas festinhas por dia, palavras carinhosas e um pouco de brincadeira, fazem parte das obrigações de um dono responsável.

Existem cuidados especiais a ter com conta com o gato recém-nascido, ou então quando já é idoso. Independentemente das especificidades associadas a essas duas fases da vida do gato, existem alguns princípios válidos para a vida saudável e equilibrada do seu animal de estimação.

Uma alimentação adequada é fundamental para um bom equilíbrio e para evitar algumas doenças.

Os gatos têm uma vida reprodutiva intensa, o que provoca a necessidade de esterilização, tanto em machos como fêmeas. A esterilização (para além de outro conjunto de vantagens), evitará os miados intensos das fêmeas durante o cio, e o hábito dos gatos urinarem pelo seu território (ou seja, pela casa toda), para o marcarem.

A ida ao veterinário uma vez por ano, em situações normais, é suficiente para manter o plano de vacinas em dia e desta forma evitar contágios desnecessários, em especial se o seu gato tem contacto com animais de rua ou de outros lares.

A existência de algum material adequado, faz com que o conforto do gato seja elevado e consegue de forma imediata garantir uma boa higiene e a satisfação de algumas necessidades felinas, tais como afiar as unhas.

Os gatos adaptam-se bem a apartamentos, porém é necessário estar alerta sobre alguns perigos em casa e providenciar alguns cuidados de segurança para evitar acidentes que podem assumir proporções de grande gravidade.

Existem também alguns cuidados a ter quando a família decide ir de férias e opta por se fazer acompanhar pelo seu animal de estimação. Os gatos por norma não gostam muito de viajar e portanto ficam assustados, sendo necessário tomar alguns cuidados com o gato em viagem. Caso a opção seja fazer férias sem o gato, actualmente já existem muitas soluções para resolver este problema.

Para se assegurar que nunca perderá o seu companheiro deve providenciar a colocação de um chip de identificação.

Para terminar, reforçamos a importância da atenção e da partilha de uma vida com o seu animal de estimação. Não se esqueça que amor com amor se paga!


Autor: Ana Paula Fernandes

- Mastah (Paulo Azevedo) [ Europe/Lisbon ] 2003/08/05 21:30

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2004/01/31 20:00
Ah, um ps: mais um argumento a favor da esterlização - prolonga a vida dos felídeos! Parece que as hormonas causam maior mortalidade, não me perguntem porquê... :|

» xamir ( Adélia Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2003/08/06 20:17
Cara Leonor. A ideia precisamente desenvolver cada uma das temáticas que estão a negrito. Em breve ela irão ficando disponiveis.

» Inner_Silence ( Leonor Calaça) » [ Europe/Lisbon ] 2003/08/06 19:42
Adorei este texto. Era porreiro se as palavras em negrito pudessem acrescentar mais informação ainda (do tipo de encostar o rato e aparecer mais coisas).

» Binoche ( AnaC) » [ Europe/Lisbon ] 2003/08/06 00:04
Parabéns Ana Paula. É bastante importante fazer chegar às pessoas estes conselhos e acho que aqui diz tudo. Ana C
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2018 Equipa Felinus