Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Conselhos

Reacções adversas a medicamentos

Alguns de nós já se depararam por motivos diversos com esta situação.

Foram registadas mundialmente, várias reacções adversas a medicamentos para animais, nomeadamente a vacinas. Um dos casos de que tivemos conhecimento chegou-nos relatado pelos nossos utilizadores Carlos e Luisa Ramalhete.

Após uma consulta de rotina, foi receitado a uma das suas gatas um medicamento à base de “Nitroscanate”, uma substância vulgarmente utilizada na desparasitação em cães. Junto deixo o relato do ocorrido com a gatinha do Carlos e da Luísa, que há 1 mês precisamente se encontra em recuperação, e ainda com o estado de saúde muito debilitado.

“Recentemente tivemos problemas com uma das nossas gatas, por ter tomado um desparasitante interno, que apesar de só ser indicado para cães está a ser comercializado em Portugal também para gatos.

O nosso único interesse é alertar os donos e amigos de gatos para a gravidade da situação.

Foi-nos vendido, numa clínica veterinária, um desparasitante interno para gatos que, após ser administrado, pôs a gata (saudável) em péssimas condições.

Não se conseguia levantar e se tentássemos pô-la de pé as patas traseiras abriam-se cada uma para o seu lado, como uma boneca de trapos, pois ficou sem controle muscular em metade do corpo.
O médico que a acompanha sempre diz que são efeitos do Nitroscanate, componente do Lopatol 500, medicamento indicado para o mesmo fim, mas apenas para cães, como o próprio site do fabricante indica.

O veterinário que o vendeu desconhecia não poder ser usado em gatos e também não sabia os efeitos secundários, confirmando no entanto que o laboratório o vende para cães e gatos.
Por seu lado, o laboratório afirma que o medicamento não é oficialmente comercializado em Portugal para gatos apenas por uma questão burocrática.

Das consultas que fiz sobre o componente, na Net e também a vários laboratórios estrangeiros, não há nada nem ninguém (excepto em Portugal) que diga que possa ser usado em gatos, antes pelo contrário, todos aconselham o seu uso apenas para cães.
O laboratório foi informado da participação a fazer à Dir. Geral Veterinária.

Carlos Ramalhete”


Autor: Rama2000
A Miminhos a divertir-se com os enfeites de Natal


A equipa Felinus deseja de todo o coração as melhoras da Miminhos.

- catw (Carla Mar) [ Europe/Lisbon ] 2004/05/25 23:32

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus