Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Raças

Oriental

O Oriental:


O Oriental pode ser considerado como uma versão do Siamês de pelagem inteiramente pigmentada. Com efeito, no país de origem (a Tailândia) Orientais e Siameses formam uma e mesma raça, distinguindo-as um só gene que determina no Siamês a repartição particular das zonas pigmentadas e a cor azul escura dos olhos. Esta situação existe há muito tempo, tal como o atestam as iconografias de manuscritos da cidade de Ayuthia (capital da Tailândia ou Sião, até ao séc. XVIII).

Entretanto nos finais dos anos 1920, os clubes felinos ingleses decidiram privilegiar a versão com as extremidades do corpo coloridas (colour point), julgada mais original. Tal resultou, nos países ocidentais, um eclipse dos gatos de tipo oriental uniformemente pigmentados. Este tipo reapareceu na Inglaterra nos anos 1950 quando um grupo de criadores realizaram um programa de criação destinado a obter um gato que tivesse a matiz “chocolate” do Siamês.

Actualmente, o Oriental é bem conhecido no mundo inteiro, sendo apresentado regularmente em exposições. Por seu lado, se ele é muito popular no seio de um grupo restrito de admiradores, ele mantém-se muitas vezes pouco apreciado pelo grande público, habituado Às formas mais redondas dos gatos do tipo europeu.



Oriental Padrão:



O Oriental deve possuir a mesma morfologia do Siamês: longilínea. Assim, o corpo deve ser longo, gracioso e com uma largura de ombros igual à da anca. Ele possui membros longos e finos, sendo os posteriores um pouco mais altos que os anteriores. Os pés são pequenos e ovais. O pescoço é longo e delgado. Atenção longilíneo não quer dizer frágil: o Oriental deve conservar um tamanho médio e ser musculado. A cauda é longa, fina, terminando em ponta.

A cabeça está em harmonia com o corpo. A face desenha um triângulo isósceles em que o extremo é a ponta do nariz e a base a linha que liga as orelhas. Estas são grandes, largas na base, bem afastadas e pontiagudas. Os lados deste triângulo são rectilíneos, particularmente na ligação entre as bochechas e o focinho.

O perfil da cabeça é direito, desde a testa à ponta do nariz, sem corcova nem depressão. O nariz é longo, o queixo forte. A ponta do nariz e a do queixo apresentam-se no mesmo plano vertical.

Os olhos em amêndoa, oblíquos em direcção a nariz, estão bem afastados. A pelagem é muito curta e densa, com um pelo fino e acamado.

Variedades:



As variedades reconhecidas do Oriental são muito numerosas: 94 se nos referirmos à F.I.Fe (Federação Internacional Felina) pelo que não as apresentaremos todas em detalhe. Por comodidade, estas variedades são classificadas em quatro grandes grupos (na Europa continental):

  • Pelagem Uniforme: Onde se encontram todos os mantos unicolores, sem listras ou marcas tigradas. O Branco, é puro, sem traços amarelados, com a ponta do nariz e as almofadas das patas rosadas.. Os olhos são azuis (mas os Americanos aceitam o verde). Sublinhamos que ao contrário dos outros gatos brancos com olhos azuis claros, os Orientais brancos não são surdos. As outras variedades unicolores são o Negro (denominado Ebony nos EUA) que é negro-azeviche sem reflexos ruivos, o Azul, o Chocolate (denominado Chestnut pelos anglo-saxões), o Lilás (denminado Lavender nos EUA), o Ruivo e o Creme.

  • Pelagem Tartaruga e derivadas: As variedades Tartaruga e Chocolate apresentam um associação de manchas de pelos de pigmentos alaranjados (de tons vermelho ou creme) e de manchas de pelos respectivamente negros e chocolate. O azul-creme e o lilás são diluições genéticas de duas variedades precedentes. Elas associam manchas cremes e manchas respectivamente azuis e lilás. Para estas variedades, os olhos são verdes sendo aceitável o tom cobre. O nariz e as almofadas das patas são rosadas, ou marmoreadas de rosa com a cor das manchas não alaranjadas. Normalmente só as fêmeas podem apresentar estas quatro variedades.

  • Pelagens em que a base do pelo é descolorada: Distinguem-se dois sub-grupos:
    Fumados, cada pelo é descolorado na sua base. È necessário soprar sobre a pelagem a contra-pelo, fazendo aparecer um rosácea clara típica.
    Prateados, a pigmentação é reduzida à extremidade do pelo e o gato tem um aspecto prateado. É o que se chama tipping.
    Cada um destes sub-grupos manifesta-se nas principais cores uniformes atrás descritas (fumado-negro, fumado-azul, etc.). No seu conjunto estas variedades têm os olhos verdes (sendo aceitável o teom cobre). As almofadas das patas são rosadas se a pigmentação for alaranjada e da cor da pigmentação nos restantes casos. O nariz é rosado se a pigmentação for alaranjada, é cor-de-tijolo ou rosa cercado de escuro entre os prateados e, é da cor da pigmentação do pelo entre os fumados não alaranjados.

  • Pelagens Listradas (Tabby): De acordo com a forma das marcas listradas, distinguem-se três sub-grupos:
    Listrados Marmoreados, nos quais as listras são largas e formam desenhos particulares: M sobre a cabeça, linhas de máscara sobre as bochechas, colar contínuo na parte superior do peito, mancha em forma de borboleta entre os ombros, manchas em forma de conchas de ostra sobre cada flanco, pulseiras sobre as patas, anéis na cauda que apresenta a ponta pigmentada.
    Listrados Tigrados, em relação ao precedente, os gatos deste sub-grupo têm as listras largas substituídas por listras estreitas, paralelas entre elas e, perpendiculares a uma listra longitudinal que corre sobre a coluna vertebral.
    Listrados Mosqueados, nos quais a listras do corpo são substituídas por manchas circulares, regularmente repartidas até ao ventre e patas.

    Os Orientais Listrados podem ter “ticking” (inclui 2 ou 3 bandas escuras matizadas) pelo que o manto se pode parecer com o do Abissínio. Para todas estas variedades, o nariz é claro circundado por uma sombra escura, as almofadas das patas são da cor das listras. Os olhos são verdes, com as excepções acima descritas no Ruivo e Creme.


  • Temperamento e Criação:


    O Oriental, afectuoso e inteligente, é excessivo nas suas reacções. É muito ligado ao seu dono, mas em contrapartida, é muito possessivo, pelo que se comporta a meio caminho entre cão e gato. A sua voz constitui outra originalidade: o miado é forte.

    Recebê-lo-á ansioso à porta e contar-lhe-á o seu dia. Se chegar tarde, irá ralhar-lhe, dizendo-lhe o quão preocupado ficou por não ter telefonado. Esconder a sua pena no topo do frigorífico? Errado! A curiosidade e inteligência combinadas, fornecem os meios de encontrar tudo onde quer que seja. São conhecidos por abrir gavetas, esvaziar malas-de-mão até descobrirem o seu brinquedo favorito... Dê-lhe a atenção e o afecto que ele tanto precisa e verá que ele fará tudo para o agradar. Ignore-o e ele desfalecerá em desespero. Este gatos elegantes e graciosos mantém-se brincalhões, espirituosos e leais muito para além da sua juventude.

    No plano sexual, a gata Oriental é precoce, os primeiros calores surgem em média ao 9º mês (podendo variar entre o 4º e o 20º mês). A corte no ciclo sexual pode durar 15 dias! Raramente a gata tem repouso sexual no Outono-Inverno, tal como é observado nos gatos de tipo europeu. As suas ninhadas são normalmente de 6 crias de cada vez.
    Nós na cauda são defeitos e não qualidades, quer nesta raça, como em qualquer outra.



    Bibliografia:
    http://www.cfainc.org/breeds/profiles/oriental.html
    Livro: “Le Chat”, Editora Larousse; Autor - Docteur Rousselet-Blanc
    Livro : “Cat Breeds”, Editora Identifying; Autor – Paddy Cutts

    - Caneco (Antonio B.) [ Europe/Lisbon ] 2003/09/22 11:04

    Versão para Impressão Enviar a um amigo

    » JaneTaborda ( Maria) » [ Europe/Lisbon ] 2005/02/14 06:23
    Eu adoro estes gatos. Estas traduções são optimas. Mais uma vez obrigada.

    » nightwish ( ) » [ Europe/Lisbon ] 2004/12/28 23:48
    Olá boa noite .
    Quero dizer que , apesar de não ser fã desta raça de gatos , acho-os bonitos . Conheço pessoas que têm orientais e todos eles são belos exemplares dets raça.
    Boas festas !
    TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus