Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Raças

O Maine Coon

Maine Coon - O dócil caçador.

Autor: CFA

O Maine Coon está a tornar-se em uma das mais famosas raças, seja devido à sua beleza exuberante, seja por estar a ser alvo de grande divulgação por parte dos criadores em todo o mundo.

Em Portugal não se pode dizer que seja uma raça muito conhecida, digamos que quem não se interesse por felinos, ou quem não vá a exposições, dificilmente a (re)conhecerá.

Talvez o traço mais característico desta raça, a nível de carácter, seja o seu espírito de caçador, que, combinado com a sua agilidade, o leva a preferir uma vida ao ar livre.

A sua ascendência remonta do gato de pêlo longo sem pedigree e data de 1770-1780; surgiu na região da Costa Leste Dos E.U.A., arredores do Maine e esta é a primeira raça a desenvolver-se normalmentena América do Norte.

O seu nome resulta da conjunção do nome da origem de proveniência e da semelhança do padrão da sua cauda (no caso do Maine Coon tabby clássico castanho, que é o mais "vulgar") com o padrão da do guaxinim, conhecido no Norte dos Estados Unidos da América como coon.


Descrição:

Autor: CFA

fisionomia: o Maine Coon é um gato grande, os machos chegam aos 8kg, sendo a fêma um pouco mais leve;este gato apresenta uma cabeça grande, mas relativamente pequena em relação ao corpo; o seu nariz é de comprimento médio; possui orelhas altas, largas e cheias de pêlo proeminente; os seus olhos são grandes e ligeiramente oblíquos, podem ser de cor verde, dourado ou cobre; as suas patas são de comprimento médio e fortes; as variantes cromáticas apenas excluem o lilás, chocolate e pontas coloridas; a sua pelagem é composta por duas camadas, a inferior é macia e fina, enquanto que a superior é densa, compacta e desigual, pois é mais longa no dorso que nas patas, uma característica que sobressai é o seu colar mais proeminente de pêlo, no pescoço;por fim o Maine Coon possui uma cauda longa e bastante peluda, com um comprimento igual ao do corpo.

carácter: o Maine Coon é um gato terno, dócil, apegado ao dono e sociável com outros animais, como caçador nato que é, é energético, activo e brincalhão, é bastante inteligente e algo independente, dá-se bem com crianças e é pouco vocal.

Cuidados a ter:


Para além dos cuidados básicos essenciais que se devem ter (para mais informação ler: manual do dono) esta raça requer cuidados especialmente quanto à pelagem, cuidados esses extensivos às raças de pêlo longo, e são eles: escovagem diária, administração de pasta de malte para a não-formação de bolas de pêlo, controlo da higiene básica do gato, por exemplo, verificar se o pêlo está sujo, se existem fungos, parasitas (mais facilmente camuflados pelo pêlo e, por isso, requerem especial atenção), verificação da oleosidade do pêlo,...

Curiosidades:


É possível que os antepassados Pêlo longo dos Maine Coon proveniessem
Autor: CFA - J. Child
da Europa e Ásia, durante o século XVIII;

Em 1860, na primeira exposição de gatos em Nova Iorque esta raça era maioritária, contudo em 1900 o seu número viu-se reduzido;

Um dos primeiros Maine Coons a serem exibidos, em 1861, foi um macho preto e branco;

O padrão tabby silver é relativamente raro nos Maine Coon;

A primeira vez que foram vistos Maine Coons fora dos E.U.A foi em 1978, na Alemanha Ocidental;

O Maine Coon chegou à Grã-Bretanha em 1984;

Até aos dias de hoje foram registadas mais de 60 cores e combinações de padrões do Maine Coon;

Estão a ser criadas formas Fumadas de todas as cores básicas, bem como combinações de Tartaruga e Branco.

O Maine Coon apresenta na cabeça uma marca com forma de "M";


Bibliografia:


http://www.cfa.org/breeds/profiles/maine.html

http://animal.discovery.com/guides/cats/selector/profile.jsp?id=3030

http://arcadenoe.clix.pt/race.php3?race=86

http://www.breedlist.com/maine-coon-breeders.html

"Segredos da Natureza - Gatos- o guia visual de mais de 250 raças de gatos ne todo o mundo" de David Alderton, Bertrand Editora.

- _Last_kiss_ (andreia agostinho) [ Europe/Lisbon ] 2004/04/23 17:20

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus