Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Gatil municipal 'mudou-se' para a Quinta da Regaleira




Canil-gatil da câmara não tem condições para acolher animais. Uma centena de felinos domésticos está agora alojada em antigas capoeiras daquele ex-líbris da vila. As novas instalações municipais só estarão concluídas no final de 2010.

Quem visita a Quinta da Regaleira, um dos ex-líbris da vila de Sintra, apercebe-se rapidamente da colónia de gatos que vive no local e tenta conquistar a simpatia dos turistas, sobretudo na zona da cafetaria. Mas a maioria dos visitantes desconhece que, desde Agosto, foram alojados na quinta quase uma centena de gatos recolhidos pelo Gabinete Médico Veterinário Municipal.

"Fomos chamados para ajudar a controlar a colónia residente com cerca de 30 animais, e daí surgiu a ideia de recuperar este espaço para acolher provisoriamente os nossos gatos, dado que o nosso canil vai entrar em obras", explica a veterinária municipal Alexandra Pereira (ver caixa). A iniciativa teve o apoio da Fundação CulturSintra e passou pela recuperação de 11 capoeiras em tempos usadas para acolher aves exóticas.

Agora, os 90 hóspedes brancos, pretos, amarelos, azuis ou malhados ocupam com satisfação o parapeito, junto à vedação, ou as inúmeras plataformas de madeira. Uns para aproveitar o sol de Outono, outros, quem sabe, para contemplar sabiamente a mística do espaço. "Não é qualquer um que tem esta vista directa para o castelo de Sintra", comenta Alexandra.

Uns são mansos e pedem colo, outros escondem-se, revelando os traumas dos maus tratos ou do abandono. "Temos uma zona ampla e outra reservada para os mais assustados, mas já se nota a diferença no comportamento, porque alguns eram bravos e agora são meigos", revela.

É o caso do "Riscas", um gatinho cinzento e preto que não perde tempo e salta para os ombros do jornalista. "Era bravo, mas agora que provou mimos não quer outra coisa", explica uma das tratadoras.

Sónia começou como voluntária e agora está a colaborar ao abrigo de um acordo com o Centro de Emprego. "É uma experiência óptima e compensa tudo. O mais difícil é resistir a levá--los todos para casa… Já tenho três gatos e um cão, mas acho que vou ficar com o 'Riscas' ,porque ele não me larga", conta a tratadora enquanto o bichano lhe salta para os ombros. "Muitas vezes são os animais que acabam por escolher o dono", conta.

Apesar da quantidade, são raros os arrufos e o sossego só é quebrado na hora da comida (cerca de oito quilos de ração distribuída diariamente). O segredo está no enriquecimento ambiental feito por voluntários que criaram uma grande variedade de espaços. "É o Seteais dos gatos, um "hotel" de luxo, não só pelo enquadramento, mas também pelo trabalho de enriquecimento", admite o vereador responsável pelo Gabinete Médico Veterinário Municipal.

Apesar das boas condições, o vereador Luís Patrício recorda que a maioria dos "hóspedes" estão ali pelas piores razões. "São animais que não têm culpa de terem ido parar às mãos de humanos sem cuidado, para não dizer mais". E o autarca não esconde o orgulho no trabalho feito em quatro anos.


Diário de Notícias, 4 de Outubro de 2009





- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2009/10/07 15:56

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» DireWolf ( DireWolf) » [ Europe/Lisbon ] 2009/10/16 10:00
Eu, que já adorava ir à Quinta da Regaleira (para quem não conhece: não é aconselhável a claustrofóbicos e convém levar lanterna!), agora tenho mais uma razão para lá ir! biggrin.gif

Quanto a ter gatos a saltar-me para o colo, é que não sei... quando chegasse a casa, o Xinho dar-me-ia cabo do canastro! huh.gif

» irinaina ( Irina Nunes) » [ Europe/Lisbon ] 2009/10/12 11:01
Maravilhoso!! smile.gif Sim, com boa vontade tudo se faz!

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2009/10/07 18:18
Obrigada por partilhares esta informação, Becas ! Faço votos para que as obras do novo canil/gatil estejam mesmo concluidas no prazo estipulado.

» Kafka&Vickie ( Cristina Magalhães) » [ Europe/Lisbon ] 2009/10/07 16:34
Muito bom!! Gostei! A ver quando o novo gatil estiver construído, se continuam com o bom trabalho/voluntariado.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus