Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Escola Secundária Santos Simões inaugurou um gatil





Chama-se “Gatil Simãozinho” estava anunciado há três anos e foi oficialmente inaugurado na última quarta-feira no jardim da Escola Secundária Santos Simões. A iniciativa é pioneira no país e de acordo com a mentora da ideia, professora Luísa Veiga, o gatil tem como objectivo último “reforçar a ligação emocional entre as crianças e os animais, dado que através delas, é a forma mais eficaz de educar uma população”.

Em Julho de 2006, mais exactamente na edição do dia 7, o NG publicou a reportagem que anunciou a ideia da construção de um gatil em espaço escolar. Na passada quarta-feira, assistimos à inauguração do “gatil Simãozinho” que confirmou os objectivos apontados há quase três anos pela mesma protagonista, Luísa Veiga. A cerimónia de há dois dias, presidida pelo edil António Magalhães, serviu ainda para confirmar a envolvência da comunidade escolar.

Recorde-se que a ideia da construção do gatil surgiu com a mudança de instalações daquele estabelecimento de ensino, na altura Escola Secundária da Veiga, onde a par da comunidade escolar, nasceu e enraizou-se uma comunidade felina. Quando alunos, professores e pessoal auxiliar se transferiram os gatos e as gatas tiveram que permanecer onde estavam. Mas só fisicamente uma vez que a comunidade escolar a todos levou no coração. De tal forma que diariamente, com o apoio da cantina escolar, não se esqueciam de levar comida aos felinos.

A dedicação aos felinos, tornou-se “uma causa” para a docente Luísa Veiga, que, contudo, não precisou de despender de grande esforço para contagiar quem a rodeava, desde a família aos colegas, pessoal não docente alunos e outras entidades exteriores à escola.

De resto, foi no exterior e por causa da dedicação a estes animais que Luísa Veiga conheceu Cristina Martins, uma arquitecta que logo se ofereceu para elaborar o projecto do canil. Com o passar do tempo e passar da palavra, a ideia foi somando adeptos até que foi colocada em cima da mesa no decorrer de uma reunião da Assembleia de Escola já com a forma de projecto pedagógico. E foi muito bem aceite.

Acesa a luz verde para seguir em frente, Cristiana Martins terminou o “desenho”, o local a instalar, no recreio da escola, foi definido e voluntários para colaborar, também foram aparecendo. Aliás, o facto de o gatil passar a integrar um Projecto Pedagógico da Escola, proporciona a que todos sejam abrangidos. Isto significa ainda que os alunos da Escola Secundária Santos Simões são “estimulados a apoiar os animais e, sobretudo, a não os abandonar”, adiantou a docente Luísa Veiga. Apesar de estarem oficialmente alojados, estes gatos continuam a precisar do apoio de todos e “a todos os níveis”, referiu, a docente salientando “a escola não possui orçamento destinado ao funcionamento do gatil”. Dar continuação a causas.

Apontando como “algo de inovador”, António Magalhães partilhou do sentido das palavras e dos objectivos de Luísa Veiga, considerando que aquele espaço é um exemplo efectivo de como se pode dar continuação a causas.

Defendo que “há valores que importa preservar e passar aos mais jovens”, e que aquele projecto é uma forma de o fazer, o presidente da Autarquia defendeu que aquele é “um trabalho que honra a Escola”.

Deixando implícito que o canil pode contar com a Câmara Municipal, António Magalhães reconheceu que aquele projecto “exigiu e exigi apoio e carinho de todos”. Depois de descerrar a placa inaugural, os convidados tiveram oportunidade de escutar o hino cantado pelos alunos e criado por estes com a ajuda da professora de música, propositadamente para o Canil Simãozinho.

Notícias de Guimarães, 15 de Maio de 2009









- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2009/09/25 23:20

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Chamarrita-Pandeireta ( Castelo de Xavier) » [ Europe/Lisbon ] 2009/09/27 02:32
fantástico! Vou já enviar para o pessoal da minha escola! laugh.gif

» Chamarrita-Pandeireta ( Castelo de Xavier) » [ Europe/Lisbon ] 2009/09/27 02:32
fantástico! Vou já enviar para o pessoal da minha escola! laugh.gif

» xamir ( Adélia Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2009/09/26 15:08
Fantástica iniciativa. Faço figas para que possa fazer "escola" e multiplicar-se.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus