Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Baleias e golfinhos morrem nas praias da Tasmânia

Logo que soube haver baleias encalhadas na praia, Jemma Blomhoff, 22 anos, deixou a sua casa com a filha de quatro meses, Jordyn, ao colo e correu para ajudar. "Ouvimos a notícia esta manhã", contou ao jornal australiano, Herald Sun. "Agarramos nuns baldes e saímos a correr. A Jordyn estava de pijama." Na praia da ilha de King, entre o continente australiano e a ilha da Tasmânia, esperava-as um cenário desolador. Quase 200 baleias-piloto e uma dezena de golfinhos gemiam presos no areal, longe do mar que os ali deixara.

À sua volta, centenas de pessoas, voluntários e autoridades lado a lado, estavam numa luta contra o relógio para manter os mamíferos vivos até à subida das ondas, a única esperança de salvação.

"Disseram-nos para escolhermos um e ficarmos com ele", disse Blomhoff. "O nosso era um golfinho. Atirámos-lhe água para cima continuamente. Quando a água lhe tocava, levantava a cabeça como se estivesse a gostar."

Ao final da tarde, o exército de "salvadores" conseguiu pôr algumas baleias de novo na água e ajudou-as até que conseguiram nadar.

Segundo a imprensa local, pelo menos 48 foram salvas, incluindo uma baleia bebé que teimava em voltar à praia. Para além dessas, cinco golfinhos foram empurrados para a água com vida. A mesma sorte não tiveram outros 140 daqueles mamíferos que morreram na areia.

"Foi triste ouvir os gemidos", contou, ao Herald Sun, John Nievaart, um dos funcionário de um grupo de apartamentos de turismo, que viu baleias desidratarem até à morte.

"Nós tentámos mantê-los molhados e cobrimo-los com tudo o que nos veio às mãos: lençóis, cobertores e toalhas", acrescentou.

O porta-voz do Parque Natural da Tasmânia, Chris Arthur, disse que era desolador a velocidade a que as baleias estavam a morrer. Mas prometia a meio da tarde: "A luta continua enquanto uma estiver viva."

As autoridades estão agora preocupadas com outras baleias que apareceram perto da ilha. Cerca de 400 baleias - 80 porcento das baleias encalhadas na Austrália - deram à costa na Tasmânia, nos últimos quatro meses. Os cientistas não sabem explicar porquê.

Em Novembro, cerca de 15 baleias-piloto morreram encalhadas no oeste daquela ilha do Pacífico e 48 cachalotes estiveram em perigo depois de serem apanhados num banco de areia ao largo da ilha de Perkins.















Fonte: Hugo Coelho/Diário de Notícias
http://dn.sapo.pt/2009/03/03/internacional/nao_houve_salvacao_para_baleias_enca.html

Fotos:
http://news.sg.msn.com/regional/article.aspx?cp-documentid=2670761
http://news.yahoo.com/s/afp/20090303/wl_asia_afp/australiaanimalwhales

- Filipa Bastos (Filipa Bastos) [ Europe/Lisbon ] 2009/03/08 12:06

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus