Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação

Pé ante Pata

No dia-a-dia é frequente cruzarmo-nos com animais abandonados. A maioria dos cidadãos prefere virar a cara e ignorar. Uns porque lhes é indiferente, outros porque pensam que não há nada a fazer… não o podem levar para casa, não têm onde o colocar, não conhecem ninguém que queira um cãozinho ou gatinho…

Esta forma de pensar pode e deve mudar. A nossa sociedade vai revelando uma maior consciência cívica que passa não só pela ajuda do próximo na perspectiva humana, mas também pela ajuda ao próximo na perspectiva animal, que sente e sofre tanto como nós.

Alguns, cada vez mais, não conseguem ignorar este drama e, através do exercício de cidadania activa e de um não conformismo, lutam diariamente pela mudança. O Pé ante Pata surge neste contexto nacional como um grupo de voluntariado que tenta ajudar os animais da melhor forma que pode e sabe. Mesmo não tendo um espaço físico onde recolher animais, é possível ajudar e fazer a diferença na vida destes seres indefesos que tanto nos dão e, em troca, apenas pedem um pouco de dignidade na tão árdua tarefa de sobreviver numa sociedade como a nossa.



Áreas de Actuação:

O Pé ante Pata está essencialmente vocacionado para o/a:

- promoção da adopção responsável e consciente de animais de companhia em risco e em situação de abandono; divulgamos animais que se encontram em Canis/Gatis Municipais, em Famílias de Acolhimento Temporário (FAT's), em associações, tentando, com a junção de sinergias, encontrar novos donos;

- realização regular de campanhas de adopção em vários locais, permitindo a convergência para um mesmo local de animais e potenciais donos que possam aí encontrar o amigo que procuram; desta forma, cães, gatos e por vezes outras espécies de animais, reencontram a dignidade de vida que haviam perdido ou que nunca chegaram a conhecer;

- desenvolvimento de uma linha orientadora de actuação que pretende potenciar ao máximo a sensibilização contra o abandono e a favor da esterilização/castração dos animais com e sem dono.

- apresentação de projectos junto de entidades diversas para defesa dos direitos dos animais, propondo a sua máxima protecção e sugerindo novas atitudes e perspectivas de gestão alternativa em espaços municipais.


Com o esforço e dedicação de todos conseguiremos transformar o presente e dar um futuro aos milhares de animais que vivem diariamente na indiferença. Dar-lhes um nome, uma identidade, uma família é a maior e melhor recompensa deste voluntariado.

Como Ajudar


É do conhecimento e entendimento geral que os animais não se conseguem defender sozinhos. Precisam por isso de toda a ajuda possível de quem os respeita e se preocupa com o seu bem-estar.

O Pé ante Pata luta diariamente para proporcionar um novo futuro aos vários animais abandonados, negligenciados e maltratados. No entanto, acredita que só com o apoio e ajuda de todos se conseguirá um dia mudar a forma como os animais são vistos na nossa sociedade.

Existem várias formas de apoiar o trabalho do Pé ante Pata, permitindo que assim muitos mais animais possam ser ajudados a encontrar uma nova vida.



- Voluntariado
O Pé ante Pata realiza vários eventos e campanhas de adopção e sensibilização onde o apoio dos voluntários é fundamental. Para que cada animal possa ser acompanhado na adopção da forma correcta, o papel de cada indivíduo neste grande grupo é essencial.
Se não tiver disponibilidade para estar presente nas campanhas de adopções, existem muitas mais formas de ajudar: divulgação, sensibilização, sendo Família de Acolhimento Temporário, tudo o que esteja ao alcance da boa vontade de ajudar e que permita salvar mais vidas.

- Donativos:


Monetários:

Inevitavelmente a maior parte das formas de ajudar animais envolve custos.

O Pé ante Pata enfrenta no dia-a-dia situações em que necessita de dar apoio financeiro, em ajuda veterinária, em casos pontuais e urgentes de algum animal que tenha de ser colocado num hotel ou em tantas outras circunstâncias.

Dado que não existe nenhuma ajuda do Estado nem de nenhuma entidade, este apoio surge da bolsa financeira de cada um de nós, o que torna incomportável ajudar mais, por muita boa vontade que exista.

No entanto acreditamos que o pouco faz o muito e se cada um de nós contribuir conseguiremos ajudar cada vez mais animais.


Pode fazer o seu donativo das seguintes formas:

- nos casos de animais que tiveram intervenção veterinária (veja os casos que necessitam de ajuda através do nosso site, na secção Dr. Vet), pode ajudar a minimizar o valor da dívida enviando para o nosso apartado 9056, 1900-998 Lisboa, ao cuidado de Pé ante Pata, um cheque endossado à clínica/hospital em questão, indicando sempre qual o animal que pretende ajudar e um contacto para podermos confirmar a recepção da carta;

- nas nossas campanhas de adopção e sensibilização pode colocar o donativo na caixa disponibilizada para o efeito.

- adquirindo um dos nossos mimos, disponíveis nas nossas campanhas.

Em géneros:

Necessitamos constantemente dos seguintes materiais:


- Sacas de ração e latas de comida para cão e gato; areia para gato
- Desparasitantes internos e externos
- Medicamentos, álcool, betadine
- Cobertores, mantas
- Comedouros e bebedouros
- Coleiras e trelas
- Sacos do lixo, lixívias, detergentes, trigene, desinfectantes
- Rolos de papel de cozinha
- Toalhetes húmidos
- Pó de talco

Sempre que ajudar o Pé ante Pata, seja sendo voluntário, contribuindo monetariamente ou em géneros poderá ficar sempre com a certeza de que foi realizada uma boa acção, de boa vontade e cidadania responsável, mas acima de tudo a certeza reconfortante de ter ajudado, de forma directa ou indirecta, a mudar o destino de algum animal.

Contactos Pé ante Pata

http://peantepata.hi5.com

email: peantepata@peantepata.com

Tel: 967 961 732 / 965 039 102 / 963 582 033

Site:
http://www.peantepata.com/



Para saberes mais sobre outras associações consulta o Índice de Associações e Grupos de Voluntariado







- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2008/03/10 00:00

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus