Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Piratas» são com elas

«Lucky» e «Flo», duas cadelas treinadas para descobrir dvd e cd, que podem tornar-se importantes no combate à pirataria, foram esta quinta-feira apresentadas, em Lisboa, pela Federação de Editores de Videogramas (FEVIP), escreve a Lusa.

As cadelas labrador foram treinadas durante oito meses no Reino Unido para cheirar policarbonato, «o plástico utilizado no fabrico de dvd e cd», explicou o director executivo da FEVIP, Paulo Santos, em declarações à Agência Lusa.

A «Lucky» e a «Flo» não conseguem distinguir dvd originais de piratas, mas a sua mais-valia consiste na detecção destes objectos em sítios eventualmente suspeitos.

«Estes cães são úteis para a busca em feiras, mas também em alfândegas, onde os dvd vêm dissimulados no meio de outras mercadorias», explicou também Paulo Santos.

Treinadas por britânicos

Os treinadores britânicos utilizaram um programa de «operant conditioning», uma técnica que utiliza o método de recompensa para consolidar comportamentos naturais.

«Cada vez que as cadelas encontram dvd, nós damos-lhe uma bola de ténis como prémio e, como são recompensadas, elas vão repetindo o comportamento», adiantou à Lusa o treinador Philip Ray.

Com esta demonstração, a FEVIP pretendeu «mostrar às autoridades portuguesas o desempenho destes animais» e «sensibilizar a sua aquisição por parte das forças policiais».

«Estamos interessados em desenvolver um protocolo com as autoridades portuguesas e dispostos a financiar o treino de um cão para ficar à guarda das mesmas», referiu o director executivo da FEVIP à Lusa.

Números recorde

De acordo com um estudo da FEVIP, em 2007 atingiram-se em Portugal «números recorde de apreensões e operações de combate à pirataria», tendo sido apreendidos 458 mil dvd e 132 mil cd.

Estas cadelas têm andado em digressão pelo mundo, suscitando o interesse de autoridades de diferentes países, nomeadamente da Malásia e África do Sul, que já requisitaram o treino de dois cães.

Esta ideia surgiu em 2005, em Los Angeles, pela Associação Americana de Indústria Cinematografia, para combater a crescente pirataria.

Fonte:
Portugal Diário, 2008/01/24 | 21:10




- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2008/01/26 14:57

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» ecnova ( Cissa V. Nova) » [ Europe/Lisbon ] 2008/01/28 21:53
clap.gif Adoro labradores. Assim que me mudar pra uma casa terei um casal bem lindo cor de mel! smile.gif

» Snnopa ( Ana Duarte) » [ Europe/Lisbon ] 2008/01/28 14:47
Lindas meninas! =)
Os Labradores são muito utilizados para este tipo de coisas... são cães lindos e muito inteligentes... como a maioria... desde que seja treinada. smile.gif
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus