Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Conselhos

PERIGOS NATALÍCIOS


Aproxima-se a época natalícia com as casas enfeitadas, as árvores cheias de luzes a piscar, fitas coloridas e bolas reluzentes. E nada mais engraçado do que ver o gato da casa a brincar com a bola que desprendeu da árvore… ou a puxar a fita colorida ou até a querer mordiscar a luz que teima em piscar. Mas esta época pode ser muito perigosa para os nossos animais domésticos, com perigos que não nos apercebemos e que podem, inclusive, levar à morte o nosso companheiro de 4 patas.



Autor: desconhecido

A árvore de Natal

Quando falamos de decorações de Natal para a maioria das pessoas o primeiro pensamento vai para a árvore de Natal. Se costuma utilizar pinheiros naturais não se admire com o interesse que vai gerar no seu gato pois ele irá pensar que aquela árvore grande é levada para dentro de casa para o seu prazer e brincadeira. O seu gato não terá dúvidas em querer mostrar todas as suas habilidades acrobáticas, subindo e descendo pelo tronco acima, gozando em pleno o seu “brinquedo-árvore”. E reparando bem… até tem algumas semelhanças com o seu poste arranhador …

Se não puder manter os seus gatos longe da árvore e deixá-la em um quarto fechado, há que contornar o problema. Compre uma árvore mais pequena e menos convidativa a trepagens ou então opte pela árvore artificial. Se mesmo assim quiser ter o seu pinheiro, opte por utilizar nele um spray próprio para afastar os felinos, que pode encontrar em lojas de produtos para animais. Mas tenha em conta que um pinheiro só por si representa um perigo aos nossos felinos. As agulhas do pinheiro podem revelar-se tóxicas e se forem engolidas podem causar problemas intestinais ou mesmo perfurar a boca do gato ao tentar mastigá-las.

Quer opte por uma árvore natural ou artificial tome algumas medidas para que a mesma não esteja sempre a ser derrubada com as investidas ou o tamanho do seu gato. Use um fio de pesca e prenda a mesmo ao tecto, a um caixilho de uma janela, a um varão de cortinados ou a um móvel pesado, de modo a que a mesma não caia com facilidade e consiga manter-se em pé mesmo que seja posta em desequilíbrio.

Quando montar a árvore de Natal, natural ou artificial, deixe-a por decorar alguns dias até o seu gato se habituar a ela e deixar de tentar trepar por ela acima. Depressa ele perderá o interesse na mesma e aí poderá começar a decorar a sua árvore sem as investidas curiosas do seu amigo de 4 patas.



Autor: MMonte

Colocar ou não colocar luzes?


As luzes colocadas na árvore de Natal também apresentam os seus perigos. Os fios são particularmente perigosos ao se poderem enrolar no seu gato quando este tentar trepar pela árvore acima. Ou mesmo se o seu gato tiver a mania de mordiscar tudo e tentar morder as pequenas lâmpadas. Coloque pimenta por todo o comprimento dos fios e lâmpadas de modo a manter afastado o seu animal.



Os ornamentos


Autor: desconhecido

Quanto aos ornamentos que coloca na sua árvore, estes também apresentam algum problema. Não use bolas ou outro tipo de ornamentos que se possam partir devido ao perigo óbvio que podem apresentar. Para pendurar os ornamentos aos ramos da sua árvore utilize fitas de tecido (cetim, ceda) em vez das tiras metalizadas ou prateadas, que chamam mais a atenção dos animais. Se os ornamentos tiverem algum tipo de gancho para se prenderem à árvore, substitua-os também pelas tiras de tecido pois podem ser muito perigosos se engolidos. Nos ramos mais baixos, onde o seu animal pode chegar com mais facilidade, use ornamentos de madeira ou de tecidos fofos como o feltro. Evite os ornamentos redondos na parte de baixo da árvore e que lhe possam chamar a atenção.

Hoje em dia existem muitas maneiras de decorar a sua árvore: evite tudo o que sejam fitas compridas pois as hipóteses de ver a árvore caída no chão, arrastando todos os ornamentos, são grandes. Ou pelo menos não utilize as fitas nos ramos mais baixos. Opte pelos ornamentos mais simples colocados nos ramos mais baixos da árvore.



Autor: desconhecido

Cuidados com o papel de embrulho e fitas


Quando for embrulhar ou desembrulhar as suas prendas tenha muito cuidado com os papéis de embrulhos, as fitas, laços e, mesmo, a fita-cola. Embrulhe as suas prendas num quarto onde possa vedar o acesso do seu animal por momentos até que tudo esteja embrulhado e o material excedente esteja devidamente guardado e fora do alcance do seu animal. Os laços e fitas brilhantes são uma tentação para os gatos e muito perigosos se engolidos. Podem inclusive levar o seu animal à morte, como aconteceu com o gato Eco, há uns anos. Poderá ler o testemunho da sua dona aqui.

Não deixe bocados de fita que o seu gato possa engolir nem deixe restos de fita-cola nos cantos da sua mesa. Tenha também cuidado com os sacos de plástico que possa deixar ao alcance do seu animal. Para além de o poder rasgar e engolir algum pedaço, também poderá haver o perigo de sufocação.

Tal como a maioria dos animais, os gatos aprendem com o comportamento repetido. Se deixa o seu gato brincar em alguma ocasião com os ornamentos ou a árvore, ele não entenderá depois a proibição noutra altura. Simplesmente não o incentive nem permita que ele brinque com as fitas e ornamentos da árvore, ralhe com ele e desencoraje-o cada vez que ele tentar mexer em algo que não deve, seja constante nas suas proibições.



Autor: desconhecido

Prendas à vista ?

Em relação a prendas que fiquem debaixo da árvore, troque as fitas e laços nos embrulhos por sacos de papel próprios da época em que não seja visíveis as fitas. Embrulhos que tenham sido embrulhados de forma mais especial não os deixe debaixo da árvore e deixe-os dentro de um armários, fora do alcance do seu gato, e tenha o mesmo procedimento com prendas que se possam partir.

Quando estiver a decorar a sua casa tenha especial atenção às velas decorativas, que também podem ser um perigo para o seu amigo de 4 patas. Coloque-as dentro de recipientes apropriados altos em que as velas fiquem totalmente cobertas pelo recipiente. Não deixe as velas acesas sem a sua supervisão no local. Um gato mais curioso ou brincalhão poderá derrubar uma vela e dar início a um problema maior ou poderá queimar os bigodes ou o pêlo e magoar-se com seriedade.
Tenha especial atenção quando utilizar este tipo de decorações.



Plantas


Autor: desconhecido
«Estrelícia do Natal»

Nesta altura do ano é muito fácil encontrarmos plantas pela casa, quer seja num centro de mesa decorativo ou mesmo em jarras ou plantadas, como a conhecida “estrelícia do Natal”. Tenha cuidado com as plantas a que o seu animal tenha acesso pois algumas são perigosas para eles, inclusive poderão causar envenenamento ou outros problemas a nível de saúde. Em especial a “estrelícia” é muito perigosa para os gatos se ingerida e pode até causar a morte do animal. Veja neste artigo quais as plantas perigosas para a saúde do seu bichano.

Siga as nossas dicas e o seu instinto e verá que não é difícil continuar a ter a sua casa decorada como sempre o fez. Tal como temos cuidado com crianças pequenas é o mesmo cuidado que temos com os nossos companheiros peludos, os perigos chamam a atenção e como diz o ditado… mais vale prevenir que remediar. Um Natal feliz e descansado para toda a família.



Bibliografia:
http://absolutelycats.tripod.com/22Christmas.html

- MMonte (Madalena Monte) [ Europe/Lisbon ] 2007/12/16 14:46

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» saraleme ( Sara Leme) » [ Europe/Lisbon ] 2011/01/18 13:13
Acrescentem à lista a uva passa, tão comum nas doze badaladas (próximo das festividades do Natal). Essa foi potencialmente a causa de IF aguda no meu Bistek que está agora internado no hospital. O vet referiu isso para além de alho e cebola.

» netinho ( Sílvia Neto) » [ Europe/Lisbon ] 2007/12/24 13:34
essa dos pot-pourri n sabia :S

» Marina ( Sandra Marina Costa) » [ Europe/Lisbon ] 2007/12/17 16:28
O artigo está fantástico, PARABÉNS!!! Eu todos os Natais limito mais alguma coisa... e mesmo assim todos os anos eles me pregam um susto... felizmente até hoje nada de grave.

» atlantic ( Elisabete Feitoria) » [ Europe/Lisbon ] 2007/12/17 12:56
Este artigo vem ainda a tempo de evitar muitos desgostos ! Parabéns, Madalena clap.gifclap.gifclap.gif
Só quero juntar mais um aviso: não deixem os pot-pourris ao alcance dos vossos animais, pois os líquidos usados para dar o cheirinho são normalmente muito tóxicos.
E tenham um bom Natal !
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus